Por que Ludos Pro?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Veja por que somos a evolução do LMS corporativo!
Criação de cursos com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Preparada para a acessibilidade Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Termômetro emocional gamificado Descubra como anda a saúde emocional do seu time de uma maneira leve e gamificada.
Ambiente de T&D personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Crie cursos e trilhas gamificadas Já tem treinamentos prontos? Então utilize nossa solução para gamifica-los e aumentar o engajamento do sue time.
Sistema de recompensas Ofereça conquistas, certificados, pontos e moedas para reconhecer seu time.
Experiência de aprendizagem gamificada Crie rankings, missões, e ajuste os níveis, para estimular o autodesenvolvimento
Gestão e relatórios Tome decisões estratégicas com informações completas e claras em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Interação social Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Integrações pra o dia a dia Amplie a sua experiência de aprendizagem gamificada com nossas integrações prontas para usar.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
06/08/2025
Rockfeller
15/07/2025
Escol.Ai
Quem somos?  Na Escol.ai, nossa missão é impulsionar negócios por meio da educação. Sabemos que um dos maiores desafios das empresas é treinar seus colaboradores de forma eficiente, garantindo que os processos sejam seguidos e que o conhecimento seja realmente aplicado. É por isso que desenvolvemos soluções personalizadas de Treinamento & Desenvolvimento, com o apoio […]
09/06/2025
Unimed Santa Catarina
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Veja por que somos a evolução do LMS corporativo!
Criação de cursos com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Preparada para a acessibilidade Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Termômetro emocional gamificado Descubra como anda a saúde emocional do seu time de uma maneira leve e gamificada.
Ambiente de T&D personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Crie cursos e trilhas gamificadas Já tem treinamentos prontos? Então utilize nossa solução para gamifica-los e aumentar o engajamento do sue time.
Sistema de recompensas Ofereça conquistas, certificados, pontos e moedas para reconhecer seu time.
Experiência de aprendizagem gamificada Crie rankings, missões, e ajuste os níveis, para estimular o autodesenvolvimento
Gestão e relatórios Tome decisões estratégicas com informações completas e claras em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Interação social Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Integrações pra o dia a dia Amplie a sua experiência de aprendizagem gamificada com nossas integrações prontas para usar.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
06/08/2025
Rockfeller
15/07/2025
Escol.Ai
Quem somos?  Na Escol.ai, nossa missão é impulsionar negócios por meio da educação. Sabemos que um dos maiores desafios das empresas é treinar seus colaboradores de forma eficiente, garantindo que os processos sejam seguidos e que o conhecimento seja realmente aplicado. É por isso que desenvolvemos soluções personalizadas de Treinamento & Desenvolvimento, com o apoio […]
09/06/2025
Unimed Santa Catarina
Ver todos os casos de sucesso
Por que Ludos Pro? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Gestão / 8 formas construtivas de como dar um feedback negativo

8 formas construtivas de como dar um feedback negativo

8 formas construtivas de como dar um feedback negativo
23 fev 2024

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

Um líder dispõe de diversas responsabilidades, dentre elas dar feedback negativo e positivo a seus liderados está incluso em sua rotina como gestor. Acontece que o ser humano em si tem receio de feedback, principalmente quando ele destaca pontos de melhorias que precisam ser construídos. 

Apesar de o objetivo ser auxiliar o profissional a alcançar sua alta performance no contexto profissional, muitos encaram essa ação como ruim, e acabam se desmotivam ou até mesmo prejudicando seu desenvolvimento na empresa, sendo, portanto, a tarefa de dar um feedback um desafio tanto para quem o recebe como para quem precisa transmiti-lo.

Essa perspectiva negativa que o colaborador dispõe do feedback construtivo está muito relacionada a forma que ele é dado ao colaborador. Isso acontece porque os gestores desconhecem a fórmula para dar feedback para chamar a atenção, repreender ou criticar um profissional.

O que você vai ver neste artigo:

  • Dar feedback negativo é mesmo necessário?
  • De que maneira dar feedback negativo
  • Não espere para dar o feedback
  • Seja claro e direto!
  • Utilize frases na primeira pessoa
  • Solicite a mudança de comportamento
  • Ao invés de “mas” use “e”
  • Troque o “tentar” pelo “fazer”
  • Substitua o “se” pelo “quando”
  • Mude a palavra “espero” para “sei”
  • Exemplo de como dar um feedback negativo

Sim, assim como há estratégia para diversas questões do âmbito profissional, é possível contar também com roteiros para dar um feedback negativo. Portanto, para te ajudar a dar conta dessa responsabilidade de entregar um feedback negativo de maneira mais construtiva, decidimos revelar algumas dicas que podem ser agregadoras nesse momento de tensão. Confira!

Dar feedback negativo é mesmo necessário?

Devido ao grande receio para a tarefa de dar feedback negativos, muitos gestores se questionam quanto a importância e efetividade dessa ação. Mas o feedback em geral é a maneira mais efetiva de dar retorno ao colaborador acerca do seu desempenho profissional e evidenciar o que a organização espera dela.

Dessa forma, o feedback tem como papel medir a evolução e entrega do funcionário e deixar em evidência o que a empresa visa como resultado de suas práticas e comportamentos, sendo ele essencial para a evolução corporativa.

O feedback, portanto, dispõe dos seguintes benefícios:

  • Encorajamento dos colaboradores;
  • Melhora no comportamento dos profissionais;
    Aprimoramento de habilidades e competências de funcionários;
  • Aumento de confiança;
  • Solução de problemas pontuais na equipe;
  • Progresso na performance dos colaboradores.

De que maneira dar feedback negativo

Há questões que você pode se atentar para quando for dar um feedback negativo não transpassar a ideia de que aquela prática é para o mau do profissional e nós vamos compartilhá-las agora!

  1. Não espere para dar o feedback

Ao estabelecer uma data para dar um feedback ao liderado, é possível que acontecimentos mais antigos fujam da memória dele e nem tenham mais significado, por isso, quando se tratar de uma circunstância específica, procure dar o feedback o mais rápido possível. 

Leve-o em um ambiente privado e comente a postura dele com relação ao ocorrido, nunca faça isso na frente de colegas ou na presença de outras pessoas, isso poderá o constrangê-lo causando o efeito contrário do que busca.

  1. Seja claro e direto!

Situe o profissional sobre a circunstância que levou você a tomar a decisão de realizar um feedback construtivo, ouça, aponte qual seria a expectativa da empresa e cheguem a uma conclusão de quais ações podem gerar melhorias.

  1. Utilize frases na primeira pessoa

No momento do feedback negativo, o colaborador precisa sentir que a empresa se importa com ele e na performance que apresenta dentro da organização e a linguagem verbal, até mesmo a não verbal dizem muito. 

Com relação à linguagem verbal, utilizar frases na primeira pessoa vai transmitir um ar de personalidade, que fará o profissional se sentir melhor acolhido e respeitado.

  1. Solicite a mudança de comportamento

Como já comentado por aqui, o roteiro de um feedback negativo não se resume apenas a descrever a situação que causou necessidade de chamar atenção do profissional, mas também expor qual era a expectativa da empresa para com o colaborador a respeito do momento e evidenciar a necessidade de mudança a partir daquela conversa.

Por exemplo: “Foi determinado que o prazo de entrega do relatório seria dia 15, mas hoje é dia 16 e até o momento você não o apresentou. Eu gostaria que respeitasse o prazo de entrega acordado porque isso influencia na cadeia da organização como um todo. Peço que a partir de agora, você me avise se acontecer um imprevisto. Caso tenha dificuldade com prazos, o que acha de estabelecer prazos menores. Se eu solicitar a entrega no dia 20, estabelece como prazo final dia 18, assim, os riscos de atrasar uma entrega novamente serão mínimos”.

  1. Ao invés de “mas” use “e”

Outra dica relacionada a comunicação verbal é substituir a palavra “mas” pelo “e” em suas falas. A palavra “mas” opõe, ou seja, anula, tudo o que você disse anteriormente. Então se você diz “Você sabe se comunicar com os clientes, conhece bem os produtos, mas não consegue vender”, todo ponto positivo que destacou é anulado, e o funcionário passa a considerar somente os pontos negativos.

  1. Troque o “tentar” pelo “fazer”

O verbo “tentar” traz ideia de não obrigação e, apesar de você desejar dar um feedback da maneira mais construtiva possível, o colaborador precisa levar a sério aquele momento e entender que a partir dali precisa mudar suas atitudes com relação aos pontos destacados e nesta situação, o verbo “fazer” te ajuda a demonstrar tal necessidade. 

Ao invés de falar “Tente ir à reunião amanhã”, busque dizer “vá para a reunião amanhã”.

  1. Substitua o “se” pelo “quando”

Assim como nos casos anteriores, utilizar a palavra “se” ao invés de “quando” dá abertura para o profissional não levar tão a sério o que está sendo dito, portanto procure sempre mudar o “se” para “quando”.

  1. Mude a palavra “espero” para “sei”

Tire do seu vocabulário a palavra “espero” quando precisar fazer um feedback negativo de forma construtiva, opte por usar “sei” ao invés disso. Por exemplo: “Eu espero que me entregue o relatório no prazo da próxima vez”, fale: “Eu sei que você irá me entregar o relatório no prazo da próxima vez”.

Mas todo bom feedback, seja ele negativo ou positivo, ele não deve ficar em uma conversa inicial, é preciso acompanhar o colaborador para que haja a mudança de fato. Nesse processo, pequenos reforços positivos são decisórios para que a mudança de conduta ocorra. 

Exemplo de como dar um feedback negativo

Quando fornecemos feedback negativo, é essencial contextualizar a situação, interação, projeto ou atividade em que observamos questões ou áreas que necessitam de aprimoramento.

Ao descrever a situação, é fundamental destacar como tal circunstância impacta negativamente a empresa, equipe ou trabalho em questão.

Além disso, é crucial oferecer sugestões concretas de mudanças específicas. Isso proporciona ao colaborador orientação clara sobre as ações práticas que podem ser tomadas para melhorar.

Demonstrar disponibilidade para apoiar o colaborador na superação dos desafios e em futuras decisões é igualmente importante para promover um ambiente de colaboração e crescimento mútuo.

Qual a importância do feedback negativo?

O feedback negativo está diretamente relacionado ao desenvolvimento pessoal e profissional de um colaborador, pois trata-se de uma oportunidade para:

  • corrigir comportamentos fora da cultura empresarial;
  • aprimorar habilidades;
  • impulsionar o crescimento profissional.

O feedback é capaz de compartilhar uma visão clara das áreas que precisam de melhoria, contribuindo com o indivíduo a identificar gaps e desenvolver estratégias para superá-las.

Quando efetivo, o feedback pode motivar o colaborador a alcançar maior desempenho e, como consequência, contribuir para o sucesso da equipe e da organização como um todo.

O que NÃO se deve falar num feedback?

Em um feedback negativo não se deve atribuir a culpa a alguém - deve ser um processo neutro e objetivo - muito menos tirar conclusões baseadas em achismos. O feedback deve ser pautado no comportamento observado, ou seja, através de fatos e dados.

Além disso, é importante oferecer o feedback negativo de forma imediata para garantir sua eficácia, permitindo uma análise precisa do momento e das circunstâncias.

Privacidade também é essencial; portanto, o feedback negativo deve ser entregue em um ambiente reservado entre o gestor ou profissional de RH e o colaborador, evitando constrangimentos ou conflitos públicos.

Resumidamente, é preciso implementar uma cultura de feedback dentro da instituição para que ele seja visto como um ponto positivo e não negativo, começando por desmistificar a ideia de que não se deve dar feedback para o seu chefe, por ser uma figura de maior poder na instituição. Quer ler sobre o assunto, confira o artigo: “Aprenda como dar um feedback para o seu chefe”.

Banner-teste-gratis-artigo
Por que é importante contextualizar a situação ao fornecer feedback negativo?

É importante contextualizar a situação ao fornecer feedback negativo porque isso ajuda a tornar claro o impacto das questões ou áreas que precisam de aprimoramento na empresa, equipe ou trabalho em questão.

O que o feedback negativo proporciona ao colaborador, de acordo com o texto?

O feedback negativo proporciona ao colaborador uma oportunidade de corrigir comportamentos fora da cultura empresarial, aprimorar habilidades e impulsionar seu crescimento profissional, ao identificar gaps e desenvolver estratégias para superá-los.

Quais são os cuidados que devem ser tomados ao fornecer um feedback negativo, de acordo com o texto?

Ao fornecer um feedback negativo, é importante não atribuir a culpa a alguém, basear-se em fatos e dados observados, oferecer o feedback de forma imediata para garantir sua eficácia e fornecê-lo em um ambiente reservado para garantir a privacidade do colaborador.

Gestão

Conteúdo mais baixado:

10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam

Tendências de leitura:

homem feliz liderando uma dinâmica de grupo que acontece atrás dele com sua equipe
Comportamento Geral
Dinâmica de grupo: 5 atividades para motivar os colaboradores
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação Geral
As 5 etapas do processo de aprendizagem
Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?

Outras categorias de conteúdo:

Administrativo

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Você também pode gostar:

Negócios
Conheça o processo de desenvolvimento de produto
Negócios
Conheça a promoção horizontal e saiba como usá-la numa gestão
Negócios
A importância de incorporar a cultura de feedback na sua empresa
Negócios
Descentralize e ganhe com isso! Entenda o que é empowerment!

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
  • Sitemap
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LMS ou LXP: Qual tipo de solução escolher e quais as diferenças? Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência