Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Gestão / 3 vantagens de aplicar a gamificação com design thinking

3 vantagens de aplicar a gamificação com design thinking

3 vantagens de aplicar a gamificação com design thinking
27 ago 2021

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

Existem metodologias que combinam muito bem juntas, gerando ainda mais resultados do que o esperado quando aliadas na mesma estratégia. Assim é com a gamificação e o design thinking: duas técnicas que podem fazer uma grande diferença nas ações de uma empresa. 

O que você vai ver neste artigo:

  • Design Thinking e Gamificação: a criatividade em favor das empresas
  • O que é Design Thinking?
  • O que é Gamificação?
  • 3 Vantagens de Aplicar a Gamificação com Design Thinking
  • 1- Projetos mais engajadores
  • 2- Estímulo a criatividade e independência
  • 3- Conhecimento mais aprofundado do público-alvo

Quer saber mais sobre essa união poderosa? Descubra neste artigo 3 vantagens de se aplicar a gamificação com design thinking.

Design Thinking e Gamificação: a criatividade em favor das empresas

A inovação e criatividade são duas características valorizadas no ambiente corporativo, seja para os profissionais como para as empresas. Uma boa sacada pode transformar os resultados de uma organização ao desenvolver soluções atraentes ao cliente, otimizar processos ou fortalecer a relação com o público interno e externo. 

Não é à toa que muitos negócios estão investindo nessas habilidades para aumentar sua competitividade, se diferenciar e abocanhar uma significativa fatia do mercado. E, entre tantas possibilidades de metodologias para se trabalhar essa questão, duas tendências são o design thinking e a gamificação.

Essas ferramentas trazem diversas vantagens para as empresas que as adotam — melhor ainda quando são usadas de forma conjunta. Mas, antes de explorar esses benefícios, é importante entender o que é design thinking e gamificação e como cada uma dessas técnicas funciona para descobrir como esse combo pode transformar sua empresa. 

O que é Design Thinking?

Esse conceito vem se tornando tendência em diversos negócios, especialmente ao se comentar sobre startup e marketing. E isso não é à toa: design thinking é uma forma de abordagem que explora a criatividade e inovação, incentivando o pensamento crítico nas empresas.

Ele não é um processo rígido ou uma fórmula, mas sim um apoio ao desenvolvimento de soluções criativas para os problemas da organização. Geralmente esse projeto é realizado coletivamente, em equipes multidisciplinares, aproveitando assim diversos talentos e perspectivas nas empresas. 

Em geral, esse conceito é realizado na prática em quatro etapas: 

  • Imersão
  • Ideação
  • Prototipação
  • Desenvolvimento

O design thinking pode ser aplicado em diversos processos, da criação de produtos e serviços aos projetos de vendas e marketing e até mesmo nos recursos humanos. Assim, em vez de resolver problemas da mesma forma, abre-se espaço para a inovação e criatividade transformarem os resultados do negócio. 

Mas, existem outras vantagens de se aplicar o design thinking, como a possibilidade de reduzir custos (ao dar espaço a novas ideias que economizem recursos) e fortalecer o engajamento dos colaboradores (ao estimular seus talentos e o trabalho coletivo).

Além disso, todos esses benefícios contribuem para aumentar o diferencial competitivo da empresa, contando com o talento multidisciplinar para desenvolver inovações — em tantas áreas da organização — e gerar mais resultados para o negócio. 

Porém, o design thinking só pode ser adotado corretamente em uma empresa se houver um ambiente confortável e saudável, que deixe a equipe explorar sua criatividade, talentos e autonomia para desenvolver as soluções. Somente assim será possível extrair o melhor de cada envolvido na equipe e alcançar os resultados desejados. 

O que é Gamificação?

Outra tendência em diversas áreas, a gamificação é uma estratégia que aplica elementos, lógica e design de jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento. Imagine usar recursos como avatares, missões e pontos em dinâmicas que tem como finalidade alcançar impactos positivos na vida real: isso é possível com essa metodologia!

Jornada da Gamificação

Áreas como saúde, política, educação, marketing e negócios vem adotando a gamificação para oferecer uma experiência imersiva e interativa a diferentes públicos, aumentando o seu engajamento nas atividades e resultados nas estratégias. 

Nas empresas essa metodologia pode ser adotada em vários processos: recrutamento e seleção; onboarding de novos funcionários; treinamento corporativo; comunicação interna; lançamento de produtos e serviços; estratégicas de marketing e engajamento de clientes e até nas atividades cotidianas dos colaboradores. 

Assim, a gamificação se mostra uma ferramenta completa para as empresas, aumentando os resultados das ações ao transformar tarefas que costumam ser monótonas em experiências dinâmicas e engajadoras. Essa ferramenta usa recursos de jogos que despertam naturalmente a motivação das pessoas, atraindo sua atenção e mantendo o interesse delas em atividades com impactos positivos em sua rotina e inclusive auxiliando na mudança de comportamentos. 

A gamificação é uma excelente ferramenta para se adotar no negócios, mas, aliada ao design thinking, ainda mais resultados podem ser alcançados nas estratégias do negócio. 


3 Vantagens de Aplicar a Gamificação com Design Thinking

Se separadas essas duas abordagens conseguem gerar impactos positivos nas empresas, imagine o que podem fazer juntas. Para ajudar nessa reflexão e em aproveitar essas ferramentas, descubra 3 vantagens em se adotar o combo gamificação e design thinking nas estratégias da organização: 

1- Projetos mais engajadores

A gamificação pode fazer tanto parte do processo de realização do design thinking como na solução desenvolvida pela equipe. Imagine usar elementos de jogos para estimular os profissionais envolvidos nos projetos, aumentando sua motivação, entrosamento, espírito colaborativo e produtividade — fortalecendo o grupo e os resultados de cada etapa. 

A solução final também pode se relacionar com os games: e se for necessário desenvolver um projeto de lançamento de um produto ou serviço e se decide usar a gamificação no marketing para criar uma experiência mais engajadora com o público-alvo?

Assim, tanto internamente quanto na solução externa, a gamificação pode se aliar ao design thinking para alcançar resultados ainda melhores. 

2- Estímulo a criatividade e independência

Há um certo incentivo a autonomia tanto no design thinking quanto na gamificação, por estimular a criatividade e proatividade das pessoas envolvidas nas atividades. Dessa forma, aproveitar as duas abordagens reforça esses comportamentos nos colaboradores. 

Além disso, a gamificação e design thinking são duas técnicas que aproveitam da inovação para existir: outra característica fundamental para que as empresas se destaquem no mercado e garantam seu espaço. 

3- Conhecimento mais aprofundado do público-alvo

As duas ferramentas partem do ponto de conhecer profundamente o público-alvo das ações para desenvolver soluções que despertem o seu engajamento e, dessa forma, sejam eficientes. Essa característica é fundamental para as empresas na atualidade, tanto ao lidar com clientes quanto em relação aos colaboradores. 

O design thinking pode ajudar a entender melhor como a gamificação deve ser desenvolvida para encantar o público a que a estratégia se destina, gerando os impactos positivos desejados. 

Mas, antes de se implementar qualquer metodologia, é fundamental compreender todas as suas possibilidades. Quer adotar o design thinking com o UP dos jogos? Conheça primeiro os tipos de gamificação mais populares e aproveite o melhor das duas abordagens na sua empresa!

teste gratis por 7 dias
O que é Gamificação?

A gamificação é uma estratégia que aplica elementos, lógica e design de jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento. Imagine usar recursos como avatares, missões e pontos em dinâmicas que tem como finalidade alcançar impactos positivos na vida real: isso é possível com essa metodologia!

Gestão

Materiais gratuitos

Profissionais do Futuro
A gamificação no processo de seleção de colaboradores
Transformação Digital na Educação Corporativa
Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários.
Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho
8 Pilares da Motivação

Mais populares

Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem
Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar

Veja também

Administrativo

brand awareness

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Teamwork and leadership vector concept metaphor

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

Comportamento Educação Geral
A importância do reconhecimento dos colaboradores
Grupo diverso de cinco pessoas em pé em um escritório moderno, engajados em uma conversa animada. Todos estão sorrindo, com expressões de entusiasmo e atenção. Um homem segura pastas com documentos enquanto os outros gesticulam durante a troca de ideias, transmitindo um clima colaborativo e positivo no ambiente de trabalho.
Comportamento Gamificação e Engajamento Gestão Negócios
Como a comunicação assertiva melhora o clima organizacional e a produtividade
Ciclo PDCA
Geral
Ciclo PDCA: a metodologia para atingir melhores resultados
Comportamento
Técnicas matadoras para combater o bloqueio da criatividade

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência