Gamificação em processos seletivos: como implementar Entrevistas Gamificadas

15 fev 2024

Adotar a gamificação em processos seletivos é uma estratégia que pode melhorar os resultados da ação ao ajudar a identificar os profissionais mais alinhados ao perfil da vaga oferecida e da própria empresa. Além disso, essa metodologia proporciona uma experiência mais amigável aos candidatos, incentivando com que revelem suas verdadeiras competências e comportamentos. 

O Poder da Gamificação em Processos de Seleção

Existem vários motivos para se adotar a gamificação nas estratégias e processos de uma empresa — no caso do recrutamento e seleção é possível tornar essa operação mais engajadora, eficiente e inovadora, aproveitando o melhor da tecnologia e das metodologias para encontrar os profissionais mais adequados para o cargo e organização. 

Engajamento e Avaliação de Competências

Uma das maiores vantagens que a gamificação tem em comparação a outros métodos é sua capacidade de engajamento: os elementos de jogos atraem e retém facilmente a atenção de pessoas de diferentes perfis, mantendo assim sua motivação ao longo das atividades. 

No caso do recrutamento e seleção, essa ferramenta ajuda a reter a concentração dos candidatos nas atividades avaliativas — verificando tanto os seus conhecimentos técnicos como suas habilidades sociais. É possível aplicar testes gamificados para analisar suas competências e até mesmo comportamentos, comparando os resultados e posturas com o perfil do profissional buscado. 

Benefícios para Candidatos e Empregadores

Adotar a gamificação nos processos seletivos é algo vantajoso tanto para os candidatos como para os empregadores e a empresa. 

Os elementos lúdicos ajudam a “quebrar o gelo” nos processos avaliativos, oferecendo uma experiência mais amigável e dinâmica para que o candidato revele verdadeiramente seus conhecimentos, habilidades e posturas. Isso permite com que o RH e as lideranças possam escolher com maior segurança os próximos profissionais da organização, tendo uma noção mais fiel do perfil profissional e pessoal de cada participante da seleção. 

Ainda mais quando se usa uma plataforma gamificada, essa avaliação pode ser feita de forma online, facilitando a vida dos candidatos e do RH — além de permitir com que a empresa tenha relatórios eletrônicos do desempenho dos participantes nas atividades, tornando a análise dos resultados mais rápida e prática. 

Além disso, adotar a gamificação na seleção é especialmente vantajoso ao lidar com uma grande quantidade de inscrições, automatizando a triagem de candidatos para agilizar e facilitar o processo para todos os envolvidos. 

Como Implementar Entrevistas Gamificadas? 

Existem algumas orientações básicas ao se adotar a gamificação em uma estratégia e na empresa. Mas, além delas, há questões específicas do processo seletivo. 

Em qualquer etapa ou metodologia usada no recrutamento e seleção é importante comunicar aos candidatos os objetivos das atividades propostas. Esse cuidado dá aos profissionais um senso maior da importância de cada tarefa, em vez de dar espaço para a sensação de que a ação está sendo “uma perda de tempo". 

O candidato não pode achar que está perdendo tempo com um “joguinho”: é interessante que a dinâmica gamificada e a explicação estejam alinhadas com as atividades relacionadas à função oferecida na vaga e à empresa, aproximando a entrevista/etapa da proposta divulgada. 

Mas, é preciso considerar outras questões na hora de se implementar essa metodologia, ainda mais no processo de entrevista. 

Escolha das Mecânicas de Gamificação

Saber dosar os elementos de jogos na dinâmica é fundamental para ser capaz de engajar o público, mas sem perder o foco do objetivo da ação. Isso é ainda mais importante no contexto das entrevistas gamificadas, em que é preciso extrair as informações do perfil dos candidatos, porém sem passar a sensação de ser uma atividade sem propósito — algo que muitos profissionais sentem em vários processos seletivos. 

Para evitar isso, pode-se desenvolver uma atividade gamificada que simule situações que os candidatos iriam encarar no dia a dia da função ou que estejam ligadas de alguma forma com sua rotina ou perfil, por exemplo. 

Além disso, é importante usar recursos que permitam a avaliação (e coleta, organização e análise) do desempenho dos candidatos nas atividades, oferecendo assim um relatório que mostre facilmente quais deles estão mais alinhados a vaga e empresa. 

Personalização para Cultura Organizacional

A atividade gamificada também pode incorporar a cultura organizacional em sua dinâmica para sensibilizar os candidatos a respeito dessa questão o mais cedo possível. É fundamental que os funcionários tenham “fit” com os valores e identidade da empresa para atuarem de forma alinhada a estes elementos.

Assim, esse é um critério importante para se avaliar os profissionais ao longo do processo seletivo, identificando aqueles que tenham o perfil mais próximo ao do cargo e da própria organização. 

Estudos de Caso de Sucesso 

As vantagens de se adotar a gamificação no recrutamento e seleção não são teóricas: existem vários casos de sucesso na aplicação da metodologia neste processo em específico. 

Empresas que Transformaram suas Contratações

Uma das companhias que mais teve sucesso ao implementar soluções gamificadas no recrutamento e seleção é a L’Oréal, que aplica essa metodologia há quase 10 anos. A dinâmica é usada especialmente em vagas para profissionais em início de carreira e estudantes, oferecendo assim uma atividade divertida, mas que permite avaliar o perfil e comportamentos dos candidatos com maior acerto em comparação a outros métodos seletivos. 

A Ambev também é um exemplo neste contexto, recentemente adotando algumas etapas gamificadas no seu processo de trainee. Essa metodologia vem facilitando especialmente a seleção em vagas com um grande número de candidatos, fazendo uma triagem eficiente das milhares de inscrições realizadas em seus canais. 

Esses são apenas dois exemplos: existem vários casos de sucesso da aplicação de soluções gamificadas em diferentes contextos de uma empresa, comprovando os benefícios de se investir nessa estratégia nos negócios. 

Resultados Tangíveis em Eficiência e Qualidade 

A gamificação é uma metodologia que gera impactos positivos na empresa não somente por sua grande capacidade de engajamento do público-alvo como também por um detalhe que faz toda a diferença: o uso de dados estratégicos. 

As plataformas conseguem coletar, organizar e analisar as informações dos participantes nas atividades, oferecendo relatórios que ajudarão o RH e as lideranças a tomar decisões mais assertivas — tanto nos processos de recrutamento e seleção como em outras estratégias da empresa. 
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