Conhecimento é poder, diz o ditado popular, e ele faz toda a diferença na administração de uma empresa. Mas, de nada adianta ter toda informação ao seu alcance se ela não é aplicada na prática e da forma correta, não é mesmo? Ou se ela estiver centralizada em poucas pessoas e acabe sendo descartada com sua saída ou transferência, certo? Por isso fazer a gestão do conhecimento é fundamental para a educação corporativa e vice-versa.

Quer saber como usar a gestão do conhecimento na educação corporativa e aumentar a eficiência da sua empresa? Confira nosso artigo e conheça uma técnica inovadora que pode auxiliar esse processo:

O que é Gestão do Conhecimento?

Basicamente, a gestão do conhecimento é saber direcionar toda a bagagem de informações e habilidades da empresa e aplicá-las de forma competente na tomada de decisões. Esse trabalho é feito de forma sistemática, visando obter uma vantagem competitiva para a organização ao empregar as competências dos colaboradores nos seus processos internos, independentemente da função desse funcionário.

Todo mundo sabe alguma coisa: seja através do conteúdo teórico adquirido na educação formal e em cursos livres; ou por meio das experiências práticas conquistadas nas dificuldades do dia a dia. Por isso, cada funcionário pode contribuir efetivamente para os processos da empresa e para a gestão do conhecimento.

Mas não adianta o conhecimento estar concentrado nas mãos de um ou poucos funcionários, que podem sair ou serem transferidos algum dia, e toda essa expertise se perder. Nesse sentido, a gestão do conhecimento vem agrupar essas habilidades, administrá-las e compartilhá-las com quem precisa dessas aptidões e beneficiar a empresa – é aí que a educação corporativa vem colaborar com esse processo.

O que é a Educação Corporativa?

Essa área constitui todos os processos de aprendizado aplicados na empresa. Isso não significa que ela se resume a realizar alguns treinamentos corporativos eventualmente, e sim busca criar uma cultura de educação continuada (também conhecida como Lifelong Learning), montar estratégias concretas para fortalecer os valores internos e desenvolver nos colaboradores habilidades e técnicas importantes para a empresa.

A educação corporativa é uma estratégia de longo prazo, que visa capacitar os colaboradores e incentivar seu desenvolvimento contínuo para que eles tragam melhores resultados a organização. Ao fortalecer as competências individuais com treinamentos e outras ações, o coletivo se torna mais eficiente e produtivo e, assim, a empresa tem sucesso.

Para isso são realizadas atividades de desenvolvimento pessoal e profissional, treinamentos corporativos e integração de novos funcionários. Esses processos podem se tornar mais eficientes ao se aplicar métodos inovadores, como a gamificação.

Os benefícios da Gestão do Conhecimento e da Educação Corporativa

O conhecimento, por si só, não traz uma vantagem competitiva para a empresa. Mas, quando ele é compartilhado e aplicado de forma correta, torna-se uma grande riqueza para o sucesso da organização. E, ao disseminar as informações, os colaboradores têm acesso a estratégias e aptidões que podem melhorar seu serviço, tornando-os mais eficientes em sua função.

Além disso, investir no treinamento e conhecimento da equipe fortalece seu engajamento profissional, ajudando-os a vestirem a camisa da empresa e a serem ainda mais competentes por trabalharem com motivação e proatividade.

Ou seja, investir na gestão do conhecimento e na educação corporativa significa investir no capital intelectual para efetivamente se destacar da concorrência e ganhar mercado.

Como unir a Gestão do Conhecimento com a Educação Corporativa?

Apesar de serem conceitos diferentes, a gestão do conhecimento e a educação corporativa devem andar de mãos dadas. Isso faz com que a empresa tenha sucesso nos processos de aprendizado internos e aproveite o melhor de cada colaborador para se tornar mais eficiente, inovadora e lucrativa.

Para isso, pequenas mudanças nos processos e cultura da organização são fundamentais para aplicar ambos nas operações internas. Confira algumas dicas:

Aprendizagem

Estimule o desenvolvimento pessoal e profissional da sua equipe, para que seus colaboradores busquem aumentar seus saberes sobre os aspectos técnicos do trabalho, descobrir novidades e mudar positivamente alguns comportamentos. Tudo isso ajuda a criar a bagagem de conhecimento da empresa nesse primeiro momento.

Promova treinamentos corporativos, atividades especiais, cursos e palestras e adote métodos inovadores, como a gamificação, para fortalecer o aprendizado dos seus colaboradores. Além disso, para aumentar a motivação dos funcionários, ofereça recompensas para incentivar a educação continuada.

Troca de ideias

Outro ponto que pode ser estimulado na cultura da empresa é a criação de um espírito de colaboração e troca de ideias. Ao incentivar esse comportamento, desenvolve-se um ambiente fértil para a inovação e aprimoramento dos processos.

Novas soluções podem surgir na imaginação de cada colaborador, ajudando a melhorar diversas questões internas. Uma dica é treinar os gestores, que são o contato direto da empresa com seus funcionários, para estimular e identificar boas ideias de seus liderados.

Registre as informações

Os itens acima se referem a construção do conhecimento: agora está na hora de partilhar essas informações. Adote mecanismos para tornar mais palpável essas habilidades, como a descrição dos processos, atividades realizadas, saberes adquiridos e outras questões pertinentes.

Todo esse material pode ser reunido para a elaboração de treinamentos e outras atividades como formas de partilhar essas informações com todos, tornando o conhecimento de cada colaborador uma vantagem competitiva para a empresa inteira.  

Tecnologia, Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa

A tecnologia pode ser uma grande aliada tanto na gestão do conhecimento quanto na educação corporativa. Métodos inovadores como o EAD, blended learning e a gamificação ajudam na construção e compartilhamento de informações importantes para os colaboradores, além de facilitar seus processos de aprendizagem.

A gamificação é uma ótima estratégia para a educação empresarial, tanto nos treinamentos corporativos quanto no onboarding dos novos funcionários. Ela cria uma experiência imersiva e interativa, na qual os colaboradores não aprendem de forma passiva – apenas escutando e assistindo os materiais como em outras metodologias – e sim participem de forma ativa na construção do seu conhecimento. Isso fortalece a sua motivação e engajamento na dinâmica, retendo o funcionário nas atividades propostas.

A utilização de elementos lúdicos na gamificação auxilia a memorização dos conteúdos, pois torna a atividade mais marcante e divertida e, assim, ajudam a fixar melhor as informações repassadas. Assim materiais mais complexos e densos se tornam conhecimentos mais fáceis de serem assimilados.

Além disso, em seu modelo eletrônico, a gamificação possibilita o acesso à relatórios detalhados do desempenho dos colaboradores, ajudando no controle do RH ao identificar as informações que precisam ser reforçadas e as que estão sendo bem assimiladas.

Tá curioso a respeito dessa estratégia? Converse conosco e saiba como a gamificação pode contribuir com a gestão do conhecimento e educação corporativa da sua empresa!