Pensar em Idosos no mercado de trabalho pode parecer algo inusitado. Afinal, para onde vai a aposentadoria? Por que os idosos estão procurando emprego? Com um baixo valor de aposentadoria, a desoladora solidão que pode acompanhar a velhice e a falta de uma atividade fixa, os idosos buscam cada vez mais o mercado de trabalho para criar novos vínculos, ocupar seu tempo e até mesmo ajudar filhos e netos com as contas.

Essas são questões que vão muito além da economia e da política. É certo que, com custos de vida cada vez mais elevados, os mais velhos precisam buscar fontes de renda que sejam condizentes com a sua realidade, mas isso não é tudo.

Estamos envelhecendo, vivendo mais e, conforme as gerações vão mudando, vem a vontade de fazer algo a mais, de nos mantermos ativos.

Envelhecer não é mais sinônimo de repouso. Cada vez mais, a terceira idade se insere no mercado de trabalho.

Você se imagina simplesmente parando de trabalhar em uma certa idade? Esse pensamento pode até parecer um sonho em alguns momentos, mas quando colocamos na prática, a história é outra. Cresce o número de idosos ávidos por trabalhar e continuar em atividade.

Produtividade e longevidade conectadas – um estudo sobre os idosos no mercado de trabalho

De acordo com dados do Think with Google, um estudo feito em 35 países desenvolvidos mostra que a longevidade e a produtividade estão intimamente ligadas.

Segundo o estudo, a produtividade dos mais velhos é maior do que a dos mais jovens, visto que os primeiros já passaram por vários estágios da vida e se dedicam menos a tarefas como formar uma família, se formar na faculdade e criar filhos.

Dessa forma, podemos entender que os idosos se tornam mais comprometidos com o trabalho, isto é, o colocam em primeiro lugar. 

Ou seja: contratar pessoas mais velhas pode gerar mais produtividade ao seu negócio.

Veja alguns dados importantes sobre o mercado de trabalho e os idosos:

  • Metade da força de trabalho no Brasil terá mais de 50 anos até 2040.
  • 9 entre 10 empresas no Brasil acreditam que os profissionais acima de 50 anos demonstram mais equilíbrio emocional e comparados aos mais jovens.
  • Apenas 11% das empresas do mercado brasileiro mantém programas de contratação de profissionais maduros.
  • Houve um aumento de 30% de buscas a empregos para idosos desde 2015.
  • Entre 2016 e 2017, as buscas por trabalho para a terceira idade duplicaram.

Por serem mais solícitos e carismáticos, os idosos conquistam mais e atendem clientes melhor. A experiência, somada à qualificação e ao tempo de mercado permite que eles se tornem potencialmente mais baratos que os colaboradores mais jovens, além de se provarem excelentes mentores para as novas gerações, oferecendo uma ótica diferenciada na resolução de problemas.

Por falar em conexão, os idosos estão cada vez mais amigos da tecnologia e da Internet!

Se a Internet um dia foi a grande vilã na vida dos idosos, hoje a história já é bem diferente. Os mais velhos de hoje testemunharam o surgimento da Internet e a popularização da tecnologia, portanto, têm experiência em utilizá-la.

Ainda de acordo com o estudo da Google, o YouTube se tornou a plataforma preferida para pessoas de 45 a 55 anos.

Essa facilidade maior em usar a tecnologia, se comparada a gerações anteriores, representa uma oportunidade importante para gerar conexão entre os mais jovens e os mais velhos.

A experiência também fala mais alto. Desenvolvedores de sistemas e até mesmo designers e diretores de criação não precisam ser jovens. Temos vários exemplos em empresas no Brasil e no mundo de lideranças mais experientes.

Contratar idosos visando apenas a produtividade não é uma boa ideia. A troca de experiências entre gerações é muito importante, mas também requer alguns cuidados.

Falamos a respeito do choque de gerações no ambiente de trabalho em um post anterior. Clique aqui para saber mais!

Os idosos no mercado de trabalho são mais maduros, experientes e emocionalmente estáveis!

E isso é muito bom para a sua empresa. Hoje, os jovens têm enfrentado cada vez mais problemas emocionais. A falta de dinheiro, o aumento das responsabilidades e a transição para a fase adulta não são fáceis. 

Várias questões interferem no desenvolvimento dos jovens, e por isso, eles estão mais suscetíveis a sofrer com a depressão, ansiedade e outros problemas de saúde provenientes disso.

O equilíbrio mental é fundamental para garantir uma rotina de trabalho tranquila e produtiva. Como uma empresa, é seu dever oferecer um ambiente de trabalho não tóxico e saudável para todos. 

Isso não significa que fatores externos não terão mais qualquer influência sobre seus colaboradores! Tanto jovens quanto idosos estão suscetíveis a enfrentar problemas com a família, saúde e relacionamentos. Contudo, os mais velhos são melhores quando o assunto é separar o pessoal do profissional.

Aproveite e leia nosso post sobre como criar um ambiente de trabalho saudável para todos.

A contratação de idosos demanda atenção diferenciada à saúde e aos horários de trabalho.

Não basta simplesmente contratar um idoso e submetê-lo a uma rotina de trabalho semelhante à dos outros colaboradores. É preciso ser mais flexível.

Alguns cuidados extras:

  • Consultas de rotina e exames serão mais frequentes para funcionários idosos. Portanto, esteja pronto para dispensar seu colaborador quando ele precisar;
  • Atenção ao ar-condicionado e a ventilação do local, bem como potenciais riscos alergênicos;
  • É importante ter um bom controle de temperatura no ambiente em que os idosos trabalharão, o verão quente demais e um frívolo inverno podem fazer muito mal à saúde deles.

Mais velhos e preparados, tanto no profissional quanto no pessoal

Jovens adultos, adultos maduros e idosos pesquisam cada vez mais sobre planejamento financeiro. Isso significa que eles se tornaram mais responsáveis e se preocupam com o dinheiro.

Planejando a Velhice

18% de crescimento médio nas buscas por termos relacionados a planejamento financeiro desde 2015.

De olho na saúde

29% mais interesse pelo Prevent Senior em 2018, o que representa 5x mais do que a média de buscas por outros planos de saúde.

Cuidar sem esquecer

A cada 10 buscas por asilo, foram realizadas 9 buscas por creche para idosos.

O cuidado com a saúde também está em pauta. Alimentação, consultas de rotina e a garantia de que tudo está bem é uma prioridade para os mais velhos.

Buscar pessoas responsáveis é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, e inserir idosos no mercado de trabalho representa uma oportunidade para ambos os lados! É a sua empresa cumprindo um dever social e pessoas experientes conseguindo uma chance para mostrar como são úteis para a sua empresa. 

Entre em contato conosco e receba todo o apoio que você precisa para facilitar o processo de contratação e integração de idosos na sua empresa.