Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Comportamento / Qual a diferença entre inovação incremental e radical? Entenda!

Qual a diferença entre inovação incremental e radical? Entenda!

Qual a diferença entre inovação incremental e radical? Entenda!
04 out 2022

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

De acordo com dados do IBGE, cerca de 33% das empresas brasileiras são consideradas inovadoras

No geral, inovar significa criar ou transformar um produto/serviço existente. Esse termo é muito adotado por empresas atuais que buscam criar ou remodelar seus negócios para transformar a maneira com que a sociedade se relaciona com o mundo e realiza diversas atividades.

Quem fica parado acaba perdendo espaço no mercado. Por isso é importante investir continuamente em novidades, seja dos processos, produtos ou serviços, modelo de negócios, ou outras áreas da empresa. 

Nesse sentido, implantar inovações incrementais e radicais pode fazer toda diferença para o desempenho da organização. 

Quer saber mais sobre esses tipos de inovação? Confira este artigo e saiba aproveitá-las no seu negócio!

O que você vai ver neste artigo:

  • Afinal, qual o conceito de inovação?
  • A Importância da Inovação
  • Os Diferentes Tipos de Inovação
  • Inovações Incrementais e Radicais: quais são as diferenças?
  • Qual o melhor tipo de inovação para minha organização?

Afinal, qual o conceito de inovação?

O conceito de inovação sempre foi explorado pelo mercado, mas a partir da existência de startups ele ficou ainda mais difundido na sociedade. De modo geral, inovar significa criar algo do zero, renovar ou recriar. Logo, está diretamente relacionado à mudança e/ou melhorias de algo já existente.

O conceituado escritor e professor austríaco Peter Drucker remetia à inovação a habilidade de transformar ideias, ferramentas, produtos e serviços já existentes em algo rentável, que gere riqueza. Segundo suas palavras, “qualquer mudança no potencial produtor-de-riqueza de recursos já inexistentes constitui inovação”.

Para complementar esse significado, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Manual Oslo, se refere à inovação como: 

“...um produto ou processo novo ou aprimorado (ou uma combinação dos dois) que difere significativamente dos produtos ou processos anteriores da empresa e que tenha sido introduzido no mercado ou colocado em uso pela empresa”.

OCDE é referência mundial quando se trata de conceitos e metodologias voltadas para analisar a inovação organizacional. E ao se aprofundar neste conceito, ela explica que existem componentes centrais que o caracteriza bem.

O primeiro deles é o conhecimento, prático, técnico e científico. De acordo com a organização, ele serve como pilar para o processo de solução de problemas, prospecção e desenvolvimento de novos negócios ou aprimoramento de produtos, ou seja, inovações.

Outro fator implícito no conceito de inovação é a implementação, pois ela é responsável por diferenciar inovação de outros termos, como o de invenção. A inovação acontece quando é colocada em uso. Ou seja, para ser caracterizada inovadora, a proposta deve ser aplicada.

O que é inovação incremental?

Inovação incremental é o termo utilizado para se referir às melhorias e mudanças realizadas em produtos e/ou serviços já existentes e inseridos no mercado. É uma prática focada em aperfeiçoar a experiência do consumidor para permanecer relevante durante o tempo.

Isso porque mesmo que hoje o produto/serviço seja moderno e tecnológico, é comum que conforme o tempo ele se torne ultrapassado. Assim, adotar a inovação incremental é uma estratégia para garantir que essa ideia inovadora permaneça assim, se mantendo no mercado competitivo.

O que é inovação radical?

Inovação radical é a transformação total de um produto ou serviço. É a criação de uma oferta que atualmente não é disponibilizada pela empresa. Consiste na mudança de público-alvo, no modelo de negócio de mercado.

Esse conceito está relacionado a ruptura de paradigmas tradicionais de um determinado mercado. Portanto, é uma abordagem adotada para desenvolver novos mercados, implementar novos conceitos e soluções para as necessidades presentes.

Em outras palavras, para ser caracterizada inovação radical, a ideia em forma de produto ou serviço precisa ser diferente de outras já existentes e presentes no mercado. 

Resumidamente, a inovação radical:

  1. Deve transformar o relacionamento entre consumidores e fornecedores, reestruturar o panorama econômico do mercado que está inserido, abalar produtos existentes e ser fonte da existência de novas categorias de produtos;
  1. Precisa ser singular, diferente de tudo o que já existe no mercado;
  1. Deve ser adotada como solução de algum problema existente e influenciar o mercado.

A Importância da Inovação

Atualmente a inovação é algo desejado e buscado por empresas de todos os tipos. E isso não é à toa: nas últimas décadas, negócios que investiram nessa direção acabaram desbancando organizações tradicionais, que estavam no topo de seus mercados. 

Não é difícil lembrar o que aconteceu com as fabricantes de máquinas de escrever e grandes redes de locação de vídeos, que não investiram em uma cultura voltada a esta questão. 

A sobrevivência do negócio, ainda mais em setores que sofrem constantes mudanças, pode muitas vezes depender da capacidade de inovação da organização — seja em seus produtos e serviços ofertados, ou seja internamente. 

Essa qualidade está em todos os lugares, de um modelo diferente de calçado ou um recurso adicional em redes sociais, sendo demandada por empresas de todos os tamanhos e segmentos de mercado. 

Muitos acham que a inovação ocorre apenas nos produtos e serviços oferecidos aos clientes, mas isso é um engano: existem diferentes modos e até escalas em que essa competência pode ser adotada nas empresas. 

Os Diferentes Tipos de Inovação 

Apesar da maioria imaginar a inovação primeiro como algo voltado a produtos e serviços, essa postura é maior do que isso: é possível transformar diversas áreas de um negócio com esta conduta.

  • Inovação de produtos e serviços: desenvolve soluções novas ou aprimora os recursos existentes para os clientes, gerando maior valor para o público e mais vendas a empresa;
  • Inovação de marketing: promove novas formas de divulgar a empresa, seus produtos, serviços e cultura, atraindo mais clientes e aumentando o engajamento com a marca;
  • Inovação de processos: permite a otimização das atividades internas da organização, ajudando a tornar as operações mais rápidas, práticas, além de reduzir gastos e aumentar a produtividade e resultados;
  • Inovação do modelo de negócios: uma mudança na forma em que a empresa é conduzida, como ela gera valor ao cliente, suas atividades principais e outras questões fundamentais;
  • Inovação organizacional: são mudanças na gestão e administração da empresa, inclusive no trabalho do RH e no estabelecimento de parcerias externas. 

Essa lista mostra como a inovação dentro das empresas é algo maior do que costumam imaginar, impactando todas as áreas de um negócio — do relacionamento com o cliente à gestão de pessoas e processos internos. 

Além dessas classificações, é possível dividir a inovação de acordo com o grau de seu impacto na empresa e públicos: em incremental e radical.

Inovações Incrementais e Radicais: quais são as diferenças?

Uma divisão importante ao falarmos de inovação é entre radicais e incrementais: as duas classificações oferecem características, vantagens e limitações próprias. As empresas devem conhecer e aproveitar os dois tipos, transformando suas operações internas e os produtos e serviços colocados no mercado.

Os nomes já dão pista do que significam: quanto maior for a novidade gerada pela solução, ela será algo radical; se a novidade for menor, será incremental. Fácil de entender, não? Porém esta simples definição carrega desdobramentos para as empresas que as adotam. 

Inovações Radicais

São aquelas que mudam o jogo: criam novos mercados; oferecem produtos e serviços revolucionários e quebram diversos paradigmas. Antes ninguém havia apostado — de forma global e aproveitando os recursos tecnológicos — em alugar quartos ou casas, nem usar seu próprio carro como motorista particular e cobrar valores menores do que os taxistas.

As inovações radicais são as mais famosas e impactantes no mercado. No entanto, investir neste tipo de solução não é algo fácil: elas costumam demandar maiores investimentos — tanto financeiros, de esforços, pesquisa, tecnologia e tempo —, além de apresentarem o risco de não trazerem os resultados desejados. Se fossem tão simples de serem alcançadas, o mundo corporativo e a sociedade em geral estariam irreconhecíveis a esta altura. 

Mas nem toda inovação precisa fazer um estardalhaço no mercado para gerar resultados e ser uma ótima novidade. 

Inovações Incrementais

Este é o tipo de inovação mais comum: a que busca melhorar algo já existente. Esse aprimoramento pode ser aplicado em produtos, serviços e até processos, reduzindo gastos e aumentando o valor daquilo que é ofertado ao cliente.

A inovação incremental oferece menos riscos às empresas, tanto em relação a investimentos financeiros, quanto a resultados. Demandam menos tempo de desenvolvimento e implementação do que as radicais, justamente porque não se  propõem ou geram uma transformação tão grande. 

Apesar de receber menos atenção do que as inovações radicais, esse tipo tem um grande valor: se a empresa não desenvolveu uma novidade de mercado, ela pode se diferenciar ao apresentar a melhor solução, com novos recursos e que satisfaça mais o cliente. Assim, ela também consegue se destacar da concorrência e garantir seu espaço. 

Para facilitar, podemos dar um exemplo simples da diferença entre as duas: a criação das redes sociais foi uma inovação radical, enquanto o desenvolvimento da ferramenta de conteúdos com prazo de exibição (feito no Snapchat e copiado como Stories no Instagram, Facebook, Whatsapp, Twitter e outros) foi incremental. Enquanto uma revolucionou o mercado, a outra buscou melhorar algo já existente. 

Independentemente de seu impacto, os dois tipos de inovação tem sua importância e — se bem desenvolvidas e executadas — geram ótimos resultados para o negócio. Cabe à empresa avaliar quando investir em uma radical ou incremental, além de decidir qual área deseja impactar com novas soluções. 

Para isso é importante desenvolver uma cultura de inovação na organização, que permita liberdade de criação aos profissionais e fortaleça a qualidade de seu trabalho, pois muitas ideias saem de dentro do negócio, às vezes até de onde se menos espera.

Isso tudo é feito com uma mudança na cultura organizacional, além do investimento em treinamentos corporativos para capacitar técnica e comportamentalmente os colaboradores.

Qual o melhor tipo de inovação para minha organização?

O contexto mercadológico atual exige que inovar seja uma questão de sobrevivência. As empresas que não investem nesse processo estão fadadas a perder seu lugar no mercado e, até mesmo, ser dispensadas, foi o que aconteceu com a marca Kodak e as locadoras, por exemplo. 

Você deve estar se questionando qual modelo de inovação melhor se adéqua ao seu modelo de negócio. E a verdade é que não existe uma resposta pronta. É necessário observar alguns aspectos para então chegar a tal conclusão. Veja, a seguir, quais são eles.

Observe seu mercado e concorrentes

Um dos segredos para implementar inovações de sucesso é realizar benchmark, pois com ele você consegue analisar as boas práticas do mercado e dos concorrentes. 

Dentre as informações que conseguirá coletar é referente às lacunas existentes no mercado. Assim descobrirá quais oportunidades existem para criar algo que supra uma necessidade dos consumidores.

Analise as demandas do seu público

Assim como é importante olhar o mercado e observar como ele se comporta, é essencial analisar as necessidades do seu público-alvo. Mesmo que existam inúmeros modelos de inovação, aqui você vai pensar naquele que faz mais sentido para os clientes que deseja atrair.

Planeje-se para as mudanças

Após analisar o mercado e o público que deseja atingir, você deverá olhar para a sua empresa, quais recursos ela precisará dispor para tornar tudo possível? Ela precisará adentrar em outro nicho? Ou seja, o próximo passo deve ser planejar.

O ideal é fazer um estudo de viabilidade financeira, ter uma ideia de quanto tempo levará para essa mudança ser implementada e fazer um Minimum Viable Product (MVP), em português “produto mínimo viável”, para testá-lo.
Quer saber mais como transformar o cenário na sua empresa e se abrir ao novo? Confira o artigo Utilize a criatividade e a inovação e passe longe do fracasso!

teste por 14 dias grátis
Qual o conceito de inovação?

O conceito de inovação sempre foi explorado pelo mercado, mas a partir da existência de startups ele ficou ainda mais difundido na sociedade. De modo geral, inovar significa criar algo do zero, renovar ou recriar. Logo, está diretamente relacionado à mudança e/ou melhorias de algo já existente.

Qual a Importância da Inovação?

Atualmente a inovação é algo desejado e buscado por empresas de todos os tipos. E isso não é à toa: nas últimas décadas, negócios que investiram nessa direção acabaram desbancando organizações tradicionais, que estavam no topo de seus mercados. 

Inovações Incrementais e Radicais: quais são as diferenças?

Inovações Radicais:
São aquelas que mudam o jogo: criam novos mercados; oferecem produtos e serviços revolucionários e quebram diversos paradigmas. Antes ninguém havia apostado — de forma global e aproveitando os recursos tecnológicos — em alugar quartos ou casas, nem usar seu próprio carro como motorista particular e cobrar valores menores do que os taxistas.

Inovações Incrementais
Este é o tipo de inovação mais comum: a que busca melhorar algo já existente. Esse aprimoramento pode ser aplicado em produtos, serviços e até processos, reduzindo gastos e aumentando o valor daquilo que é ofertado ao cliente.

Comportamento

Materiais gratuitos

8 Pilares da Motivação
Profissionais do Futuro
Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários.
Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado
Transformação Digital na Educação Corporativa
Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho

Mais populares

Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem
Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar

Veja também

Administrativo

brand awareness

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Teamwork and leadership vector concept metaphor

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

Comportamento
Ownership: incentive a atitude de dono em seus colaboradores
Inteligência artificial
Comportamento
Inteligência artificial nas empresas: onde e como aplicá-la?
Comportamento Educação corporativa
Interatividade nas plataformas de treinamento corporativo
Educação Geral
Qual o papel da transformação digital na educação corporativa?

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência