Produtividade e tecnologia: uma relação estratégica e necessária
Comportamento

Produtividade e tecnologia: uma relação estratégica e necessária

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Os avanços tecnológicos transformaram as nossas vidas, abrindo um mundo de possibilidades. Se bem usadas, essas ferramentas podem ser nossas aliadas - tanto em relação ao contexto pessoal, profissional como empresarial. No caso das organizações, a tecnologia é capaz de influenciar inclusive na produtividade dos colaboradores - de forma positiva caso haja planejamento e o investimento nas estratégias corretas.


Descubra nesse artigo como a tecnologia pode ajudar na produtividade da sua empresa e ideias para implementar esse conceito no dia a dia. Vamos lá?


Revolução Tecnológica e suas Possibilidades


As tecnologias trouxeram um impacto inimaginável na nossa sociedade: antes o que parecia ficção científica se tornou parte do nosso dia a dia, encurtando distâncias, criando novas oportunidades e mudando o jogo em diversos sentidos. Os impactos dessas inovações estão tão consolidados no nosso cotidiano que às vezes nos esquecemos de como algumas tarefas eram bem diferentes há apenas alguns anos.


Antigamente para pesquisar algum tema era necessário ir até a biblioteca - caso você não tivesse livros especializados em casa e no trabalho -, procurar as obras relacionadas, olhar uma por uma e seus índices até encontrar a informação que busca. Agora? Não leva 5 segundos para encontrar centenas de artigos no Google ou em outro buscador e saber o que precisa. Percebe a economia de tempo e de recursos somente com essa situação? Imagine ter que fazer o processo antigo toda vez que você precisasse aprender rapidamente sobre determinado assunto!


Esse é apenas um exemplo que retrata como a produtividade e tecnologia podem andar lado a lado, trazendo diversos benefícios às pessoas e empresas. Mas o contrário também pode ocorrer: quem nunca teve a sensação de gastar tempo demais na internet/redes sociais em vez de fazer alguma tarefa mais produtiva e necessária?


Por isso não basta apenas oferecer soluções tecnológicas para melhorar a performance dos colaboradores, é preciso usar a tecnologia de forma estratégica. Caso contrário a empresa poderá gastar grandes quantias e depois não ter o retorno desejado.


Produtividade e Tecnologia: ferramentas para adotar na sua empresa


Existem várias ferramentas tecnológicas que podem ser implementadas para otimizar os processos da sua empresa, motivar os colaboradores, identificar lacunas e oportunidades de melhoria, entre outras questões que, direta ou indiretamente, afetam a produtividade da equipe.


Vamos conhecer algumas e as vantagens que podem trazer a sua organização?


Automatização


Uma das inovações que diversas empresas estão adotando é a automatização de alguns processos. O mercado oferece diversas opções: desde tarefas específicas como o envio de e-mails em massa para clientes, fornecedores, colaboradores e outros públicos a sistemas para fazer a gestão de diversas operações, como as tarefas da equipe e até controle financeiro.  


Nesse sentido, essa tecnologia permite a diminuição do risco de falha humana, reduzindo assim os erros cometidos durante as operações e evitando o retrabalho, que pode consumir um bom tempo e esforço dos seus funcionários.


A automatização é uma excelente ideia especialmente no caso de tarefas monótonas e que consomem tempo, pois permite com que os colaboradores que realizavam a atividade atuem de forma mais estratégica em sua função, realizando outras atividades e apenas verificando o andamento desse trabalho. Desta forma valoriza-se mais suas habilidades, permite-se o seu desenvolvimento para além do operacional e, claro, aumenta-se sua produtividade.


Aplicativos


Essas ferramentas são tão comuns no nosso dia a dia e podem fazer uma grande diferença também para as empresas. Como existem aplicativos de todos os tipos, há uma infinidade de possibilidades neste item. Alguns exemplos são: solicitar motoristas particulares para levar seus colaboradores e gestores em eventos (mais rapidamente e com menor custo do que outras modalidades); conversar com funcionários, clientes e parceiros que estejam em distantes geograficamente; guardar documentos importantes na nuvem e até mesmo ajudar a lembrar dos compromissos e reuniões da equipe.


Assim os aplicativos podem trazer diversos benefícios, como auxiliar na organização dos colaboradores, melhorar a comunicação entre a equipe e setores, agilizar tarefas, reduzir gastos e evitar desperdícios. Tudo isso impacta de alguma maneira na produtividade dos funcionários, otimizando seu trabalho.


Big Data


Essa ferramenta vem sendo usada por gigantes como Google, Netflix e Facebook, mas também pode ser usada na sua empresa. A vida conectada passa pelos dados: tudo que você faz online é coletado, armazenado e analisado para retornar como uma melhor experiência digital.


Quando você assiste e classifica bem um filme nas plataformas, ela costuma recomendar outras produções relacionadas e que provavelmente irão agradar seu gosto. Quando alguém faz uma pesquisa nos buscadores, ele avalia a interação que as pessoas tiveram com as páginas e oferece a que mais se aproxima daquilo que vai sanar sua necessidade. Quando você interage com uma postagem nas redes sociais, o algoritmo vai privilegiar conteúdos parecidos na sua linha do tempo. Assim, é possível dar a pessoa mais daquilo que ela quer ou precisa.


No caso interno das empresas, essa mesma estratégia pode mudar o jogo. Ao adotar o big data, o RH pode coletar informações sobre o desempenho dos colaboradores na sua função, sua performance nos treinamentos corporativos, avaliar o índice de turnover, entre outras possibilidades. Esses dados servem para identificar falhas e oportunidades na gestão de pessoas, ajudando o setor a tomar decisões para melhorar diversas questões na equipe, inclusive a produtividade.


Assim o RH tem um parceiro que oferece dados confiáveis para implementar novas estratégias na empresa, tendo mais chance de acerto nas estratégias.


Gamificação


A última inovação que iremos apresentar é uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas. A gamificação é uma metodologia que alia elementos comuns aos jogos - como storytelling, pontuação e recompensas - para estimular a realização de atividades com resultados concretos. Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas essa ferramenta está impactando áreas importantes como saúde, política, educação, além das empresas.


Esses elementos lúdicos conseguem motivar as pessoas a realizarem tarefas que poderiam ser monótonas e pouco amigáveis, mas que se transformam em experiências imersivas e interativas com a adoção da gamificação. Desta forma, aumenta-se o engajamento dos colaboradores e também sua produtividade.


Nas empresas essa estratégia está sendo adotada em operações como treinamento corporativo, onboarding de novos funcionários, recrutamento, comunicação interna e até nas ações cotidianas.


No caso das plataformas eletrônicas, a gamificação também oferece relatórios detalhados da performance dos colaboradores nas atividades e, assim como no big data, isso ajuda o RH a identificar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado nas estratégias.


Se interessou pela gamificação? Converse conosco e descubra o que essa ferramenta pode fazer por sua empresa!


No items found.
Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon facebookicon instagramicon linkedin