O setor de Recursos Humanos tem contemplado diversas mudanças nos últimos anos; as inovações advêm das novas tecnologias que têm otimizado atividades que antes eram o ponto central do setor. A utilização do LMS no Brasil é uma dessas tecnologias que surgiu para transformar a forma como o treinamento corporativo acontece.

Isso porque a demanda de etapas na construção de um programa de treinamento é muito grande: aviso aos colaboradores, disponibilização de materiais, acesso a conteúdo de diversas mídias, avaliações, registro de presença, análise de testes e geração de certificados são só algumas das atividades.

A utilização do LMS no Brasil tem sido uma mudança significativa e importante para essas atividades especificamente porque otimiza grande parte delas e facilita o processo de acompanhamento de um treinamento. Se você tem interesse em descobrir mais a fundo acerca da utilização do LMS no Brasil, dentro das corporações, então confira este texto que desenvolvemos para você.

LMS: o que é exatamente?  

O Learning Management System – LMS (do português: Sistema de Gestão da Aprendizagem) é uma plataforma que oferece suporte para o processo de aprendizagem, desde o planejamento até a implementação e avaliação de resultados. 

Isso quer dizer que, através desse sistema é possível desenvolver, personalizar, organizar e realizar a gestão de cursos e treinamentos on-line, além de armazenar e distribuir conteúdo. Tudo isso de maneira progressiva e interativa, com a possibilidade de registrar e relatar o desempenho do participante.

Esse sistema pode ser utilizado para qualquer finalidade de aprendizagem, mas é no ambiente corporativo que o LMS tem se ressaltado como um novo recurso efetivo para transformar a experiência de treinamento e de capacitação de profissional.

Principais mudanças no RH com a implementação do LMS

As mudanças no RH com a implementação LMS tem como objetivo otimizar o trabalho através da informatização de atividades e elas ocorrem em diversos processos (como realização de consultas de planilhas salariais, benefícios e promoções). 

Porém como o novo RH foca suas atividades em estratégias para o treinamento e desenvolvimento de pessoas, o LMS sendo um sistema que auxilia no projeto de educação corporativa torna-se um recurso facilitador para essas práticas, influenciando no desenvolvimento dos seguintes processos dessa esfera:

Personalização na criação de treinamento e desenvolvimento

O projeto de educação corporativa ideal deve estudar as capacitações fundamentais, nível de entendimento e melhor método de aprendizagem de cada colaborador para só então desenvolver estrategicamente projetos de aperfeiçoamento contínuo.

Essa personalização pode ser alcançada de maneira mais fácil e eficaz quando utilizado o sistema de LMS, porque o programa é desenhado de modo a trazer uma solução personalizada para a necessidade de cada organização. Curso, material, metodologia, tudo pode ser desenvolvido a partir das características apontadas nas estratégias de treinamentos e desenvolvimento.

Relatórios otimizados

Assim como é possível customizar toda plataforma para a necessidade da sua empresa, o LMS também permite a criação de relatórios dentro do ambiente virtual de aprendizagem. 

As informações geradas baseiam-se no progresso de cada colaborador dentro da plataforma, facilitando, e muito, na análise de resultados do treinamento em questão e na gestão de informações que podem ser cruciais para possíveis decisões da organização.

Esses relatórios são capazes de avaliar tendências de comportamento e servirem como base para o RH criar novos cursos estratégicos que garantam que gaps de competências sejam diminuídas, levando o time a se tornar de alta performance e afetando positivamente no índice de rotatividade e de produtividade da empresa.

Recursos para inovar

Outra mudança gerada pelo LMS no RH tem relação com a gama de recursos de aprendizagem que o sistema é capaz de disponibilizar. A área não precisa se limitar a treinamentos on-line da forma com que está acostumada (slides, seminários e outros), com esse sistema é possível desenvolver novas estratégias de aprendizados, que engaje mais os funcionários. Uma metodologia que utiliza o sistema de LMS e tem se mostrado tendência no mundo corporativo é a gamificação.

Menos custos e mais benefícios

O setor de Recursos Humanos sempre foi erroneamente conhecido como uma área que não traz resultados financeiros para a empresa, por isso é um ambiente que tem como desafio diminuir seus custos. Pode-se dizer que de todas as tarefas que o setor realiza, a parte de treinamento desenvolvimento é o ambiente que – no modo comum – mais necessita de recurso.

Mas os custos com investimento em LMS no Brasil são inferiores aos demais treinamentos e desenvolvimento tradicionais, isso porque gastos com suporte e manutenção de salas de aulas físicas, por exemplo, são totalmente eliminados.

Isso significa que além de estar atualizado com as novas tendências da área, implementar o LMS na empresa facilita a redução de custos, tornando-se uma aliada na busca de economia.

O futuro de uma empresa com LMS

Empresas que optam em adotar a ferramenta de LMS aumentam a capacitação para treinar todos os colaboradores da cadeira produtiva da corporação, se transformando em uma organização que aprende e, definitivamente, implementando com efetividade a cultura do aprendizado contínuo

Os processos de contratação e de aperfeiçoamento de novos profissionais tornam-se mais fáceis, visto que toda base de conhecimento está pronta e pode ser acessada na plataforma de LMS. 

Nisso, o setor de Recursos Humanos pode focar em ser estratégico, em desenvolver treinamentos que capacitem os profissionais com as competências que a instituição precisa, construindo um banco de dados com todos os profissionais da empresa, identificando possíveis colaboradores qualificados que podem contribuir melhor em outros cargos.

De fato, as mudanças no setor de RH de corporações que optam por utilizar o LMS no Brasil são diversas, mas a maioria delas beneficiam o processo de treinamento e aperfeiçoamento de profissionais. Você sabia que existem vários tipos de LMS para ser utilizado em todas as áreas de sua corporação? 

Se você cogita em utilizar a nova tecnologia no seu RH, primeiro precisa entender sobre as opções disponíveis, pensando nisso nós desenvolvemos o post “As diferenças entre plataformas LMS tradicionais e inovadoras” para que consiga identificar qual LMS pode atender à necessidade que sua empresa precisa hoje.