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Home / Blog / Gestão / Conheça a importância de criar um mapa de stakeholders

Conheça a importância de criar um mapa de stakeholders

Conheça a importância de criar um mapa de stakeholders
23 mar 2022

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Criar um mapa de stakeholders pode ser uma ótima forma de traçar um plano para atingir os objetivos estratégicos de um negócio e fortalecer os relacionamentos que a empresa tem, tanto com o público interno quanto externo. 

O que você vai ver neste artigo:

  • O que são os Stakeholders?
  • O que é o Mapa de Stakeholders e para quê serve?
  • Como é feito o Mapeamento dos Stakeholders? 
  • Stakeholders: a importância de fortalecer os talentos internos

Neste artigo será explicada a importância de se criar um mapa de stakeholders para uma organização, além de mostrar dicas para usar essa ferramenta e consolidar os laços com diferentes grupos valiosos para a empresa. 

O que são os Stakeholders?

Nenhum negócio vive no vácuo: uma série de grupos são fundamentais para o bom funcionamento e sucesso de uma empresa, cada um com suas características e demandas; cada um influenciando e sendo influenciado por ela. O que seria de sua organização sem os clientes? Acionistas? Fornecedores? Mídia? 

Existem várias ferramentas que podem ser usadas para fortalecer o relacionamento da empresa com o seu público, seja para aumentar o engajamento dos colaboradores ou melhorar a imagem da marca com a sociedade. 

E um desses métodos, também utilizado para ajudar a alcançar os objetivos estratégicos, é o mapeamento de stakeholders. 

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Mas, antes de explicar como funciona essa ferramenta, é preciso entender o que é este termo em inglês e sua importância para os negócios: stakeholders são todas as pessoas que estão envolvidas, de alguma forma, com a empresa. 

Algumas pessoas confundem esse termo em inglês com o de shareholders, que na verdade se resume apenas aos acionistas. O grupo de stakeholders engloba uma grande quantidade de públicos, sejam internos ou externos à empresa. Dentre eles estão:

  • Colaboradores;
  • Fornecedores;
  • Parceiros;
  • Acionistas;
  • Clientes;
  • Comunidade;
  • Sociedade;
  • Governo;
  • Instituições reguladoras;
  • Sindicatos;
  • Organizações não governamentais (ONGs);
  • Mídia;
  • Meio;
  • Concorrentes;
  • Entre outros.

Todos estes grupos, de uma maneira ou outra, têm influência sobre o negócio e são impactados por ele, seja de forma direta ou indireta. Sem eles, é impossível que a empresa funcione ou sobreviva no mercado.

Por isso, é fundamental adotar estratégias para saber lidar melhor com esse público e cada grupo em específico, entregando-lhes valor. Mas isso só será possível ao se fazer um mapeamento dos stakeholders. 

O que é o Mapa de Stakeholders e para quê serve?

Ela é um relatório e representação visual sobre todos os públicos envolvidos com a empresa, seja de forma direta ou indireta. Essa ferramenta ajuda a identificar os grupos e entender como eles influenciam e são influenciados pela organização. 

Isso significa descobrir como fortalecer o relacionamento da marca com esses variados atores — de clientes, a colaboradores e os órgãos governamentais e comunidade — desenvolvendo estratégias para melhorar a conexão com diferentes públicos. 

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É possível definir quais são os interesses de cada grupo e estabelecer metas para a empresa aumentar o engajamento deles com a marca. Desta forma, o mapa de stakeholders também pode contribuir para alcançar os objetivos estratégicos do negócio.

Um exemplo: ao se estudar os stakeholders dos funcionários, entendendo sua importância para a organização e como ela também os influencia, é possível pensar em estratégias como o treinamento corporativo para melhorar seu desempenho e engajamento. 

Mas, sem ter uma análise profunda e organizada, dificilmente a empresa e seus colaboradores conseguirão planejar e executar as ações mais efetivas para impactar os variados grupos envolvidos. Para evitar problemas e otimizar o processo é que existe o mapa de stakeholders. 

Como é feito o Mapeamento dos Stakeholders? 

Existem alguns passos que podem ajudar na realização do mapa de stakeholders. É preciso ter em mãos materiais para fazer pesquisa, para o desenvolvimento de relatórios e representações visuais, facilitando o processo e o entendimento de todos os responsáveis pelo projeto. 

1- Identifique todos os stakeholders

O primeiro passo sempre é conhecer com quem se vai trabalhar: faça uma lista de todos os públicos que são influenciados e influenciam sua empresa, seja de forma direta ou indireta, dentro ou fora da organização. Considere todos os públicos citados anteriormente e os demais que encontrar nessa busca, criando categorias para os grupos. 

2- Analise os interesses dos stakeholders

Tendo já definidos os grupos — clientes, acionistas, colaboradores, comunidade, entre outros — é o momento de investigar quais são os interesses e expectativas que eles têm da organização. 

Cada público tem suas necessidades e anseios em relação à empresa, que são diferentes uns dos outros: seus clientes esperam produtos, serviços e atendimento de qualidade, por exemplo; enquanto seus funcionários e os órgãos governamentais têm necessidades diferentes e específicas. 

Essa análise detalhada irá ajudar a identificar as oportunidades que a empresa tem para fortalecer o relacionamento com cada grupo, engajando-os com a marca. 

3- Separar os grupos em grandes categorias

Após essa pesquisa, é importante criar categorias para segmentar cada público. Algumas empresas gostam de dividir os seus stakeholders em grupos, como internos X externos; estratégicos X necessários; primários X secundários — essa separação depende dos critérios que serão usados para fazer o mapeamento desses atores e do seu grau de influência na organização. 

4- Definir as ações

Não adianta ter todo o conhecimento do mundo na palma da mão, mas não gerar impactos na prática. Após identificar os stakeholders e suas necessidades, é preciso definir quais ações e estratégias serão tomadas para engajar os diferentes públicos. 

Pense nos departamentos que são responsáveis por cada segmento. Ofereça esses dados para que tenham competência para desenhar ações e metas eficientes a fim de impactar as pessoas e melhorar sua relação com a organização.  

5- Elaborar o mapeamento de stakeholders

Todas essas informações podem ser disponibilizadas em relatórios, planilhas e outros formatos a serem apresentados aos setores estratégicos da empresa, para que realizem ações de engajamento com os públicos que lhe dizem a respeito.

Existem vários exemplos de mapas de stakeholders prontos disponíveis na internet, trazendo informações detalhadas sobre como cada grupo é visto pela organização. Dessa forma, se tem guias práticos para a produção do relatório, usando os dados e necessidades particulares da empresa. 

Stakeholders: a importância de fortalecer os talentos internos

Um dos grupos de stakeholders que têm bastante influência sobre a empresa são os funcionários. Eles são responsáveis por produzir, executar, planejar, além de realizar o atendimento, cobrindo todos os setores de um negócio e impactando o seu relacionamento com os outros stakeholders. 

É preciso investir nesse grupo de forma especial, oferecendo treinamentos corporativos para capacitar aqueles que já estão na organização e contratar os melhores profissionais para as equipes. 

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Perguntas Frequentes

O que são os Stakeholders?

Stakeholders são todas as pessoas que estão envolvidas, de alguma forma, com a empresa. 

O que é o Mapa de Stakeholders e para quê serve?

Ela é um relatório e representação visual sobre todos os públicos envolvidos com a empresa, seja de forma direta ou indireta. Essa ferramenta ajuda a identificar os grupos e entender como eles influenciam e são influenciados pela organização. 

Como é feito o Mapeamento dos Stakeholders? 

1- Identifique todos os stakeholders;
2- Analise os interesses dos stakeholders;
3- Separar os grupos em grandes categorias;
4- Definir as ações;
5- Elaborar o mapeamento de stakeholders.

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