A metodologia
EAD transformou os processos de aprendizagem. Esse modelo trouxe benefícios como a otimização do tempo dos estudantes, economia de recursos para todos os envolvidos - educandos, instituições de ensino e
empresas -, além de dar maior autonomia para os alunos. Porém, existem estratégias inovadoras que ajudam a potencializar essas e outras vantagens da ferramenta. Saiba agora como adotar a gamificação na educação a distância pode te trazer melhores resultados!
Tecnologia e educação
Assim como áreas importantes como saúde, segurança e negócios, a educação também foi impactada pelos avanços tecnológicos das últimas décadas. Antigamente a aprendizagem era restrita à sala de aula: um ambiente com limitações espaciais e temporais e, de certa maneira, um pouco distante da realidade de muitos.
Entretanto, a tecnologia veio mudar esse cenário. Agora as pessoas podem buscar conhecimento em diversas plataformas, como
celulares, tablets e desktops, podendo encontrar conteúdos informativos a qualquer hora e lugar - no almoço, no ônibus a caminho de casa, antes de dormir. Nunca foi possível se capacitar tão facilmente em diversas habilidades como nos dias atuais: uma pessoa pode aprender desde marketing digital, alguma língua estrangeira e até mesmo a tricotar! Basta alguns cliques e toques na tela para que um novo mundo se torne acessível.
A
educação a distância proporcionou a flexibilização do ensino e que o conhecimento chegasse a pessoas que não tinham a oportunidade de estudar, seja por falta de tempo, recursos financeiros ou de infraestrutura. Isso não só beneficiou os estudantes, como também as instituições de ensino e empresas, que agora podem fortalecer seus processos de aprendizagem e treinamentos ao adotar um método mais dinâmico, que estimula a autonomia e respeita o tempo de cada educando/colaborador.
Desta forma, o
EAD se tornou uma ferramenta importante para a
educação corporativa e tradicional, trazendo diversos recursos tecnológicos para tornar a aprendizagem mais efetiva e estimulante. No material é possível incorporar diversas linguagens (como audiovisual, texto, infográficos, por exemplo) para reter a atenção e melhorar a assimilação de conhecimento por pessoas com
diferentes estilos de aprendizado.
Além disso, essa metodologia ajuda a economizar recursos, pois não é preciso se prender ao espaço físico (e ter que alugar ou disponibilizar uma sala), nem se preocupar com o deslocamento dos estudantes. Essa característica também reduz o trabalho logístico de ter que agendar um instrutor/educador em determinado horário e mobilizar os colaboradores/alunos para comparecer ao treinamento/aula.
Com a popularização do
EAD no Brasil e no mundo na educação empresarial e tradicional, várias metodologias começaram a ser desenvolvidas e incorporadas ao ensino a distância. Alguns exemplos são o
LMS - um avanço desse modelo ao permitir maior controle sobre a gestão dos conteúdos educacionais -, o
blended learning,
mobile learning, microlearning* e a
universidade corporativa.
Porém, existe um método ainda mais inovador e que pode ser adotado junto com a educação a distância para trazer melhores resultados na aprendizagem dos alunos e colaboradores: a gamificação!
Gamificação
Aliando recursos comuns aos jogos com objetivos com consequências reais, a gamificação é uma tendência que cada vez mais vem ganhando espaço tanto a nível mundial como no mercado brasileiro*. Essa estratégia pode ser aplicada em várias áreas, como saúde, mobilidade, marketing e inclusive na educação tradicional ou empresarial, transformando atividades que poderiam ser maçantes em experiências incríveis.
A
gamificação proporciona um ambiente imersivo e interativo para motivar as pessoas a realizarem determinadas ações. Assim como os jogos estimulam a atitude dos jogadores (como acumular pontos, salvar a princesa, derrotar o vilão), essa metodologia incorpora aspectos lúdicos para que o usuário cumpra as missões, sempre ligadas a um objetivo concreto - como assimilar determinados conteúdos e obter conhecimento em áreas específicas.
Esse clima e design recreativo acaba aproximando e engajando as pessoas na dinâmica, despertando seu interesse na atividade e retendo-a na realização das tarefas. O próprio estilo do jogo estimula a busca constante por progresso e aprimoramento, que pode resultar na assimilação de mais conhecimentos - pensando na aplicação da gamificação na educação.
Essa área pode aproveitar a natureza engajadora da gamificação para tornar os processos de aprendizagem, sejam da educação formal ou corporativa, mais eficientes. Porém, como isso acontece no caso específico da educação a distância? Vamos descobrir!
Gamificação na Educação a Distância
Unir esses dois conceitos pode trazer diversos benefícios para sua instituição de ensino ou empresa. A gamificação na
educação a distância pode tornar essa estratégia ainda mais dinâmica e eficaz, pois torna o aprendizado um processo mais amigável e engajador.
A natureza do jogo estimula o progresso dos colaboradores no treinamento, incentivando-os a completar as atividades e, assim, aprender mais. Com tanta flexibilidade oferecida no EAD, alguns perfis de pessoas podem ter dificuldade em estabelecer horários de estudo e se organizar nas lições. Ao adotar um estilo lúdico como a gamificação, os estudantes estarão mais motivados a realizar as tarefas da plataforma, prosseguir em seu aprendizado e, desta forma, aprender o conteúdo necessário para se capacitar tanto em suas atividades na empresa como em sua formação tradicional.
O lado lúdico também ajuda a fortalecer os conhecimentos adquiridos, pois tudo que é aprendido de forma mais amigável é mais fácil de ser lembrado. Isso se potencializa ainda mais quando a gamificação utiliza do storytelling para criar um ambiente imersivo.
Além disso, a gamificação permite dar feedbacks rápidos aos colaboradores, ajudando-os a descobrir quais conhecimentos ainda não foram entendidos e as informações que foram bem assimiladas. Geralmente a dinâmica trabalha com pontuações e níveis, facilitando que os usuários visualizem sua evolução e se motivem a avançar cada vez mais na atividade.
Nesta questão, o modelo eletrônico também possibilita que o RH acesse relatórios detalhados do desempenho de cada funcionário, auxiliando o controle e aprimoramento desse processo. Desta forma, é mais fácil identificar quais temas precisam ser melhor trabalhados e quais estão sendo aprendidos com eficiência.
Além do EAD, a gamificação pode ser adotada com outras metodologias e em outras áreas importantes para a empresa, como onboarding de novos funcionários e até mesmo nas tarefas cotidianas.
Venha conversar conosco para saber como implementar essa estratégia na sua organização e descobrir ainda mais benefícios!