Marketing Holístico é uma estratégia que busca integrar os vários setores presentes em um único negócio. Ele tem como finalidade gerar experiência única para o consumidor e provocar interesse nele para que escolha sua empresa ao invés da concorrência.

Hoje em dia, os consumidores têm muito mais autonomia na hora de escolher um produto ou serviço, com isso eles estão cada vez mais exigentes. Como consequência, as estratégias focadas na venda precisam se adaptar.

O que você vai ver neste artigo:

Uma maneira de estar em sincronia com as necessidades do público atual, é focando na criação de campanhas e ações mais precisas. E é exatamente nesse sentido que surge o Marketing Holístico, que foca em integrar os diferentes setores e desenvolvê-los como um todo.

Se você quer saber se essa união de processos de fato pode gerar resultados melhores, então continue a leitura deste artigo. Aqui você verá:

  • O que é Marketing Holístico
  • Os 4 pilares do Marketing Holístico
  • Marketing integrado
  • Marketing de relacionamento
  • Marketing de performance
  • Marketing interno
  • Quais são os objetivos do Marketing Holístico?

O que é Marketing Holístico?

O Marketing Holístico é uma filosofia que contempla todos os processos de uma empresa em uma única coisa. Essa ferramenta é utilizada pelo Marketing com o objetivo de integrar as diferentes partes de uma corporação ou de um setor, para que todos sigam o mesmo propósito.

A partir dessa ideia não há mais divisão de setores, processos separados e objetivos distintos, ao contrário, a unidade passa a ser o foco da estratégia da empresa. Logo, todos os departamentos trabalham juntos para desenvolver ideias que vão de encontro com as necessidades do consumidor.

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O objetivo final é garantir que o cliente em potencial escolha o seu produto e/ou serviço ao invés das outras opções disponíveis no mercado e que concorrem com a sua instituição. Isso acontece através do entendimento dos colaboradores de que o negócio funciona de forma similar ao corpo humano, o alto desempenho só acontecerá se todas as partes trabalharem de forma conjunta.

Ou seja, na prática o Marketing Holístico acredita que todos os âmbitos da empresa precisam unir esforços para um único objetivo: entregar a melhor experiência para o cliente. Assim, todas as atividades, processos e estratégias devem ser direcionadas para isso.

4 pilares do Marketing Holístico

O Marketing Holístico se trata de uma mudança cultural e gera uma transformação na estrutura do negócio, Essa renovação ocorre em quatro elementos que são considerados pilares de sustentação de uma empresa.

Marketing integrado

Integrar o marketing é uma das ações necessárias para gerar experiências únicas para os consumidores. Isso porque ele auxiliará a empresa a entregar performance não somente nos setores de mídias sociais, por exemplo, mas nos demais pontos de contato que a empresa possui. 

É comum as empresas esquecerem que setores como o SAC são amplamente avaliados pelos consumidores e influenciam muito na experiência que ele tem com a marca, podendo ser positiva ou negativa.

Então, nesse pilar do Marketing Holístico são trabalhadas estratégias que melhorem e aliem os diversos canais de comunicação que a empresa entrega para o cliente e que impactam diretamente na visão dele sobre a corporação.

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é o pilar que cria práticas para gerar relacionamento duradouro com o cliente. Através dele, a empresa implementa canais de conexão porque entende que a interação acontece muito antes da venda, que ela ocorre por meio das redes sociais, através de artigos publicados no blog, por meio de listas de e-mail, anúncios, eventos e demais maneiras de comunicação existentes.

Antes, o consumidor era visto como agente passivo, porém com o advento do mundo digital essa posição mudou. Agora ele é parte ativa, logo seu feedback, sua opinião e sua percepção deve ser levado em consideração para gerar relacionamento e entregar um produto ou serviço de acordo com as necessidades que ele dispõe.

É importante ressaltar também que esse relacionamento não se extingue após a compra do produto ou serviço, ou contrário, ele precisa ser alimentado até que a fidelização ocorra e aquele cliente permaneça vinculado de alguma forma com a empresa. E é o pilar do marketing de relacionamento que vai trabalhar esses aspectos.

Marketing de performance

Assim como qualquer estratégia empresarial, a performance é um elemento de fundamental importância para o Marketing Holístico, sendo ele o terceiro pilar. Ele evidencia a necessidade de planejar e analisar.

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Em um primeiro momento são definidos os objetivos da empresa. Eles precisam ser quantificáveis, porque são através de dados estatísticos que podem ser avaliados a efetividade de diversas táticas.

Sua empresa pode, por exemplo, definir metas como:

Mas esses são só alguns dos exemplos, há diferentes objetivos primários que ela pode trabalhar, além dos secundários.

Fora os objetivos quantificáveis, é necessário determinar prazos para atingir cada um deles. É comum que as empresas utilizem o modelo anual, mesmo assim é possível revisar semestralmente, trimestralmente ou mensalmente a fim de identificar se está no caminho certo ou se precisa realinhar suas ações.

Marketing interno

O público interno, mais conhecido como seus colaboradores, também devem ser considerados um público que precisa impactar positivamente, pois são eles que vivenciam o produto e por isso têm poder de influência como qualquer outra pessoa.

Pois assim como a opinião dos clientes pode afetar positiva e negativamente a imagem da marca, as dos profissionais que trabalham na organização também, o que pode influenciar na performance do negócio. Logo, ter funcionários satisfeitos pode mudar a visão dos consumidores acerca da empresa.

As ações realizadas para os funcionários também são conhecidas como endomarketing e influenciam em indicadores importantes para a empresa como:

Quais são os objetivos do Marketing Holístico?

Na prática, o Marketing Holístico existe para quatro finalidades:

Construção de marca: Em um mercado tão concorrido, a marca precisa ser reconhecida pelo seu público para se manter ativa e essa é uma das funções do Marketing Holístico.

Consistência: É necessário trabalhar o posicionamento da empresa para que ele seja o mesmo sempre e esteja presente em todos os canais de contato que a marca possui.

Eficiência: A partir do momento que todos da empresa trabalham juntos, a eficiência também aumenta.

Eficácia: Outra consequência do trabalho em conjunto é a eficácia. Todas as estratégias apresentam melhores resultados.

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Perguntas Frequentes:

O que é Marketing Holístico?

O Marketing Holístico é uma filosofia que contempla todos os processos de uma empresa em uma única coisa. Essa ferramenta é utilizada pelo Marketing com o objetivo de integrar as diferentes partes de uma corporação ou de um setor, para que todos sigam o mesmo propósito.

Quais São os 4 pilares do Marketing Holístico?

– Marketing integrado;
– Marketing de relacionamento;
– Marketing de performance;
– Marketing interno.