Gig economy é uma tendência que vem se tornando cada vez mais presente na vida dos profissionais e empresas. Esse termo representa as formas alternativas de trabalho criadas nos últimos tempos e que, de uma forma ou outra, serão mais comuns na sociedade do que se imagina.

Descubra nesse artigo o que é a tal gig economy e quais são as vantagens dessa tendência para os profissionais e empresas. 

O que é Gig Economy?

Os avanços tecnológicos das últimas décadas transformaram as nossas vidas: da maneira com que entramos em contato uns com os outros, como nos divertimos, nos movemos pelo cidade e até como trabalhamos. A tecnologia trouxe uma série de mudanças tanto nas operações das empresas, como também no próprio desenho do mercado. 

O trabalho já não é o mesmo de 50 anos atrás: antes o sonho era se tornar concursado ou CLT em uma grande organização. No máximo, as pessoas aceitavam abrir uma empresa para atuarem como PJ para outros negócios. 

Agora, muita coisa mudou. Há quem prefira trabalhar por conta própria fazendo home office e sendo freelancer; há quem presta serviços por aplicativo; quem só atua como temporário ou por demanda… Atualmente existem uma série de possibilidades de emprego e geração de renda. E todas elas tem a ver com a gig economy.

Esta palavra em inglês junta todas as formas alternativas de trabalho que surgiram nos últimos tempos. Enquanto os empregos tradicionais adotam um modelo mais rígido — em questões como horários e regras —, a gig economy traz maior flexibilidade nas relações trabalhistas.   

Algumas dessas mudanças foram possíveis graças aos avanços tecnológicos, que permitiram que algumas profissões e serviços pudessem ser realizadas em qualquer lugar e a qualquer horário, seja por meio de computadores ou até pelo celular. 

Com os avanços tecnológicos e o desejo de algumas gerações profissionais por maior liberdade no trabalho, a gig economy vem se fortalecendo no mercado e transformando as relações já existentes: gerando novas oportunidades e benefícios para os trabalhadores que atuam nesse modelo e as empresas que os contratam.

Vantagens da Gig Economy 

O surgimento de modelos alternativos de trabalho trouxe uma série de possibilidades tanto para as organizações, quanto aos profissionais. Dependendo da realidade e desejos de cada um, se aproveitar da gig economy pode ser algo bastante vantajoso. 

Benefícios para os profissionais

Quem deseja atuar em alguma das possibilidades oferecidas pela gig economy, como freelancer ou serviço por demanda, tem como maior vantagem a flexibilidade: os horários e dias de trabalho podem ser ajustados de acordo com a rotina do profissional, dando espaço para que ele use seu tempo livre em outras atividades importantes — como cuidar de outras pessoas, estudar, praticar algum hobby ou até investir em outro trabalho. 

Muitos acabam tendo maior bem-estar e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional ao adotar esse modelo flexível de trabalho. É possível reduzir o estresse em alguns casos — como o home office que evita os problemas de deslocamento para o local de trabalho — além de possibilitar maior liberdade de escolha ao trabalhador. 

Porém, os profissionais devem estar atentos a uma informação importante: algumas atividades desse modelo não preveem certos direitos trabalhistas, pois legalmente não é considerado o vínculo entre o trabalhador e empresa. Antes de embarcar na gig economy, é preciso analisar o peso desse fator na sua vida financeira e pessoal, além da falta de estabilidade. Toda escolha tem suas vantagens e desvantagens. 

Além disso, a liberdade de trabalho também exige maior responsabilidade e organização. Algumas ferramentas de produtividade podem ajudar a manter o fluxo de trabalho e realizar todas as suas obrigações, sem tanto estresse e pressão. 

Benefícios para as Empresas

As organizações também podem ganhar ao contar com profissionais que atuem na gig economy. Uma das vantagens é a possibilidade de reduzir alguns custos ligados aos encargos trabalhistas, já que esta relação não costuma ter vínculo dessa natureza. Assim, a empresa pode remunerar diretamente o trabalhador e distribuir uma parte do valor que seria o custo total de CLT para outras áreas estratégicas.

Além disso, outra grande vantagem é poder contar com profissionais que não residem ou estão na mesma região da empresa: pode-se ter talentos que moram em outras cidades, estados e até países, contribuindo com o sucesso do seu negócio. Desta forma, a empresa está aberta a trabalhadores de expertises diversas, sem ser restringida pelos limites geográficos.   

Esses talentos também podem vir de profissionais que não tem o desejo de se prender a uma rotina, mas ainda sim realizam um trabalho de excelência. Sua empresa pode contar com eles para dar uma força ao seu quadro de funcionários, enquanto eles têm liberdade para montar sua carreira. 

Essa questão se mostra ainda mais vantajosa quando consideramos negócios com necessidades sazonais: é possível contratar profissionais por demanda, aumentando o número de trabalhadores apenas quando a empresa realmente precisa.  Desta forma, não se desperdiça recursos com ociosos e ganha-se com mão de obra no momento certo.

Dicas para Aderir a Gig Economy

Toda essa liberdade e flexibilidade também exigem sua contrapartida. É necessário tomar alguns cuidados antes de abrir as portas para a gig economy na sua empresa.

A primeira delas é ficar atento para fazer acordos por escrito com todos os trabalhadores, dando maior segurança tanto para os profissionais, quanto para a organização. Prazos, valores, condições de serviço, entre tantas outras situações, podem e devem ser discutidas por meios como mensagens de celular, e-mails e, se necessário, acordos legais para tornar o contrato mais seguro para todas as partes. 

Lembrando: em alguns casos é preciso se atentar às regras da legislação trabalhista para não ter problemas mais tarde. Nunca se esqueça de procurar orientação jurídica/RH para saber as normas válidas para cada tipo de contratação. 

Além disso é preciso cuidar do processo de seleção das pessoas, buscando referências de seus trabalhos antigos para conhecer a qualidade de seu serviço e sua confiabilidade profissional. Assim sua empresa não se arrisca com alguém que não cumprirá os prazos ou não alcançará as expectativas. 

Com esses e outros cuidados é possível fortalecer sua equipe ao contar com novos talentos. Mas, você já pensou em levar a inovação na sua empresa a outro patamar? Conheça o conceito de Anywhere Office: uma nova tendência para o futuro do trabalho!