Nem sempre os gestores sabem claramente a importância do treinamento nas organizações. Esse desconhecimento pode prejudicar o desenvolvimento de uma estratégia de educação empresarial realmente efetiva, não investindo em ações continuadas e sim apenas em ato pontuais - que não irão trazer os resultados desejados.
Precisa de ajuda para justificar os investimentos em educação corporativa? Confira neste artigo a importância do treinamento nas organizações e saiba como essa ação continuada pode beneficiar sua empresa!
Treinamento empresarial no Brasil
As ações voltadas à educação empresarial podem trazer diversos benefícios para as organizações, porém no nosso país ainda há muito que investir nessa área. Monitorando a situação, a 13ª edição 2018/2019 do Panorama do Treinamento no Brasil (elaborado pela Integração Escola de Negócios, em parceria com a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento - ABTD e a Carvalho & Mello Consultoria Organizacional) traz alguns detalhes da realidade atual do setor. Em comparação ao estudo passado, houve uma diminuição nos investimentos das empresas em treinamento e desenvolvimento. Mas os pesquisadores consideram que a pouca variação nessa quantia durante os períodos de crise significa que o segmento está ganhando mais relevância no Brasil - o que é bastante positivo. No entanto, em comparação com outros países, há uma grande diferença: segundo a pesquisa nos Estados Unidos o investimento anual em treinamento e desenvolvimento é de U$ 1.273 por colaborador, enquanto aqui é de R$ 746. Isso mostra como as empresas brasileiras estão entendendo a importância do treinamento nas organizações, mesmo que lentamente e ainda longe de mercados mais consolidados, como os dos EUA. Por isso não custa nada reforçar como e porque essas ações são tão importantes.Como adotar o Treinamento
O treinamento corporativo é uma ação educativa que pode ser aplicada para todos os colaboradores da empresa: desde os mais antigos, os recém contratados e até mesmo para a formação continuada das lideranças:- Os funcionários que já fazem parte da empresa podem atualizar seus conhecimentos necessários para o seu atual cargo ou para assumirem novas oportunidades, aprenderem a mexer nos softwares e máquinas recém adquiridas, saberem as melhores práticas de suas funções, fortalecerem seu engajamento profissional e, desta forma, trazerem melhores resultados para a empresa.
- O treinamento pode ser empregado para alinhar os novos funcionários os procedimentos, histórico e cultura organizacional, além de educá-los no uso de softwares e processos específicos ligados ao seu cargo.
- As lideranças podem descobrir novas maneiras de lidar com seus colaboradores e ideias para implementar em seu setor, saber extrair o melhor de cada liderado e a se relacionar com as equipes. Assim, eles estão mais preparados para as responsabilidades desta função.