A importância do treinamento contínuo para organizações
Educação

A importância do treinamento contínuo para organizações

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Nem sempre os gestores sabem claramente a importância do treinamento nas organizações. Esse desconhecimento pode prejudicar o desenvolvimento de uma estratégia de educação empresarial realmente efetiva, não investindo em ações continuadas e sim apenas em ato pontuais - que não irão trazer os resultados desejados.  


Precisa de ajuda para justificar os investimentos em educação corporativa? Confira neste artigo a importância do treinamento nas organizações e saiba como essa ação continuada pode beneficiar sua empresa!


Treinamento empresarial no Brasil


As ações voltadas à educação empresarial podem trazer diversos benefícios para as organizações, porém no nosso país ainda há muito que investir nessa área. Monitorando a situação, a 13ª edição 2018/2019 do Panorama do Treinamento no Brasil (elaborado pela Integração Escola de Negócios, em parceria com a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento - ABTD e a Carvalho & Mello Consultoria Organizacional) traz alguns detalhes da realidade atual do setor. 


Em comparação ao estudo passado, houve uma diminuição nos investimentos das empresas em treinamento e desenvolvimento. Mas os pesquisadores consideram que a pouca variação nessa quantia durante os períodos de crise significa que o segmento está ganhando mais relevância no Brasil - o que é bastante positivo.


No entanto, em comparação com outros países, há uma grande diferença: segundo a pesquisa nos Estados Unidos o investimento anual em treinamento e desenvolvimento é de U$ 1.273 por colaborador, enquanto aqui é de R$ 746. 


Isso mostra como as empresas brasileiras estão entendendo a importância do treinamento nas organizações, mesmo que lentamente e ainda longe de mercados mais consolidados, como os dos EUA. Por isso não custa nada reforçar como e porque essas ações são tão importantes. 


Como adotar o Treinamento 


O treinamento corporativo é uma ação educativa que pode ser aplicada para todos os colaboradores da empresa: desde os mais antigos, os recém contratados e até mesmo para a formação continuada das lideranças: 


  • Os funcionários que já fazem parte da empresa podem atualizar seus conhecimentos necessários para o seu atual cargo ou para assumirem novas oportunidades, aprenderem a mexer nos softwares e máquinas recém adquiridas, saberem as melhores práticas de suas funções, fortalecerem seu engajamento profissional e, desta forma, trazerem melhores resultados para a empresa. 


  • O treinamento pode ser empregado para alinhar os novos funcionários os procedimentos, histórico e cultura organizacional, além de educá-los no uso de softwares e processos específicos ligados ao seu cargo. 


  • As lideranças podem descobrir novas maneiras de lidar com seus colaboradores e ideias para implementar em seu setor, saber extrair o melhor de cada liderado e a se relacionar com as equipes. Assim, eles estão mais preparados para as responsabilidades desta função. 


Assim, os treinamentos corporativos podem englobar os mais diferentes assuntos: desde educar os funcionários em questões práticas como segurança do trabalho, aprender a lidar com a diversidade a fortalecer seu engajamento com a organização. Isso tudo traz impactos para o desempenho dos colaboradores e, consequentemente, para o resultado da empresa. 


A Importância do Treinamento nas Organizações


Investir em treinamento significa valorizar o capital humano do negócio. São os colaboradores que fazem tudo funcionar na organização e, quando eles estão despreparados, diversos processos da empresa ficam prejudicados. Pense em um atendente que não consegue despertar empatia, um caixa que não sabe operar seus equipamentos, alguém do operacional que desconhece a cultura interna e um profissional de marketing que não entende o produto/serviço vendido? De uma forma ou outra essas situações vão impactar negativamente o desempenho da companhia, reduzindo assim sua lucratividade. 


Por isso existe uma grande importância em adotar os treinamentos para as organizações, especialmente de forma contínua. Vamos conhecer alguns benefícios de se investir nessa estratégia?


Aumento da Produtividade


Investir na capacitação dos colaboradores - seja no lado operacional ou estratégico - traz impactos ao seu rendimento no trabalho. O colaborador pode aprender métodos mais ágeis e melhores de operar as máquinas e equipamentos envolvidos na sua atividade ou a tomar decisões que tragam mais resultados: tudo isso aumenta a sua produtividade e a qualidade do seu serviço.


Redução de Custos


Saber das melhores práticas ajuda a evitar o retrabalho, que gera desperdício de tempo, esforço e dinheiro. Além disso, profissionais bem treinados são mais ágeis e eficientes em suas funções, o que também reduz os custos relacionados a atividade.


Aumento do Engajamento


Alinhar os objetivos, missão e visão com os seus colaboradores ajuda-os a se sentir parte da organização, vestindo a camisa e sendo mais engajados profissionalmente. Isso também contribui com a construção de um bom relacionamento entre a equipe e melhora do clima organizacional.


Redução da Rotatividade


A melhora do clima organizacional e do engajamento dos colaboradores, aliada ao um bom desempenho no serviço - todos frutos de um investimento em um bom treinamento - consequentemente vai ajudar o funcionário a ter um relacionamento mais saudável com a empresa. Desta forma, ele irá preferir ficar na organização e não aceitar oportunidades em outros lugares. A redução do turnover é fundamental para garantir a qualidade do negócio e evitar gastos com pessoal. 


Acompanhamento de Tendências


Atualmente as situações mudam muito rápido. Informações se tornam obsoletas em pouco tempo, determinadas boas práticas se tornam ultrapassadas e novas exigências são adotadas. Ter uma estratégia de treinamentos contínuos e atualizados é uma excelente forma de manter sua empresa competitiva em mercados tão movimentados. 


Conclusão


Reforçar a importância do treinamento nas organizações é uma forma de garantir que este trabalho tão importante dê frutos na empresa. Uma dica para tratar especificamente das lacunas internas da organização é fazer um levantamento das necessidades (LNT) antes de montar as ações. Assim, a estratégia será mais assertiva, tornando mais visíveis os seus resultados.


Nos tempos atuais de alta competitividade e crise econômica, é fundamental saber justificar os investimentos da área de RH, especialmente mostrando dados e indicadores de desempenho. E uma grande aliada para esse serviço é a tecnologia.


Aliar inovações tecnológicas com os treinamentos é uma excelente ideia para torná-los mais engajadores e eficientes, além de ajudar a ter dados confiáveis sobre o desempenho dos colaboradores nas atividades - tudo isso de forma mais prática e ágil. Saiba mais como unir tecnologia e ensino empresarial e baixe gratuitamente o nosso e-book Transformação Digital na Educação Corporativa


No items found.
Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon linkedinicon instagramicon facebook