O Poder da gamificação criativa em Treinamentos Empresariais

24 jan 2024

A gamificação criativa é uma ótima metodologia para inovar e aumentar os resultados dos treinamentos empresariais, fortalecendo assim os talentos da organização. Existem alguns elementos específicos que caracterizam essa estratégia — e saber aplicá-los da forma correta é a chave para o sucesso da ação. 

Desenvolvendo Estratégias Inovadoras 

Investir em inovação nas ações dentro da companhia é importante para alcançar resultados diferentes e aprimorar uma série de processos e operações — e isso também vale para o treinamento corporativo. 

Como a Criatividade Impulsiona o Engajamento

Muitas empresas buscam a gamificação como um método para inovar e tornar diversas estratégias e processos mais dinâmicos. Porém, apenas aplicar alguns elementos de jogos de forma aleatória pode empobrecer a ação: é possível alcançar melhores respostas ao se ir além, engajando mais o público-alvo. 

O que atrai e retém mais a atenção das pessoas: uma dinâmica que usa apenas um sistema de pontuação ou uma que cria todo um ambiente interessante e lúdico, ajustando-se ao nível do participante e do seu progresso na atividade, e ainda recompensando seu esforço? 

5 Passos para Gamificar sua Empresa

Investir em criatividade ao adotar uma solução gamificação ajuda a fortalecer sua capacidade de engajar os funcionários nos treinamentos, melhorando sua aprendizagem e aumentando os impactos da ação no seu dia a dia. 

Casos de Sucesso na Gamificação Criativa

Essas constatações não são apenas teoria: existem vários exemplos de casos de sucesso ao se adotar uma gamificação criativa eficiente em ações como o treinamento empresarial. 

Um desses casos é a parceria entre a Colaborativa e a Ludos Pro para desenvolver uma plataforma para capacitar professores da rede pública de Barueri (interior de São Paulo), tendo o desafio de manter o engajamento dos participantes mesmo no ensino remoto. 

Duas turmas foram formadas na plataforma: a primeira com uma gamificação em temática espacial, promovendo uma viagem cheia de desafios; e a segunda usando um cenário de Minecraft, mostrando diferentes aplicações das ferramentas para aprimorar o desempenho dos professores. 

Os resultados da ação? 2.500 mil professores treinados, com uma taxa superior a 98% de engajamento e uma taxa acima de 95% de performance média. 

Elementos Essenciais da Gamificação Criativa

Mas, no fim das contas, que recursos diferenciam a gamificação criativa da metodologia original? 

Narrativa e Storytelling

Algo que torna a gamificação uma experiência tão imersiva é o desenvolvimento de uma narrativa engajadora, ou seja, de um storytelling capaz de atrair e reter a atenção dos participantes nas atividades. 

Os jogos mais bem sucedidos na atualidade investem pesadamente em uma história com apelo ao público-alvo. Então por que não aproveitar esse mesmo recurso na empresa? Aplicar o storytelling nos treinamentos corporativos, pensando em temas que realmente sejam interessantes para os participantes, é fundamental para aumentar o engajamento dos funcionários nas atividades educativas. 

Personalização da Experiência

Outro recurso essencial para manter o interesse dos participantes na dinâmica é oferecer opções de personalização. Uma das mais comuns é o uso de avatares: o funcionário pode customizar um personagem para que pareça mais consigo ou que tenha a aparência que desejar, tornando a ação mais interativa e próxima. 

Essa questão também pode ser adotada para promover maior acessibilidade nas plataformas, permitindo com que os usuários mudem o tamanho da fonte empregada, o contraste e cores do design, entre outras opções para tornar a atividade mais inclusiva e amigável a todos. 

Desafios e Recompensas Surpreendentes

Algo que faz um jogo ser mais atraente do que outro são os desafios que ele promove. Se for algo fácil demais, o participante ficará entediado; e se for muito difícil, ele não terá esperança de alcançar os objetivos e desistirá.

Equilibrar o nível de dificuldade dos desafios, ao mesmo tempo que surpreender os funcionários com as atividades, é uma forma de mantê-los interessados ao longo da dinâmica. E isso é potencializado quando, ao se esforçar tanto, o colaborador recebe uma recompensa — mesmo que simbólica — encantadora. 

Design de Atividades Gamificadas

Além dos elementos de jogos, é importante adotar todo um design lúdico para fortalecer a imersão dos participantes nesse universo, ainda mais quando se adota um storytelling temático. 

Cada elemento deve parecer divertido, dinâmico e atraente para os funcionários, chamando a sua atenção e combinando com o estilo proposto. Por isso, é importante investir em um trabalho de design e ilustração competentes, para que esses recursos agreguem à estratégia e não acabem desvirtuando os participantes da atividade — por serem sóbrios demais, inadequados ou pouco cativantes. 

Dicas para Implementar a Gamificação Criativa 

Para alcançar os melhores resultados, não se deve adotar os elementos de forma isolada ou sem qualquer planejamento. É preciso investir em alguns detalhes na gamificação criativa para tornar essa estratégia bem sucedida.

Envolver sua Equipe na Criação

A criatividade é uma qualidade pessoal, mas que se potencializa no esforço coletivo: ter mais pessoas envolvidas ajuda a incentivar a troca de ideias, fundamental para oxigenar as ações e atividades realizadas. 

Por isso, envolver a equipe na criação da solução gamificada — mesmo que ao contratar uma empresa parceira para desenvolver a plataforma e estratégia — é uma excelente maneira de fomentar a criatividade e inovação, ainda mais quando se conta com profissionais com vivências diversas nesse grupo. 

Monitoramento e Feedback Contínuo

As plataformas gamificadas costumam gerar relatórios detalhados do desempenho dos participantes nas tarefas: é recomendado manter a atenção nesses dados para investir em ações para aprimorar continuamente os treinamentos empresariais.

Além disso, os sistemas também oferecem aos colaboradores um feedback instantâneo a cada atividade, permitindo que eles busquem esse aprimoramento por conta própria. 

Medindo o Impacto da Gamificação Criativa

Algo fundamental para o sucesso de qualquer estratégia é a adoção de métricas para acompanhar o desempenho e resultados da ação. 

Métricas de Sucesso e Avaliação de Resultados

No caso dos treinamentos empresariais, costuma-se usar indicadores como performance dos funcionários nas tarefas, evolução nas trilhas de aprendizagem, tempo investido na plataforma, além dos comentários diretos dos participantes, para avaliar a dinâmica e seus impactos no cotidiano dos colaboradores.

Controlar essas métricas ajuda a identificar lacunas e oportunidades de melhoria nos treinamentos, permitindo o aprimoramento contínuo da ação. Dessa forma, esses indicadores se tornam grandes aliados do RH e das lideranças ao lidar com a educação corporativa. 

Imagine então ter em mãos essas informações estratégicas de forma prática e rápida — isso é possível ao adotar plataformas gamificadas que usem recursos de inteligência e gestão de dados, como a Ludos Pro. 
Dê um UP na capacitação dos funcionários da sua empresa: aproveite o melhor da gamificação criativa com a Ludos Pro!

Banner-teste-gratis-artigo

Engaje. Incentive. Inspire.

  • Engajar times
  • Aumentar performances
  • Agilizar a aprendizagem
Mulher em ambiente gamificado se transformando em sereia

Nossas conquistas

  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo watchlist company
  • Selo boostlab
  • Selo cubo Itaú
  • Selo GESAwards
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo watchlist company
  • Selo boostlab
  • Selo cubo Itaú
  • Selo GESAwards
Pular para o conteúdo