O que é coworking e quais suas vantagens?

o que é coworking
09 ago 2023

Você tem dúvidas sobre o que é coworking? Pois saiba que ele é uma inovação do ambiente de trabalho. Inspirado na tendência freelance, das startups e home office, o coworking é um espaço que reúne diariamente diversas pessoas que buscam um ambiente inspirador para trabalhar.

A ideia de que as empresas precisam dispor de um espaço para agregar seus colaboradores já vem sendo repensada há algum tempo e com o surgimento do coworking esse movimento tem crescido cada vez mais.

Isso porque o coworking vai além de um local para com estrutura necessária para comportar uma série de empresas, ele propõe networking e dispõe de um custo bastante inferior ao de uma sala comercial, por exemplo.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é coworking, os benefícios que ele apresenta e porquê ele tem se transformado em uma tendência no Brasil e no mundo. Então, se você se interessou pelo assunto, basta acompanhar!

O que é coworking mesmo?

Coworking é um espaço que dispõe de estrutura de um escritório tradicional para acomodar diversas empresas neste local. O princípio desse tipo de local é o compartilhamento, já que em um único coworking pode dispor de diversas empresas dividindo o mesmo espaço.

Normalmente, o coworking é frequentado por organizações e profissionais independentes que buscam inovação, troca de experiência, criatividade e criar uma rede de contato forte.

Nesse espaço é possível encontrar ambientes dedicados especificamente para o trabalho autônomo, por isso ele é voltado para profissionais que buscam um local democrático em que consiga desenvolver seus projetos sem o isolamento do home office ou mesmo as distrações de espaços públicos e com toda estrutura que uma sala comercial proporciona.

Como surgiu o coworking?

O conceito de coworking foi criado por Brad Neuberg no ano de 2005. Nesse tempo, ele fazia parte de uma startup denominada Rojo e não estava satisfeito com a sua vida profissional. 

Neuberg já tinha tido a experiência de trabalhar de forma independente e por isso buscava por uma oportunidade que oferecesse essa liberdade que já havia desfrutado. Com isso, Brad Neuberg voltou a trabalhar em projetos independentes.

Nesse segundo momento como profissional independente, ele criou um espaço que continha a estrutura que precisava para trabalhar, desenvolvendo assim o primeiro coworking do mundo, já na época carregando este nome. Assim, o coworking foi fundado em São Francisco em um local chamado Spiral Muse. 

Mas ideias semelhantes já existiam e provavelmente o inspiraram, como era o caso do espaço denominado C-base que surgiu em 1995 e atuava num modelo de espaço hacker. Espaços hackers foram considerados uma das principais inspirações para o estilo coworking visto hoje.

Mas foi em 2009 que esse conceito se consolidou. A Global Coworking Unconference Conference se estabeleceu como autoridade para a indústria de coworking e com isso ele passou a se expandir em todo o mundo.

Atualmente, estima-se que haja mais de 4.000 locais preparados para unir diversos escritórios em um só lugar. No Brasil especificamente há um número aproximado de 100 espaços e a tendência é que ele cresça cada vez mais.

Como funciona o coworking?

Qualquer pessoa que precise de um espaço de trabalho para realizar reuniões, eventos, treinamentos corporativos ou alugar uma estação de trabalho pode optar pelo modelo coworking.

Geralmente, o interessado paga um valor que corresponde a sua necessidade, podendo ser mensalmente ou por hora que utilizar. Tudo dependerá do plano escolhido.

Você pode utilizar todos os espaços disponíveis, inclusive a cozinha, mas por ser um ambiente compartilhado há algumas regras de convivência. No caso das salas de reunião, por exemplo, pode ser necessário um agendamento anterior.

Alguns coworking dispõe de salas privativas, conforme o plano que você adquirir, seu escritório pode ter um espaço só seu mesmo no ambiente compartilhado.

Quais serviços um coworking pode dispor?

Cada coworking tem a sua singularidade. Existem várias possibilidades. Veja algumas delas:

Salas privativas

Muitos coworkings oferecem salas privativas. Elas podem ser usadas para atender clientes ou mesmo se reunir com os seus colaboradores.

Estrutura

A estrutura desses ambientes é estrategicamente realizada para comportar a proposta, oferecer um local de trabalho e possibilitar o network. Então a estrutura possui:

  • Internet rápida;
  • Wi-fi;
  • Recepção para controlar o acesso das pessoas;
  • Ferramentas como impressoras;
  • Sala de reunião;
  • Auditório;
  • Espaço de convivência;
  • Cozinha;

Escritório Virtual

Uma pessoa que trabalha em casa consegue contratar o serviço de escritório virtual, assim ela pode gerenciar ligações, correspondência e recados, endereço físico e fiscal.

Estações compartilhadas

Estação compartilhadas é o nome que o coworking dá às várias mesas de trabalho distribuídas no espaço, ou seja, onde os coworkers se acomodam para trabalhar. 

Eles chegam e podem escolher qualquer estação para trabalhar e também trocar a qualquer momento de lugar, desde que esteja livre e não requisite agendamento prévio.

Qual a principal vantagem do coworking?

Você deve estar se perguntando porque o escritório coworking se diferencia dos escritórios tradicionais e das salas comerciais que é um modelo de negócio que existe e é utilizado no mundo todo.

Para tratar das características que diferenciam o coworking de outras modalidades, é preciso mencionar os vários benefícios que ele dispõe:

  • Redução de custos;
  • Não precisa passar por nenhuma burocracia para alugar um espaço, como acontece com alguém de um imóvel ou sala comercial;
  • Networking com pessoas de diversas áreas de conhecimento o que dá oportunidade para novas parceiras e oportunidade de fechar um contrato;
  • Um bom custo-benefício comparado às demais possibilidades;
  • Ambiente flexível;
  • Clima organizacional leve e descontraído;
  • Endereço fiscal;
  • Facilita no aprendizado dos colaboradores, atuando como um ambiente excelente para o modelo 70/20/10;
  • Escritório virtual.

É preciso destacar aqui três das características mais importantes. Veja, a seguir, quais são elas.

Solução mais econômica

A mensalidade paga pelo espaço do coworking, geralmente correspondente a um mês de uso, e contempla todas as tarifas gastas em um escritório próprio, como luz, água, internet, aluguel e IPTU. A diferença é que no coworking esses gastos são rateados entre as empresas que dividem o mesmo espaço.

Logo, o coworking é uma solução mais econômica porque a empresa deixa de se preocupar com contas rotineiras, bem como com a manutenção do espaço e passa a assumir e administrar apenas uma conta e um contrato de serviço, a do coworking.

Possibilidade de fazer networking

O coworking é um espaço que reúne profissionais autônomos, freelancers e empresas de diferentes áreas, por isso é um ambiente excelente para aumentar a sua rede de contatos, trocar experiências e formar parcerias.

Alguns coworkings inclusive possuem programação com eventos, como workshops e palestras, para estimular e facilitar essa interação entre os frequentadores do local, aumentando ainda mais as chances de encontrar oportunidades e, até mesmo, divulgar o seu trabalho, se tornando uma ótima ferramenta de marketing.

Pouca burocracia

O contrato de aluguel de um espaço exige responsabilidade com manutenção e outras questões que acabam sendo bastante burocráticas, como gerir contrato de internet e de prestadores de serviço para manter o local limpo, funcional e organizado.

No caso do coworking, toda essa burocracia e preocupação são dispensáveis, já que o local fica responsável por esses afazeres. Como empresa, a única decisão que precisa tomar é escolher o plano que melhor se encaixa às suas necessidades e honrar com o contrato, efetuando o pagamento até a data limite.

Há inúmeras opções de contrato. O mais comum é o de um ano, que, normalmente, não possui taxa de cancelamento. A quantidade de dias e demais benefícios, vai depender de coworking para coworking, sendo necessário fazer uma pesquisa de mercado para avaliar as demais vantagens.

O que não pode faltar em um coworking?

O coworking é conhecido por ser um ambiente flexível em sua estrutura e infraestrutura. Todos dispõem de ambientes diversificados para agradar diferentes gostos e contemplar diversas possibilidades que uma empresa poderá necessitar.

Há sofás, mesas de escritório tradicionais, ambientes abertos, espaços privados, cozinhas, banheiros, salas de reunião equipadas com computador e webcam para reuniões on-line, decoração aconchegante e, ao mesmo tempo, inspiradora; tudo para facilitar e motivar o dia a dia de trabalho.

Mas o que realmente não pode faltar em um coworking é uma conexão de internet estável, com alta velocidade, tanto para navegação e download, como para upload, já que o ambiente digital é a principal fonte de trabalho de empresas que optam por essas estações de trabalho.

Apesar de a internet ser um fator de grande impacto na decisão de escolha por um coworking, ele não deve ser o único. É importante também avaliar, por exemplo, a ergonomia do ambiente. Cadeiras e mesas ergonômicas são essenciais para tornar confortável as horas e dias que passará no ambiente, sem contar que está diretamente relacionado à saúde. 

Coworking e escritório virtual são a mesma coisa?

Há não muito tempo, profissionais e empresas interessadas em um espaço próprio eram obrigados a alugar uma sala comercial ou escritório. Com a mudança de comportamento humano, e com advento de novas tecnologias, novas soluções surgiram, dentre elas estão o coworking e o escritório virtual.

Essas duas soluções surgiram com o mesmo propósito: flexibilizar a forma de se trabalhar. Apesar disso, são serviços diferentes, com características próprias que precisam ser avaliadas na hora de escolher entre um ou outro.

O coworking, como você tem lido por aqui, é um espaço de trabalho colaborativo. Nele diferentes profissionais, de diversas empresas, dividem um mesmo espaço para trabalhar. Agora, o escritório virtual é um serviço que disponibiliza endereço comercial e fiscal para empresas divulgarem sua localização e dispor de um endereço físico para fazer o registro junto aos órgãos oficiais.

Ambos os serviços dispõem de características únicas, mas a principal diferença entre os dois é que a empresa optante pelo coworking pode frequentar o espaço para trabalhar. No caso do escritório virtual, isso não é viável, só é possível utilizar o endereço do local para fins burocráticos e de correspondências.

Como saber se o coworking é uma boa opção para o seu negócio?

O coworking pode ser uma excelente opção para diferentes empresas e profissionais, como advogados, arquitetos, profissionais de marketing, profissionais de TI, empresas de serviço, entre outros. 

Apesar de ser interessante para esses e outros perfis, existem fatores que determinam se essa solução é de fato benéfica para uma determinada empresa ou profissional em questão. Por isso, é necessário sempre avaliar de acordo com as necessidades específicas da empresa para saber se de fato essa alternativa é interessante.

Para isso, é crucial fazer a seguinte pergunta: “por que estou buscando um endereço comercial?” Se sua resposta estiver relacionada a uma das possibilidades abaixo, então você pode, sim, considerar o coworking como uma solução para o que está procurando.

O coworking te dá a liberdade para focar no seu negócio

Junto com a chave de uma sala comercial, vem no pacote outras responsabilidades; gerir recursos, correr atrás das ferramentas necessárias e garantir a manutenção do ambiente são algumas das novas tarefas que você irá adquirir.

Ao fechar contrato com um coworking, você transfere tal responsabilidade para os responsáveis do ambiente. Assim, ao invés de gastar energia e se preocupar com o papel higiênico que está no fim, ou com a queda da internet, você se concentra no seu próprio negócio.

O coworking é um passo econômico voltado para a sua profissionalização

O coworking é ideal para aqueles profissionais e empresas que querem um espaço para trabalhar e querem um endereço comercial, mas precisam economizar. 

Geralmente, são benéficos para as pessoas jurídicas que estão começando agora, mas querem iniciar com tudo alinhado. 

Também é uma alternativa para aquele empreendimento que está crescendo, porém tem um orçamento limitado para investir com escritório e demais gastos que essa escolha exige.

Como você pode ver, o modelo de trabalho coworking é uma ideia totalmente inovadora que tem tomado espaço em todo o mundo. Com a pandemia do novo Coronavírus, o home office é uma opção que se instaurou mesmo nas empresas mais tradicionais. Aqueles colaboradores que não dispõe de um local de trabalho adequado em casa para trabalhar, podem optar por essa opção.

Então, futuramente será comum ver não só empreendedores, freelancer, autônomos e pequenas empresas utilizando estes espaços, como também profissionais de grande corporações, mas que procuram pelos benefícios que ele tem a oferecer.

Gostou deste conteúdo? Então nos siga no Facebook para interagir com a gente. Compartilhe por lá quais outros assuntos relacionados ao mundo corporativo gostaria de ver por aqui.

O que é coworking mesmo?

Coworking é um espaço que dispõe de estrutura de um escritório tradicional para acomodar diversas empresas neste local. O princípio desse tipo de local é o compartilhamento, já que em um único coworking pode dispor de diversas empresas dividindo o mesmo espaço.

Como funciona o coworking?

Geralmente, o interessado paga um valor que corresponde a sua necessidade, podendo ser mensalmente ou por hora que utilizar. Tudo dependerá do plano escolhido.

Quais são as vantagens do coworking?

Redução de custos;
Não precisa passar por nenhuma burocracia para alugar um espaço, como acontece com alguém de um imóvel ou sala comercial;
Networking com pessoas de diversas áreas de conhecimento o que dá oportunidade para novas parceiras e oportunidade de fechar um contrato;
Um bom custo-benefício comparado às demais possibilidades;
Ambiente flexível;
Clima organizacional leve e descontraído.

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo