Planos
Cases
Materiais Gratuitos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Produto

Ambientação Crie um universo para seus usuários
Aprendizagem Crie cursos, ministre e avalie
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Acompanhe o desenvolvimento de seus usuários
Gestão e inteligência de dados Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Integração Turbine sua plataforma com diversas integrações
conheça mais sobre o produto

Segmentos

Instituição financeira
Seguros
Varejo
Saúde e bem-estar
Turismo
Indústria
Governamental
Educacional
Telecomunicações
Serviços
Conheça a lista completa

Produto

Ambientação Crie um universo para seus usuários
Aprendizagem Crie cursos, ministre e avalie
Recompensa Engaje seus usuários através de recompensas
Progressão e Performance Acompanhe o desenvolvimento de seus usuários
Gestão e inteligência de dados Gerencie e analise tudo com precisão
Comunicação Mantenha contato dentro e fora da plataforma
Integração Turbine sua plataforma com diversas integrações
conheça mais sobre o produto

Segmentos

Instituição financeira
Seguros
Varejo
Saúde e bem-estar
Turismo
Indústria
Governamental
Educacional
Telecomunicações
Serviços
Conheça a lista completa
Planos Cases Materiais Gratuitos Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Educação / Faça diferente! Crie um plano de aula com gamificação!

Faça diferente! Crie um plano de aula com gamificação!

11 dez 2020

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

A educação na atualidade enfrenta diversos desafios: como motivar estudantes — das mais diversas idades e contextos — a se concentrar em um mundo cheio de distrações? Como aproveitar os recursos tecnológicos para engajar e enriquecer a experiência de aprendizagem? Essas e outras questões podem ser resolvidas ao criar um plano de aula com gamificação!

O que você vai ver neste artigo:

  • Desafios da Educação e as Oportunidades da Tecnologia
  • Gamificação: o que é e quais são suas vantagens para o ensino?
  • Aumento do engajamento
  • Fortalecimento dos conhecimentos
  • Uso de dados
  • Plano de Aula com Gamificação

Confira neste artigo como adotar essa metodologia inovadora nas suas aulas e instituição de ensino e melhore os resultados dos processos de ensino-aprendizagem!

Desafios da Educação e as Oportunidades da Tecnologia

Desafios da Educação e as Oportunidades da Tecnologia

Tornar as aulas mais engajadoras e eficazes é um dos maiores desafios de qualquer educador. Seja trabalhando com crianças pequenas ou adultos, é difícil manter a atenção dos estudantes com tantos estímulos externos ao alcance de todos. 

Por isso instituições de ensino e profissionais da educação estão buscando formas alternativas para não só reter a atenção dos estudantes, mas tornar todo processo de aprendizagem mais eficiente e realmente educar cada aluno. 

Nesse sentido, a tecnologia vem sendo uma grande aliada, provendo soluções inovadoras para engajar os estudantes e oferecer recursos que não estão disponíveis nos métodos analógicos. Entre tantas ferramentas, a gamificação vem gerando resultados impressionantes em salas de aula no mundo todo. 

Gamificação: o que é e quais são suas vantagens para o ensino?

Já passou o tempo em que a tecnologia era vista como “vilã” da educação: atualmente escolas e instituições de ensino estão adotando em seu cotidiano ferramentas como aplicativos, EAD e até mesmo a realidade virtual. No entanto, de tantas inovações, uma que vem ganhando destaque nessa área é a gamificação.

Essa metodologia usa elementos, design e lógica comuns aos jogos em contextos que não tem como objetivo central o entretenimento. Diversas áreas sérias, como saúde, política, negócios e educação estão adotando a gamificação em suas atividades e processos para alcançar resultados que não ocorrem com meios tradicionais.

5 Passos para Gamificar sua Empresa

Essa ferramenta costuma ser aplicada para estimular as pessoas a realizarem determinadas ações ou a mudarem certos comportamentos, tudo para conseguirem benefícios concretos em diversos níveis de suas vidas.

Mais do que um jogo, a gamificação ajuda a despertar a motivação dos participantes em atividades que normalmente não tão engajadoras: como fazer um exercício físico; aprender sobre política; realizar as atividades de educação corporativa ou estudar assuntos em geral.

No ensino, a gamificação está sendo adotada com estudantes de diversas faixas etárias — do ensino básico ao universitário e em cursos livres —, e em variados contextos. É possível ensinar história e até mesmo matemática com elementos lúdicos, que quebrarão a monotonia das aulas expositivas tradicionais e tornarão o momento de aprendizagem mais imersivo e interativo.

Nesse sentido, existem várias vantagens em se adotar a gamificação na educação:

Aumento do engajamento

Quantas pessoas têm vontade de aprender coisas novas, mas, só de imaginar ficar sentado por horas escutando um professor explicando os conteúdos ou então ter que ler livros grossos, não dá um desânimo? Imagine quem já enfrenta essa rotina por meses, durante anos. 

Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho

Adotar a gamificação é uma forma de quebrar a monotonia do estilo expositivo tradicional e aumentar o engajamento dos estudantes nas atividades. Essa ferramenta oferece uma experiência imersiva e interativa de aprendizagem, melhorando assim a motivação dos alunos nas aulas e, consequentemente, o seu aprendizado.

Fortalecimento dos conhecimentos

Tudo que é aprendido com estímulos positivos é mais fácil de ser guardado na memória. Essa constatação torna a gamificação uma excelente metodologia para reforçar os conteúdos aprendidos em sala de aula, tornando o momento de estudo mais divertido.  

Além disso, o estilo de aprendizagem ativo e os recursos diferentes daqueles empregados na tradicional metodologia expositiva ajudam a instigar uma postura mais proativa dos estudantes, o que também contribui para a melhor assimilação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. 

Uso de dados

Em sua versão eletrônica, as plataformas gamificadas conseguem coletar informações do desempenho dos estudantes nas atividades e as organizam em relatórios detalhados. Isso possibilita com que professores e equipe pedagógica tenham dados estratégicos do aprendizado de cada aluno, das turmas e da instituição de ensino em geral.

Assim, além de saber qual estudante precisa de reforço e quais conteúdos estão sendo bem assimilados, é mais fácil e prático identificar falhas e oportunidades de melhoria nas aulas — ajudando a aprimorar cada vez mais todo o processo de ensino-aprendizagem. 

Mas, nesse assunto algo precisa ficar claro: usar jogos é diferente de adotar a gamificação na educação, pois as duas estratégias têm objetivos e metodologias distintas. Por isso, é importante conhecer cada ferramenta para saber como e quando usar a melhor solução em sala de aula. 

Plano de Aula com Gamificação

Com tantas vantagens, usar a gamificação em sala de aula se torna uma excelente ideia. Mas é preciso saber adotar essa metodologia — e com planejamento! — para conseguir colher esses benefícios mais tarde. 

Primeiramente é preciso definir qual será o objetivo da estratégia: quais lacunas de aprendizagem precisam ser resolvidas na turma? Quais temas não despertam o interesse dos alunos? Em quais o uso da gamificação seria possível? 

Jornada da Gamificação

Uma dinâmica gamificada pode ser realizada de diversas formas. Um exemplo é montar missões que devem ser completadas pelos estudantes, desenvolvendo uma atividade em que exista um objetivo final, regras definidas e uma recompensa ao atingir as metas. 

Isso significa criar uma dinâmica que traga estímulos para despertar a ação dos estudantes e depois oferecer feedback de suas atitudes na atividade. Assim, forma-se um ciclo que incentiva o engajamento dos alunos nos desafios. E a cada missão resolvida, o estudante também progride em seu caminho de aprendizagem.

Usar a criatividade para aplicar a gamificação no plano de aula sempre é necessário: recursos como storytelling; medalhões; ranking; avatares; itens especiais; e tantos outros recorrentes em jogos tornam a experiência ainda mais engajadora e imersiva. 

Nesse sentido é fundamental conhecer o perfil dos estudantes, descobrindo quais são suas referências, preferências, expectativas e outras questões fundamentais para desenvolver uma dinâmica que verdadeiramente desperte seu interesse. 

Todo este trabalho pode se tornar mais eficiente e prático ao contar com uma empresa especializada neste tipo de estratégia. Essa parceira tem o domínio da tecnologia e da metodologia para aplicar os elementos de jogos e alcançar os objetivos desejados. 

Descubra o que a gamificação pode fazer por sua aula e instituição de ensino: converse conosco e aprimore o processo de aprendizagem de seus estudantes!

teste por 14 dias grátis


Educação

Materiais gratuitos

Transformação Digital na Educação Corporativa
A gamificação no processo de seleção de colaboradores
Guia-para-aumenar-produtividade
Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários.
Profissionais do Futuro
Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado
8 Pilares da Motivação

Mais populares

Geral Treinamento e desenvolvimento
Conheça as 6 etapas do treinamento e desenvolvimento
Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: o que é e qual importância nas empresas?

Veja também

brand awareness

Comportamento

Educação

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Negócios

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

Educação Geral
Onboarding e Gamificação: otimizando o treinamento de integração da sua empresa
account based marketing
Geral
Account-Based marketing (ABM): O Marketing baseado em contas
dinamicas para motivar empresas
Comportamento Geral
5 Dinâmicas para motivar os funcionários da sua empresa
treinamento gamificado
Geral
Quais benefícios do design sprint no treinamento gamificado?

Engaje. Incentive. Inspire.

  • Engajar times
  • Aumentar performances
  • Agilizar a aprendizagem

Nossas conquistas

Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910

SOLUÇÕES

  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental

PRODUTO

  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos

INSTITUCIONAL

  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Quero ser parceiro

RECURSOS

  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories

FIQUE POR DENTRO

Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? (LXP) Learning Experience Platform x LMS: principais diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência