A tecnologia dos games, atrelada aos fatores estratégicos como objetivos definidos, regras bem elaboradas, alinhadas aos processos internos da empresa, tem o poder de engajar colaboradores e clientes.
Treinar uma equipe e promover ações interessantes de marketing, podem ter um custo elevado. Entretanto, as plataformas gamificadas são capazes de atingir aos propósitos dos gestores e dos profissionais do departamento de RH, exigindo menos recursos que as ferramentas tradicionais.
Portanto, leia nosso artigo e descubra agora mesmo como inovar e alcançar os melhores resultados para a sua empresa, por meio de jogos tecnológicos. Confira!
Origem do termo gamificação
O termo gamificação (gamification), com uma pequena variação em sua grafia, surgiu há alguns anos, quando princípios e mecânicas do universo dos games começaram a ser aplicados com na vida real, com o objetivo de motivar os indivíduos a solucionarem seus problemas. A expressão tornou-se popular em meados de 2010, quando as empresas começaram a inserir em seus softwares, mecanismos de conquistas e gratificações por esses triunfos.O que é gamificação na educação corporativa
A gamificação na educação corporativa objetiva a utilização de procedimentos que usam a mecânica dos jogos e temas lúdicos, com o propósito de promover o engajamento dos funcionários, a competitividade, a interação e enriquecer assuntos que permeiam as atividades do dia a dia de uma empresa. O sistema de avanços e recompensas são itens cruciais para estimular os colaboradores a cumprir suas atividades e mantê-los engajados. Esse conceito apresenta uma singularidade: é possível abranger todas as faixas etárias, respeitando suas particularidades. A tecnologia ajuda a prender a atenção dos jovens, além de reciclar o conhecimento dos funcionários mais experientes, de maneira leve e divertida. Já a ludicidade proporciona o relaxamento, entretenimento, sociabilidade e a potencialização de resultados.Resultados da estratégia
Empresas que fazem uso da gamificação na educação corporativa colecionam resultados surpreendentes. Uma famosa instituição financeira promoveu a disputa entre mais de 500 profissionais, em que, um jogo de perguntas e respostas abordava situações do cotidiano. De acordo com a superintendência executiva, em mais de 20 anos no mercado, a viabilização dos conceitos dos jogos empresariais se destacou como o treinamento voltado para o aprendizado mais eficiente já aplicado até hoje. A técnica também pode ser utilizada para captação e fidelização de clientes. A própria organização lançou, em 2017, um aplicativo de jogos destinado aos clientes de contas universitárias. Os 20 primeiros jogadores com a maior pontuação do ranking, ganharam bolsas de estudos para a uma escola de negócios situada nos Estados Unidos. O projeto foi realizado em apenas 5 meses. Mais de 40 mil pessoas disputaram os jogos, em um total de 112 dias. A instituição ficou tão satisfeita com o resultado, que está estudando a viabilidade de uma segunda edição.O papel da gamificação no ambiente corporativo
Como você pôde perceber acima, a ferramenta, quando inserida no ambiente empresarial, pode ser utilizada com diversos objetivos:- treinar equipes;
- Integrar novos funcionários;
- reciclar o conhecimento de produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa;
- engajar os colaboradores no cumprimento de metas;
- estimular a criatividade e solução de problemas;
- captar e fidelizar clientes.
Benefícios da gamificação
Diante de tantas funções que podem ser atreladas às ferramentas, os benefícios também são amplos. Veja:- otimização dos recursos para treinamentos e reciclagem do conhecimento;
- estimula o engajamento individual e coletivo;
- retenção de talentos, ao usar o esquema de recompensas pelas atitudes dentro da corporação;
- proporciona experiências envolventes;
- impulsiona vendas;
- aumenta a produtividade;
- facilita a comunicação interna e externa;
- traz visibilidade para a marca;
- desenvolve a motivação individual;
- possibilidade de mensurar os resultados em tempo real.