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Home / Blog / Educação corporativa / Quais as vantagens de ter um treinamento corporativo personalizado?

Quais as vantagens de ter um treinamento corporativo personalizado?

Quais as vantagens de ter um treinamento corporativo personalizado?
01 mar 2023

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Oferecer treinamentos personalizados é uma escolha que pode gerar diversos benefícios para a educação corporativa em uma empresa. Em vez de aplicar atividades gerais, desenvolve-se conteúdos e materiais específicos para sanar as necessidades dos profissionais e da equipe como um todo. 

Invista no treinamento corporativo personalizado e tenha mais resultados com essa estratégia na sua gestão de pessoas!

O que você vai ver neste artigo:

  • Por que os Treinamentos Personalizados são importantes?
  • Benefícios de aplicar Treinamentos Personalizados
  • Sugestões de Treinamentos Personalizados
  • Como implementar Treinamentos Personalizados na minha empresa?

Por que os Treinamentos Personalizados são importantes?

Adotar a educação empresarial é uma ação importante para fortalecer as competências e habilidades dos colaboradores e, consequentemente, aumentar o desempenho do negócio. No entanto, não basta apostar em qualquer treinamento e esperar que os bons resultados venham: é importante investir em planejamento e em metodologias que realmente sejam eficientes. 

5 Passos para Gamificar sua Empresa

Nesse sentido, o RH deve se atentar a algumas opções disponíveis no mercado para oferecer ações de educação corporativa de qualidade e que engajem o público-alvo. Uma possibilidade simples, mas que faz toda a diferença nessa questão, é a personalização: treinamentos personalizados permitem adaptar os materiais, conteúdos e elementos das atividades para as necessidades dos funcionários e da empresa, pensando tanto nas lacunas de conhecimento quanto no uso de um formato agradável para os participantes. 

Em vez de oferecer uma ação genérica e que pode ser replicada por qualquer um, a dinâmica leva em consideração o contexto da organização e até de cada profissional para desenvolver uma estratégia que realmente gere resultados. É possível tanto desenvolver atividades exclusivas como permitir com que os participantes personalizem determinados elementos de acordo com sua vontade — desta forma, em maior ou menor grau, suas necessidades e particularidades são abraçadas pela ação, tornando-a mais engajadora. 

Esse recurso pode parecer simples se comparado a outros que envolvem os treinamentos corporativos, no entanto, é capaz de gerar vários impactos positivos nessa estratégia. 

Benefícios de aplicar Treinamentos Personalizados

Investir em treinamentos personalizados é uma ótima ideia para se ter melhores resultados com essa ação. Isso ocorre por conta de alguns benefícios que esse recurso oferece: 

Treinamentos mais assertivos

Toda ação de educação empresarial é desenvolvida com um determinado objetivo: ensinar o uso de determinada ferramenta/software para os colaboradores? Orientá-los a respeito das melhores e mais novas práticas em sua função? Fortalecer a cultura organizacional?

Para cada objetivo é preciso pensar nos conteúdos, materiais e abordagens ideais para que as informações sejam assimiladas corretamente e que a dinâmica seja engajadora para atrair e reter a atenção dos colaboradores — somente assim é possível explorar o melhor dos recursos para se obter o impacto esperado. 

Os treinamentos personalizados permitem desenvolver atividades específicas para as necessidades e lacunas de conhecimento que os funcionários tenham, resolvendo diretamente os problemas que motivaram a realização das ações. Desta forma, a estratégia será mais assertiva e terá maior chances de atingir os resultados desejados. 

Aumento do engajamento

Desenvolver treinamentos personalizados significa criar dinâmicas que abracem o perfil do público-alvo da estratégia: suas necessidades; expectativas; desejos; referências e gostos, além de elementos que despertem a sua atenção e motivação. 

Incluir essas informações na criação dos materiais e conteúdos ajuda a tornar os treinamentos mais engajadores — justamente por usar elementos que sejam familiares aos funcionários ou que estejam alinhados às suas necessidades. Assim, será mais fácil atrair e reter a atenção dos participantes nas atividades, contribuindo para que os colaboradores completem todos os tópicos, aprendam mais e usem os conhecimentos no seu dia a dia. 

Exclusividade

Investir em treinamentos personalizados também é uma forma de oferecer algo a mais para os seus funcionários — algo que nem a concorrência pode ter acesso. Essa “exclusividade” dá uma vantagem competitiva para a empresa, valorizando a gestão de pessoas para se obter mais resultados com o negócio. 

Esse quesito também significa que devem ser realizados treinamentos exclusivos para determinados profissionais e departamentos, otimizando assim o tempo de todos ao oferecer as atividades para quem realmente precisa delas. 

Sugestões de Treinamentos Personalizados

Existem diversas maneiras de se implementar este tipo de estratégia na prática, pensando tanto em soluções mais simples quanto nas mais sofisticadas. 

Uma ideia é definir os objetivos do treinamento e desenvolver conteúdos e materiais que sejam específicos para essa meta. Se o foco é aumentar as vendas, então é natural montar uma dinâmica para educar os vendedores a respeito de novas práticas de persuasão ou em como derrubar as objeções mais comuns dos clientes, por exemplo. 

Também é possível imaginar permitir um certo grau de personalização pelos próprios participantes. Em treinamentos que sejam interativos — como a gamificação, por exemplo —, é possível oferecer aos participantes a oportunidade de personalizar o seu personagem/avatar. Eles podem escolher itens como cor de pele, tipo de cabelo, acessórios diversos, vestimentas, entre outros elementos, configurando o boneco para ser sua imagem pessoal ou então como gostaria de ser. 

Isso aumenta a imersão dos funcionários nas atividades, além de criar empatia e identificação com a situação descrita. Esse tipo de recurso ajuda a fortalecer o engajamento dos colaboradores, melhorando assim sua adesão às ações e até sua absorção das informações. 

Já um exemplo mais macro de personalização é criar toda uma dinâmica levando em consideração o perfil do público-alvo, como desenvolver um treinamento de TI em uma plataforma gamificada com temática de viagem espacial, por exemplo. Esse ambiente costuma ser atraente para pessoas da área, além de naturalmente englobar questões de tecnologia em seu contexto. 

Como implementar Treinamentos Personalizados na minha empresa?

Assim como qualquer ação de educação corporativa, é fundamental primeiramente investir em planejamento: definir os objetivos da estratégia; estabelecer indicadores de controle; entender o perfil do público-alvo; pesquisar metodologias e possibilidades; além de estipular um orçamento. 

A partir daí é possível desenhar de quais formas a personalização pode ser incorporada nas atividades — nas abordagens? Realizadas pelos próprios funcionários? Em pequena ou grande escala? 

Além disso, esse tipo de estratégia também pode ser desenvolvida por empresas parceiras. Elas são especialistas em criar treinamentos pensando nas necessidades do público-alvo e dos contratantes, elaborando ações personalizadas, assertivas e engajadoras. 

Assim, a empresa conta com parceiros estratégicos que irão desenvolver as soluções que os profissionais precisam para aumentar os resultados da equipe — e a Ludos Pro pode ser sua aliada nessa missão. Conheça nossa plataforma gamificada e ofereça treinamentos eficientes e engajadores para seus colaboradores!

Mas quais as vantagens de ter um treinamento corporativo personalizado?

Adotar a educação empresarial é uma ação importante para fortalecer as competências e habilidades dos colaboradores e, consequentemente, aumentar o desempenho do negócio. No entanto, não basta apostar em qualquer treinamento e esperar que os bons resultados venham. As vantagens em adotar essa metodologia em sua empresa são inúmeras, desde engajamento á ter um treinamento mais assertivo.

Então como devo implementar treinamentos personalizados na minha empresa?

Assim como qualquer ação de educação corporativa, é fundamental primeiramente investir em planejamento: definir os objetivos da estratégia; estabelecer indicadores de controle; entender o perfil do público-alvo; pesquisar metodologias e possibilidades; além de estipular um orçamento. 
A partir daí é possível desenhar de quais formas a personalização pode ser incorporada nas atividades.

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