Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Gestão / O que é receita recorrente e quais suas vantagens?

O que é receita recorrente e quais suas vantagens?

O que é receita recorrente e quais suas vantagens?
20 abr 2021

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

A receita recorrente é um modelo de negócios que pode ajudar a aumentar as vendas de uma empresa, permitir uma certa previsibilidade financeira e aproveitar um movimento que está em alta: o clube de assinaturas.

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é a Receita Recorrente?
  • Vantagens da Receita Recorrente
  • Segurança financeira
  • Modelo em alta
  • Conveniência ao cliente
  • Dicas para o Modelo de Receita Recorrente

Quer saber mais sobre esse conceito e como ele vem se reinventando nos últimos tempos? Conheça as vantagens e o que é a receita recorrente e explore essa oportunidade de negócios na sua empresa!

O que é a Receita Recorrente?

Basicamente, é um modelo de negócios em que os produtos e serviços são cobrados dos clientes e entregues em uma determinada frequência (como mensal, bi, tri, semestral ou anual) em uma espécie de assinatura. 

Esse conceito já vem de décadas atrás, como no caso das revistas, jornais e até na lógica das mensalidades de instituições de ensino e outros exemplos. Porém, esse modelo ganhou uma cara nova nos últimos tempos com a explosão dos serviços de streaming de todos os tipos, na contratação de softwares por planos e na novidade dos clubes de assinaturas —  em todos os casos o cliente paga um determinado valor com frequência para receber produtos e serviços recorrentemente. 

Ou seja, em vez do cliente adquirir um produto ou serviço único, ele se inscreve para receber e pagar a oferta a cada mês ou outro período de tempo; em vez da empresa ganhar o valor tudo de uma vez, ela tem um pagamento recorrente. 

Adotar esse modelo não é algo que ocorre da noite para o dia: é preciso prever essa mudança no planejamento estratégico, entendendo se e como é possível adaptar a receita recorrente/clube de assinaturas na realidade do negócio e como engajar os clientes nesse sistema. 

Não é possível aderir a este modelo de negócio caso o produto ou serviço não possa ser oferecido de forma recorrente, como mensal ou anualmente. No entanto, quando é possível investir nesse mercado, há a chance de descobrir e explorar oportunidades que passariam despercebidas. 

Vantagens da Receita Recorrente

Existem alguns benefícios de se apostar nesse modelo de negócios, seja para abocanhar uma nova fatia de mercado ou para ter uma renda mais garantida no fim de um determinado período. 

Segurança financeira

Assim como o nome relata, a organização que adota esse modelo tem uma receita recorrente ao longo de um determinado tempo, sabendo que os clientes terão que cumprir um contrato, em planos que podem ser de mensal a anual. 

Isso dá maior previsibilidade do faturamento que a empresa terá pelos próximos períodos, ajudando os empreendedores a terem maior segurança em seus planejamentos e na gestão financeira. 

Claro que sempre haverá alguém que irá cancelar a assinatura em algum momento, mas, ao menos que algo grave ocorra para tal (como uma crise na imagem da marca), a grande maioria dos clientes não irá se desinscrever de uma hora para outra. 

Esse tipo de mercado conta com o engajamento dos clientes para manter a receita, por isso, uma vez inscritos e impactados de forma positiva pela marca, é mais fácil garantir essa conta do que conquistar novos consumidores. 

Modelo em alta

Apesar de ser uma ideia antiga, pensando no funcionamento da assinatura de jornais e revistas, essa modalidade de consumo está em alta na atualidade, vindo com uma roupagem moderna com a ajuda da tecnologia.

Nos últimos tempos houve uma explosão de clubes de assinatura para os mais variados nichos: livros; café; vinho; alimentos saudáveis; produtos de beleza; produtos geek; produtos para pets; produtos de limpeza; flores; roupas e até de lâminas de barbear. 

A empresa pode aproveitar essa tendência para encontrar um novo espaço no mercado, lançando uma linha de mercadorias ou serviços voltadas para este tipo de modelo e, assim, ter uma relação mais próxima e encantadora com o cliente.

Conveniência ao cliente

Não são só as empresas que ganham com o modelo de receita recorrente. Este tipo de negócio costuma trazer mais conveniências ao cliente por diversos motivos: o consumidor não precisará repetir seus dados a cada compra, pois o sistema já terá suas informações de cadastro e pagamento, além de fazer os processos de cobrança de forma automatizada.

A entrega dos produtos e serviços também ajuda nesse conforto, pois ou são usadas plataformas (como Netflix, Spotify, Kindle) ou então a caixa é levada até o endereço cadastrado. Tudo isso facilita a vida do cliente e aumenta a sua satisfação com a empresa e suas ofertas. 

Dicas para o Modelo de Receita Recorrente

Algumas orientações podem ajudar a empresa que deseja começar a entrar nesse universo de clube de assinaturas e faturamento recorrente. 

Usar métricas

Assim como toda ação, é preciso investir em planejamento, avaliação dos resultados e nos famosos KPIs. As métricas ajudam a acompanhar os processos que envolvem a ação, monitorando os resultados e descobrindo se há gargalos em algum ponto, tudo para que melhorias possam ser feitas. 

Somente com estes cuidados se é possível desenvolver uma estratégia realmente eficiente, que irá engajar o público e aumentar os lucros do negócio.

Investir no marketing e experiência

Uma das maiores sacadas das empresas que adotam esse modelo é pensar no diferencial do serviço ou produto: sua oferta deverá ser exclusiva e se destacar das feitas pela concorrência, despertando a atração e curiosidade das pessoas. 

Além disso, é preciso ter cuidado com a forma de entrega das soluções. Uma ideia é usar a criatividade e afetividade para a decoração, comunicação e tema da caixa de produtos ou serviços para oferecer uma experiência mais personalizada. É bem diferente trazer algo padrão do que apresentar o nome do comprador e investir em uma apresentação caprichada. 

Outro ponto fundamental nessa estratégia é a necessidade de investir em ferramentas como o marketing digital, para encontrar e engajar público mesmo para os artigos de nichos específicos, fazendo a conexão com os clientes independentemente de onde eles estejam. O atendimento, seja de interessados ou de compradores já fidelizados, deve ser excelente para reter esses compradores. 

Por isso, é indicado ter profissionais especializados na área de marketing e comunicação para atrair e fortalecer o relacionamento com os consumidores, além de parcerias para as operações logísticas, permitindo que os produtos cheguem em segurança na casa do cliente. 

Mas, todos os benefícios da receita recorrente só são possíveis se os compradores forem fisgados e fidelizados pela empresa. Quer saber como aprimorar esse processo? Veja como mensurar e melhorar o engajamento dos clientes!

Gestão

Materiais gratuitos

A gamificação no processo de seleção de colaboradores
Profissionais do Futuro
Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado
Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários.
8 Pilares da Motivação
Transformação Digital na Educação Corporativa

Mais populares

Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem
Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar

Veja também

Administrativo

brand awareness

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Teamwork and leadership vector concept metaphor

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

Edutainment
Geral
Entenda o conceito de Edutainment e como aplicar nas empresas
avaliação de desempenho 360 graus 1
Comportamento
Entenda como funciona a avaliação de desempenho 360 graus
Comportamento Educação
Entenda a importância do EAD nos dias atuais e para o futuro
Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência