O que é recrutamento externo? Conheça suas vantagens!

recrutamento externo
29 jul 2021
Jornada da Gamificação

Toda empresa acaba, cedo ou tarde, fazendo um recrutamento externo. Além de natural, esse processo gera várias vantagens para a organização, fortalecendo o quadro de funcionários. 

Descubra neste artigo o que é o recrutamento externo, suas vantagens e dicas para otimizar essa operação e encontrar os melhores talentos para sua empresa!

O Poder de um Bom Recrutamento

Os colaboradores são o principal ativo de uma empresa: são eles os responsáveis por diversas atividades que geram impactos em seus resultados, da produção ao atendimento ao cliente; da ideia de estratégias inovadoras à sua execução. 

Contar com um time de talentos é um grande passo para destacar seu negócio da concorrência, garantir um espaço no mercado e encantar o público-alvo. Sem ter profissionais produtivos e que façam um trabalho excelente, dificilmente a empresa irá atingir os resultados desejados — e até mesmo sobreviver, ainda mais em um cenário altamente competitivo como na atualidade. 

O funcionário certo é produtivo, dedicado, motivado e tem um relacionamento saudável com seus colegas. Já um colaborador contratado de forma equivocada pode ter problemas na produtividade, não realizar o trabalho com uma qualidade aceitável, gerar conflitos na equipe e sair logo da empresa — desperdiçando os esforços, recursos e tempo empregados em sua contratação e treinamento. 

Por isso que a grande maioria das empresas investem em processos de recrutamento, usando diversas técnicas e ferramentas para analisar as competências técnicas e habilidades comportamentais de cada candidato. Tudo isso para encontrar o melhor profissional para a vaga e organização, mesmo no meio de milhares de currículos e opções. 

Esse trabalho é ainda mais importante quando se faz um recrutamento externo, um modelo que 99% das empresas acabam empregando em seu dia a dia. 

O que é o Recrutamento Externo?

Basicamente, esse modelo acontece quando a empresa busca um profissional fora de seu quadro de funcionários para ocupar a vaga. Quantas vezes o RH divulgou uma oportunidade para o público externo, seja em jornal, redes sociais ou por meio de uma agência? Teve de selecionar candidatos no meio de diversos currículos de pessoas desconhecidas?

Esse modelo é bastante usado em qualquer negócio. No entanto, muitos confundem esse conceito com o de recrutamento interno. 

Recrutamento Externo x Recrutamento Interno: qual a diferença? 

Em uma visão macro, pode-se dividir os tipos de recrutamento em dois modelos: o externo e interno. 

Como dito antes, o recrutamento externo é aquele em que a empresa busca um profissional fora de seu quadro de colaboradores, descobrindo novos talentos para além de seus muros e contratando aqueles mais alinhados às exigências do cargo, dinâmica do departamento e cultura organizacional

Já o recrutamento interno é aquele que aproveita os talentos que já estão na empresa e os aloca em outras posições, promovendo-os de cargo ou deslocando-os para áreas em que tenham competência e interesse em atuar. Assim, o RH identifica os profissionais dentro do quadro de funcionários que se encaixem nas necessidades da vaga e permite com que brilhem em uma função diferente daquela que foram contratados. 

Nesse caso os colaboradores podem passar por um treinamento para assumir o novo cargo, adquirindo as competências exigidas para a função. Esse modelo é bastante usado por empresas, valorizando os talentos internos.

Porém, assim como os atuais funcionários também passaram por um processo de recrutamento externo — mesmo aqueles que já tinham algum contato prévio com a empresa e seus diretores —  esse modelo de seleção é tradicional em qualquer negócio. 

Mais do que rotineiro, esse tipo de seleção tem algumas possibilidades positivas para a empresa que o adota.  

Vantagens do Recrutamento Externo

Existem vários motivos para se adotar um recrutamento externo:

  • Maior número de opções

Em vez de ter que decidir por um ou outro profissional, abrir o processo seletivo aumenta o número de possibilidades de contratação, inclusive tendo mais chance de encontrar a pessoa certa para o cargo e perfil buscados.

  • Maior competitividade empresarial

Estar aberto a novos candidatos é uma forma de fortalecer a organização, descobrindo profissionais com competências diversas para reforçar o time. Isso também ajuda a aumentar a competitividade da empresa, ao ter uma equipe mais robusta para disputar espaço com os concorrentes. 

  • Renovação de ideias

Contratar novos profissionais pode ajudar a “oxigenar” uma equipe, trazendo talentos que tenham visões diferentes e inovadoras, impactando positivamente desde a produção ao contato com o público. 

No entanto, existem também desafios ao se aplicar um recrutamento externo: com o número de candidatos pode ser alto, é mais complexo selecionar qual deles mais se alinha às necessidades do cargo e a cultura organizacional.

Além disso, essa operação costuma ser mais longa em relação ao recrutamento interno, já que os candidatos são desconhecidos, enquanto o RH e lideranças são familiarizados com os atuais funcionários e vice-versa. 

Por isso, é importante investir em estratégias de recrutamento que sejam eficientes para não desperdiçar tempo, recursos e esforços em escolhas equivocadas. 

Dicas para um Recrutamento Externo Eficiente

Existem algumas medidas que ajudam a melhorar os resultados de um processo de seleção e recrutamento, facilitando a vida do RH e fortalecendo as equipes da empresa.

Definir as necessidades: antes de mais nada, é fundamental saber claramente qual o perfil do profissional que se deseja contratar. Essa definição deve abarcar tanto critérios técnicos, quanto comportamentais, para encontrar o candidato que mais se encaixe no que a empresa e departamento precisam. 

Buscar os canais certos: o RH deve compreender o perfil de candidato que procura antes de definir as estratégias para encontrá-lo. Se deseja profissionais jovens, é uma ótima ideia fazer parceria com universidades, entre outras possibilidades, por exemplo. 

Aproveitar as ferramentas tecnológicas: uma forma de otimizar o processo, abarcando um grande número de candidatos e agilizando a triagem de currículos, é usar softwares e outras soluções eletrônicas. As plataformas podem ajudar a selecionar os profissionais mais alinhados às exigências do cargo, inclusive analisando o perfil comportamental de cada um.  

Entre tantas soluções, a gamificação é uma ferramenta que pode ajudar a tornar o processo seletivo mais agradável aos candidatos — permitindo que revelem suas reais características — e otimizar as tarefas do RH. 

Descubra como utilizar a gamificação em processos seletivos e encontre os melhores profissionais para a sua empresa!

teste gratis por 7 dias
O que é o Recrutamento Externo?

Basicamente, esse modelo acontece quando a empresa busca um profissional fora de seu quadro de funcionários para ocupar a vaga.

Recrutamento Externo x Recrutamento Interno: qual a diferença? 

O recrutamento externo é aquele em que a empresa busca um profissional fora de seu quadro de colaboradores. Já o recrutamento interno é aquele que aproveita os talentos que já estão na empresa e os aloca em outras posições.

Quais as Vantagens do Recrutamento Externo?

- Maior número de opções
- Maior competitividade empresarial
- Renovação de ideias

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo