Redes sociais na educação corporativa: vantagens e desvantagens

26 fev 2024

Usar redes sociais na educação corporativa pode ser uma ótima forma de inovar e engajar mais os funcionários e demais pessoas do público-alvo nas atividades. Mas, assim como qualquer estratégia, essa ideia tem suas vantagens e desvantagens.

Saiba mais neste artigo como as redes sociais podem ser utilizadas na educação corporativa e outras dicas sobre como desenvolver bons treinamentos na empresa!

Vantagens de utilizar redes sociais em treinamentos corporativos

Adotar métodos diferentes nos treinamentos empresariais e no desenvolvimento de pessoas é uma excelente maneira de se alcançar mais resultados com essa estratégia ao enriquecer os momentos de aprendizagem. Metodologias como realidade virtual, gamificação e elaboração de projetos ajudam a tornar as atividades mais engajadoras e eficientes — e uma opção mais acessível nesse sentido são as redes sociais.

Essa ferramenta pode ser usada de várias maneiras para promover a troca de conhecimentos, aproveitando os recursos que as redes oferecem — como vídeos, comunidades, avisos, arquivos em diferentes mídias, compartilhamento — como também oferecendo a possibilidade de incorporá-los nas plataformas que a empresa já utiliza.

Nesse sentido, abraçar as redes sociais na educação corporativa pode trazer impactos positivos como:

Engajamento e motivação

Usar recursos diversificados contribui para aumentar o interesse dos colaboradores nas ações de treinamento empresarial e de desenvolvimento de pessoas. Em vez de apenas aproveitar o modelo expositivo de ensino, é possível usar formatos mais interativos e atraentes para o público-alvo. 

As redes sociais oferecem essa diversificação, possibilitando o uso de ferramentas como lives, grupos, links, avisos rápidos, atividades gamificadas, entre outras, aumentando assim a motivação dos colaboradores nas atividades e o seu engajamento na estratégia como um todo. 

Colaboração e compartilhamento de conhecimento

As redes sociais são por si só espaços que incentivam a troca de ideias, contatos e conhecimentos entre os usuários. Sem essa movimentação, todas elas teriam ido à falência. 

Nessa mesma lógica, abraçar as redes sociais nas estratégias de educação corporativa estimula com que os participantes troquem informações, percepções e materiais extras entre si, colaborando para a construção coletiva de conhecimento. 

Dessa forma, além de incentivar ainda mais a capacitação e evolução dos funcionários, essa abertura aos colegas irá ajudar a fortalecer os laços e o engajamento dentro da organização.

Personalização e aprendizado autodirigido

O estilo mais flexível e autônomo das redes sociais oferece uma maior personalização e liberdade na jornada de aprendizagem dos profissionais. Nesse ambiente, os processos não são inteiramente conduzidos por um instrutor, como no modelo expositivo tradicional: cada um acessa os conteúdos e interage com as ferramentas da forma que lhe for mais conveniente — autodirigindo assim sua formação. 

Aprendizagem informal

Adotar as redes sociais neste contexto é uma forma de tornar a busca por aprimoramento profissional e pessoal mais natural no dia a dia dos colaboradores. Em vez de ser uma atividade formal e densa, fortalecer suas competências e conhecimentos ocorre de maneira mais leve, cotidiana e acessível. 

Desvantagens no usa das redes sociais para educação corporativa

Apesar de todas essas vantagens, nem tudo são flores: as redes sociais também tem limitações, lacunas e desafios a serem superados no seu uso na educação corporativa. Algumas deles são: 

Gestão de tempo

Se distrair excessivamente com as redes sociais é um problema que ocorre com quase todos os usuários dessas plataformas. Ao usar esse ambiente, as lideranças e o RH precisam cuidar para que os funcionários façam o uso consciente dessas mídias.

Além dessa atenção, a utilização de ferramentas de gestão de tempo e produtividade podem contribuir para evitar problemas e manter o bom desempenho das equipes e colaboradores independentemente das estratégias adotadas no setor e na educação empresarial.

Proteção de dados e privacidade

Uma das maiores preocupações contemporâneas das empresas é a sua segurança da informação. Vários dados sensíveis da companhia e de seus profissionais e parceiros são transmitidos e armazenados diariamente em diferentes plataformas, nuvens e arquivos — e não podem ser vazados, sob o risco de problemas judiciais e até mesmo nos negócios para as organizações.

Ao usar redes sociais, desenvolvidas por terceiros ou não, deve-se ter mecanismos para proteger as informações e materiais compartilhados nesses ambientes, evitando vazamentos e prejuízos aos envolvidos. 

Distrações e sobrecarga de informação

Quando se tem interesse em determinado assunto, é normal passar mais tempo do que se deveria pesquisando e acessando materiais sobre a temática. Oferecer um espaço a mais para os funcionários aprofundarem seus conhecimentos também possibilita que eles acabem se distraindo não somente das tarefas cotidianas como de outras atividades que sejam importantes. 

Além disso, o RH e as lideranças devem saber equilibrar a quantidade de conteúdos, materiais e demandas de capacitação dos funcionários para evitar uma sobrecarga de informações — reduzindo assim a capacidade dos colaboradores de absorver os conhecimentos e habilidades desejados e gerando estresse e desmotivação neles. 

Desigualdade digital

Nem todo mundo se adaptou ao mundo online: muitos ainda têm dificuldades em usar as ferramentas, equipamentos, sistemas e aplicativos no seu dia a dia — e esse desafio não é apenas dos profissionais mais velhos. 

É preciso levar em conta a desigualdade digital na educação corporativa, pensando tanto no público que não consegue acessar determinados recursos nas plataformas como também aqueles que não interpretam corretamente seus conteúdos.

Por isso, deve-se ter em mente o perfil do público-alvo antes de se adotar uma metodologia ou plataforma de educação empresarial — garantindo com que os funcionários possam usufruir o melhor delas. 

Como desenvolver um bom treinamento para empresas?

Inovar na educação corporativa para aumentar os seus resultados não pode parar no uso de apenas uma mídia: deve-se investir em uma estratégia mais robusta para fortalecer a aprendizagem dos funcionários.

Por isso, complementar a adoção das redes sociais com outras metodologias — como a gamificação — é o ideal para promover uma experiência engajadora e eficiente de ensino aos seus colaboradores. Mas, isso somente ocorre quando se é capaz de aproveitar os recursos e oportunidades que elas oferecem: caso contrário, não irão gerar os impactos positivos desejados.
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Quais são as vantagens de utilizar redes sociais em treinamentos corporativos?

As vantagens incluem maior engajamento e motivação dos colaboradores devido à diversificação de recursos, facilitação da colaboração e compartilhamento de conhecimento, personalização e aprendizado autodirigido, além da promoção de aprendizagem informal.

Quais são as desvantagens no uso das redes sociais para educação corporativa?

Algumas desvantagens são a gestão de tempo devido às possíveis distrações, preocupações com proteção de dados e privacidade, possibilidade de sobrecarga de informações e distrações, e a desigualdade digital, que pode dificultar o acesso e a interpretação de conteúdos por parte de alguns funcionários.

Como as redes sociais podem contribuir para o engajamento dos colaboradores em treinamentos corporativos?

As redes sociais oferecem recursos diversificados, como lives, grupos, compartilhamento de links e atividades gamificadas, que tornam as atividades mais interativas e atraentes, aumentando assim o engajamento e a motivação dos colaboradores.

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