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Plataforma de aprendizagem corporativa

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O treinamento operacional corresponde a capacitação dos colaboradores de uma organização. Em outras palavras, esse aperfeiçoamento busca capacitar o bem mais valioso de uma instituição, o capital humano. 

Devido sua importância, ele deve ser de interesse primário de qualquer empresa que busca crescer no mercado. Mas para que o objetivo de treinar o operacional da empresa seja alcançado, devem ser encontradas metodologias que melhor garantam retorno sob este investimento.

O que você vai ver neste artigo:

Com os avanços tecnológicos surgiram formas inovadoras de aperfeiçoar os profissionais de uma empresa, e uma que mais tem-se destacado no âmbito corporativo é a gamificação, metodologia que usa recursos de jogos.

Quer entender o potencial dessa metodologia para o âmbito corporativo? Continue a leitura deste artigo e veja o que preparamos para você sobre treinamento operacional utilizando a metodologia da gamificação.

O que é um treinamento operacional?

O treinamento operacional é considerado uma prática de capacitação desenvolvida a partir de aulas teóricas e práticas. Ele é voltado para os colaboradores da empresa para que eles possam realizar suas atividades da melhor maneira possível.

Pode ser considerado treinamento operacional qualquer um que torne as tarefas do dia a dia de um colaborador mais fácil, podendo ser um curso de Excel, atendimento ao cliente, operação de máquinas e equipamentos e mais.

O que é gamificação?

Gamificação também conhecida como gamification ou ludificação é uma metodologia que se apropria de algumas mecânicas encontradas nas dinâmicas dos jogos para utilizar em contextos reais. 

Assim, práticas monótonas, como desenvolver conhecimento sobre uma nova tecnologia ou responder a uma pesquisa de mercado se transformam em atividades lúdicas, atrativas e muito mais interessantes de serem realizadas.

Em uma outra perspetiva pode-se dizer que a gamificação é o uso do design, bem como da mecânica de jogos para deixar mais atraente um contexto que não está relacionado ao jogo.

A gamificação tem como características a diversão como meio, o desafio e um tipo de recompensa, seja ela intrínseca ou extrínseca. Ou seja, ela explora vários instintos básicos do ser humano e, portanto, facilita na implementação de tarefas complexas e monótonas de várias áreas, inclusive no âmbito empresarial.

Os elementos básicos dessa estratégia são:

  • Personalização: cada sistema gamificado é desenvolvido a partir da necessidade da corporação;
  • Regras: Na plataforma ou dinâmica são implementadas regras que os usuários precisam seguir para dar andamento ao curso e a sua experiência gamificada;
  • Objetivos: Todo o processo é desenvolvido a partir de um objetivo: chegar no último nível; acertar o máximo de questões possível, entre outros;
  • Sistema de pontuação e feedback: As pontuações fazem o usuário prosseguir na dinâmica e sentir que está avançando no seu objetivo;
  • Recompensas: Todo o esforço gerado precisa garantir alguma recompensa, para que ele se engaje ao longo da realização do treinamento corporativo sabendo que aquilo valerá a pena. Podemos até mesmo apostar em mensagens de “Parabéns” ou “Continue assim” como elementos de recompensa.

Como funciona um treinamento operacional gamificado?

A gamificação como recurso para o treinamento operacional vem justamente trazer a proposta comentada acima, de tornar o processo algo mais atrativo e divertido. 

Geralmente, a capacitação operacional é caracterizada como algo monótono, visto que tem como finalidade ensinar o uso de uma ferramenta, regras da empresa ou qualquer outra questão, mas sempre mais técnica, não sendo um conteúdo que cultive o interesse de muitos, mesmo que ele busca trazer melhorias e facilitar a rotina do colaborador.

Isso significa que a gamificação surge no contexto empresarial para transformar o ambiente tradicional, sendo uma alternativa dos vários tipos de treinamento disponíveis no mercado.

Como elaborar um treinamento operacional com a gamificação?

  1. Defina o objetivo

Como qualquer outro, o treinamento operacional com gamificação precisa ter um objetivo. O que sua empresa deseja atingir com ele? Qual benefício ou melhoria ele precisa desempenhar? Ensinar aos colaboradores a utilizar determinada plataforma ou aumentar as vendas?

É interessante que nesse momento você escute seus funcionários para identificar quais as principais atividades e necessidades, isso irá ajudar na tomada de decisão com relação à escolha do treinamento ou dos treinamentos – desenvolvendo assim um programa de treinamento.

  1. Estabeleça o público-alvo

O próximo passo é destinado a identificar o público que participará dessa capacitação operacional. Quem são os profissionais, as áreas, os níveis operacionais que necessitam dispor daquele objetivo inicialmente traçado? 

  1. Determine qual ferramenta de gamificação usar

Há diversas opções de ferramentas para gamificação de treinamentos, mas elas se diferem em suas funcionalidades, por isso é importante definir qual o seu objetivo para escolher a que melhor atenderá sua demanda.

  1. Veja como transformar o treinamento comum em gamificado

Se a gamificação busca transformar a experiência do colaborador, transformando uma atividade monótona em algo divertido e que engaje, então sua empresa precisa estudar alternativas que transformem a capacitação operacional.

Um dos pontos mais importantes para isso é a linguagem, opte por usar uma mais informal, sem termos técnicos ou palavras robustas, assim certamente os colaboradores irão se engajar mais.

  1. Estruture o treinamento operacional gamificado

É preciso detalhar quais serão as regras do treinamento: quem irá realizar; se poderá ser feito no expediente de trabalho ou em outro momento; se haverá alguma restrição; onde será feito e demais informações importantes para a efetividade do treinamento.

Outra especificação que é preciso deixar claro é com relação a data limite. É importante estabelecer um prazo para que os profissionais realizem o treinamento, pois, apesar de o objetivo da gamificação é deixar os colaboradores interessados, ainda assim pode haver circunstâncias que atrapalhem no desenvolvimento da capacitação dos profissionais.

Determine também nesta etapa como será o suporte. Sua empresa será responsável por ele ou será contratada uma equipe para isso?

Defina qual será a recompensa que irá promover aos participantes do treinamento operacional e como irá entregar para os colaboradores que ganharem.

  1. Pense nas métricas

Por fim, é preciso estabelecer quais as métricas que serão analisadas para verificar se o objetivo estabelecido lá na primeira etapa do processo de fato foi alcançado. A tecnologia da gamificação grava todas as informações, tanto gerais como de cada colaborador, portanto sua empresa só precisa definir quais delas irá utilizar e como vai avaliar.

Ficou interessado na metodologia de gamificação? Venha conversar com a gente, podemos compartilhar diversas ideias de como implementar a gamificação na sua empresa!

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