Uma viagem de incentivo pode transformar a dinâmica interna de uma empresa, motivando os colaboradores a realizarem o melhor trabalho que puderem para receberem uma recompensa incrível. Mais do que apenas um estímulo individual, essa premiação pode transformar a dinâmica da equipe.
O que você vai ver neste artigo:
Quer saber mais sobre como funciona e por que investir nessa estratégia? Conheça a viagem de incentivo!
Viagem de Incentivo: o que é e quais são suas vantagens?
Quem não gosta de umas boas férias? De viajar para um lugar legal e descansar por um tempo, conhecendo localidades e pessoas diferentes, relaxando um pouco ou vivendo novas experiências? E imagine se tudo isso fosse bancado pela empresa do colaborador, como forma de recompensá-lo pelo ótimo trabalho e estimular os seus colegas a se esforçarem mais e a ganharem esse prêmio na próxima vez?
Isso é possível na viagem de incentivo: uma recompensa dada aos funcionários que se destacaram e atingiram uma meta predeterminada, oferecendo assim uma experiência positiva para estreitar os laços da equipe com a empresa, além de estimular a melhora na produtividade.
Não é à toa que diversas organizações apostam nessa estratégia como um diferencial na relação com os colaboradores. São várias as vantagens de se investir nesse tipo de incentivo:
Aumento dos resultados
Oferecer uma recompensa é uma excelente maneira de incentivar o aumento da produtividade e qualidade no serviço dos colaboradores, ainda mais quando ela é ligada ao cumprimento de determinadas metas. E, se o prêmio é algo tão desejado quanto uma viagem, os funcionários vão se esforçar ainda mais para atingir os objetivos e, dessa forma, impulsionar os resultados da empresa.
Aumento do engajamento
Qualquer pessoa se sente mais valorizada ao receber uma recompensa, ainda mais após dar o seu melhor em alguma atividade. Uma viagem faz toda a diferença para recarregar as energias dos trabalhadores e, após uma excelente experiência, é natural que sua relação com a empresa seja fortalecida. Assim, aumenta-se o engajamento dos funcionários, tornando-os mais fiéis à organização.
Diferencial da concorrência
Oferecer uma viagem de incentivo é uma forma de ter um diferencial dos benefícios que os concorrentes e outras empresas dão aos seus colaboradores. Muitas vezes essas recompensas ajudam a reter os funcionários em seus empregos, além de contribuírem para atrair novos talentos para a organização.
Dessa forma, várias empresas estão investindo nessa compensação para fortalecer sua gestão de pessoas. No entanto, é importante pontuar: o destino da viagem depende dos resultados do funcionário e, claro, do orçamento da organização.
Não é necessário mandar os colaboradores e suas famílias para a Disney, Londres, Cairo ou Tóquio, ainda mais quando não se tem condições de bancar algo assim. Um passeio em uma pousada na cidade vizinha, uma estadia no litoral ou em um parque aquático já faz toda a diferença para um trabalhador que se esforçou tanto e precisa de um relaxamento como também para o espírito da equipe como um todo, que também deseja receber esse agrado.
Além desse cuidado, existem outras dicas para se adotar essa estratégia de forma efetiva e segura.
Dicas para oferecer uma Viagem de Incentivo
Nenhuma estratégia, ainda mais envolvendo a gestão de pessoas, pode ser feita de qualquer jeito. Por isso, é importante seguir algumas dicas para tornar a viagem de incentivo algo positivo para a empresa — e não gerar mais dor de cabeça.
1- Conheça seus funcionários
Uma das primeiras coisas que a empresa deve fazer antes de se investir nessa estratégia é conhecer bem o perfil, expectativas, preferências e desejos dos seus colaboradores. Somente assim é possível adotar estratégias — sejam quais forem — que realmente tenham apelo ao público-alvo da ação.
Imagine oferecer ingressos para um parque, especialmente uma apresentação de um grupo infantil, para um profissional que não tenha filhos? Ou uma viagem sozinho para Las Vegas para um que tenha família? Esses são apenas alguns exemplos banais, mas que geram frustrações e perda de engajamento da equipe — afinal, se a empresa não considera detalhes como esses, ela realmente se importa com seus trabalhadores?.
2- Definir os destinos corretamente
Nesse sentido, é preciso ter cuidado ao definir os destinos das viagens para que sejam tanto do agrado dos colaboradores como também caibam no orçamento da organização.
Considerando esses dois fatores, deve-se listar todas as possibilidades que a empresa tem — como pousadas, parques aquáticos/de diversão, hotéis, praia, campo, interior, capital… — e elencar quais são as mais interessantes para os dois lados.
Uma gama e revezamento de opções pode ser uma ótima ideia para variar as premiações, motivando mais colaboradores e tornando o processo dinâmico e atraente.
3- Organizar a viagem com cuidado
Programar uma viagem é uma tarefa complexa, independentemente da finalidade dessa atividade.
É importante ter um bom controle financeiro e administrativo para evitar problemas de desperdício ou com a viagem em si, como esquecer de reservar os locais de descanso ou pagar mais caro pelas passagens, por exemplo.
Por isso, também é fundamental organizar a viagem com antecedência, aproveitando promoções e tendo tempo para cuidar de cada detalhe e fazer essa experiência ser a melhor para o vencedor.
4- Torne a experiência inesquecível
Além da viagem em si, a empresa pode pensar em uma experiência completa para encantar o ganhador do prêmio — e despertar ainda mais a vontade da equipe em conquistar essa recompensa.
Isso pode incluir desde passeios turísticos e atividades especiais até a entrega de um kit personalizado, com nome e brindes que o colaborador goste. Mesmo esses pequenos detalhes fazem toda a diferença para engajar os funcionários e tornar a experiência ainda mais incrível.
5- Criar um sistema transparente
Não adianta oferecer recompensas incríveis para seus colaboradores se o processo de recebimento desses benefícios não for transparente ou claro. Dificuldades nesse sentido podem fazer com que os funcionários não entendam o que precisam fazer para alcançar esses incentivos — não atingindo os resultados e metas de produtividade desejados — ou então percam a motivação e, pior, tenham menos confiança na empresa ao acharem que o sistema está sendo injusto e parcial nas premiações.
Ou seja, em vez de gerar benefícios, a má aplicação da estratégia iria causar mais dores de cabeça e problemas para a gestão e equipe. Por isso, é fundamental comunicar com clareza os objetivos, metas e como tudo será controlado aos colaboradores, reduzindo dúvidas inclusive sobre a idoneidade do processo.
Mas, por melhor que seja a experiência, uma viagem acaba incentivando um ou poucos colaboradores de uma vez. Que tal investir em formas de estimular a equipe toda de uma vez, de forma contínua? Conheça 8 benefícios corporativos inovadores e engaje os funcionários da sua empresa!