Criar conteúdo para treinamentos pode ser um desafio para qualquer empresa e RH: ao mesmo tempo que eles devem ser educativos e formativos, também precisam ser diretos e engajadores. É normal ter dúvidas nesse processo — mas é importante seguir algumas orientações para desenvolver ações educativas eficientes.
Realize treinamentos assertivos e interessantes: confira 7 dicas de como criar conteúdos para essa estratégia!
O que você vai ver neste artigo:
O que é conteúdo de treinamento?
Todas as ações de educação corporativa buscam capacitar, orientar e despertar habilidades específicas nos funcionários de uma empresa. Porém, para que elas obtenham os resultados desejados, é fundamental escolher temas, abordagem e informações que realmente sejam relevantes para os participantes e para a organização — ou seja, que o conteúdo do treinamento seja bom.
Qual será o tema central? Quais conceitos serão abordados e como serão trabalhados durante as atividades? Quais informações são essenciais e quais podem ser deixadas para outro momento ou não fazerem parte da estratégia? Qual o peso/profundidade de cada material ao longo da ação? Essas são algumas perguntas que ajudarão a definir o conteúdo do treinamento.
O sucesso da educação empresarial está diretamente ligado com esse elemento — junto com outros como o planejamento e a escolha das metodologias. Mas, não existe um bom treinamento sem um bom conteúdo.
Qual a importância do conteúdo nos treinamentos?
Não adianta adotar as metodologias e tecnologias mais sofisticadas em um treinamento e achar que somente elas serão suficientes para gerar os resultados desejados com as ações de educação corporativa.
Conteúdos genéricos não resolvem as lacunas específicas de conhecimento e competência dos funcionários. Conteúdos rasos não geram impactos profundos no desempenho da equipe. Conteúdos excessivamente complexos e longos confundem e reduzem o engajamento dos colaboradores nos treinamentos. Conteúdos desatualizados acarretam mais confusões e problemas… São várias as consequências negativas quando o material adotado na ação não é adequado para determinada realidade.
Já os conteúdos com temas que impactam diretamente o trabalho dos profissionais, com informações corretas e desenvolvidos de forma a equilibrar aprendizagem e engajamento, são fundamentais para educar os colaboradores e ajudá-los a melhorar seu desempenho.
Ou seja, investir no desenvolvimento de conteúdos qualificados é essencial para o sucesso dos treinamentos e da capacitação dos colaboradores. Porém, não é fácil definir quais temas, abordagens e informações serão incluídos na ação e os que ficarão de fora, nem como cada assunto será apresentado ao longo da jornada.
Por isso, é essencial conhecer algumas orientações antes de se desenvolver os treinamentos para aproveitar o melhor dessa estratégia e oferecer conteúdos educativos, engajadores e valiosos para os funcionários.
Como criar conteúdo para treinamentos? Confira 7 Dicas
Se sua empresa vai começar a produzir treinamentos ou se foi identificado problemas nessa ação, especialmente em relação aos conteúdos, é importante considerar alguns pontos estratégicos e que fazem a diferença nos resultados.
Confira 7 dicas sobre conteúdo para treinamentos:
1- Levantamento das necessidades
Primeiramente, deve-se compreender quais são os temas ou competências que estão faltando nos seus funcionários antes de montar qualquer treinamento. Esse estudo tem que se aprofundar nas lacunas de conhecimento das equipes e como elas impactam o seu trabalho.
Nesse sentido, ferramentas como o Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT) e as avaliações de desempenho contribuem para identificar essas lacunas e falhas, mostrando ao RH quais conteúdos são mais urgentes e importantes de serem abordados nas ações de educação empresarial.
2- Aplicação prática
Ao escolher os temas que serão trabalhados, também é importante considerar a sua aplicação prática na vida dos profissionais: dependendo do momento, é melhor priorizar conteúdos relacionados diretamente com o cotidiano dos funcionários do que assuntos mais complexos ou que sejam vistos de forma abstrata — mas, mesmo nesses casos, é fundamental pensar em exemplos do dia a dia para tornar esses conhecimentos mais “palpáveis”.
Que tal ensinar técnicas para os vendedores vencerem as objeções que eles mais escutam dos clientes? Ou para resolver os maiores bugs ou otimizar o trabalho da T.I? Ou como transformar o tema importante da sustentabilidade em ações práticas do dia a dia dos profissionais? Esses são alguns exemplos de como abordar os conteúdos de forma mais prática.
3- Capacitação sobre ferramentas
Todos os profissionais utilizam ferramentas específicas em seu cotidiano — mas isso não significa que saibam usufruir de todo o seu potencial. Realizar treinamentos sobre os sistemas e softwares adotados nos setores ajuda a otimizar o trabalho dos funcionários e a aproveitar melhor os recursos da empresa.
4- Treinamento de motivação e engajamento
Apesar da prática ser importante, existem alguns treinamentos mais “abstratos” que também são fundamentais de serem realizados de tempos em tempos. Uma ação para aumentar a motivação e engajamento dos profissionais é importante para manter ou melhorar a produtividade, qualidade e até a fidelidade dos funcionários no serviço.
Além dos resultados indiretos, essa ação contribui para melhorar o clima interno, trabalho em equipe e a retenção dos talentos na organização.
5- Treinamento em soft skills
As ações de educação empresarial não podem contemplar apenas as competências técnicas — as habilidades sociais (também chamadas de soft skills) também impactam a produtividade, qualidade e dinâmica interna, sendo fundamentais para o bom desempenho dos colaboradores.
Pode-se treinar aptidões como comunicação assertiva, liderança, proatividade, resolução de conflitos, empatia e espírito de equipe, por exemplo. Todas elas colaboram, direta e indiretamente, com o desempenho dos funcionários e a manutenção de um ambiente saudável.
6- Treinamento sobre a cultura organizacional
Outro conteúdo de treinamento que não pode ser ignorado é sobre a cultura organizacional. Os valores e outros elementos que formam a identidade da empresa devem ser transmitidos aos colaboradores e fazerem parte do seu dia a dia, promovendo uma imagem positiva da companhia em todas as suas atitudes.
Além disso, esse conteúdo contribui para aumentar o engajamento dos profissionais, melhorando a sua dedicação e fidelidade à organização.
7- Equilíbrio entre conteúdo e formato
Não adianta trabalhar os conteúdos mais interessantes e impactantes no dia a dia dos colaboradores se a forma em que eles forem apresentados for monótona ou pouco engajadora. Usar ferramentas que enriqueçam os processos de aprendizagem ajuda a melhorar a assimilação dos conhecimentos e a aumentar os resultados das ações.
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Investir no desenvolvimento de conteúdos qualificados é essencial para o sucesso dos treinamentos e da capacitação dos colaboradores. Porém, não é fácil definir quais temas, abordagens e informações serão incluídos na ação e os que ficarão de fora, nem como cada assunto será apresentado ao longo da jornada.