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Home / Blog / Gestão / Como criar campanhas de incentivo de sucesso na sua empresa

Como criar campanhas de incentivo de sucesso na sua empresa

Como criar campanhas de incentivo de sucesso na sua empresa
06 mar 2023

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Promover campanhas de incentivo para os colaboradores da empresa é uma excelente ideia para estimular a melhora na produtividade, qualidade e motivação na equipe. No entanto, nem todas as organizações sabem como adotar essa ferramenta em suas ações de RH e marketing interno. 

Aproveite o melhor dessa ferramenta: descubra como criar campanhas de incentivo bem sucedidas na sua empresa e fortaleça o engajamento dos seus funcionários!

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é e para que serve as Campanhas de Incentivo?
  • Benefícios das campanhas de incentivos para colaboradores
  • Dicas para desenvolver um campanha de incentivo de sucesso
  • Exemplos de campanhas de incentivo para colaboradores

O que é e para que serve as Campanhas de Incentivo?

Todo empreendedor sabe que as pessoas são o maior ativo de qualquer empresa. Por isso, é fundamental que negócios de todos os portes e segmentos invistam em estratégias para valorizar os colaboradores e extrair o melhor de cada talento, aumentando assim o desempenho da companhia. 

Entre tantas ações que podem ser adotadas para se alcançar esse objetivo, as campanhas de incentivo são opções que têm muito a agregar à gestão de pessoas para mudar a dinâmica na equipe e fortalecer a performance dos profissionais.

As campanhas de incentivo são ferramentas usadas para estimular os funcionários a atingir uma determinada meta. É possível montar uma ação para encorajar os colaboradores de um setor específico a ter maior produtividade, por exemplo, definindo uma recompensa caso eles atinjam esse objetivo no período estipulado. 

Essa estratégia é um recurso extra para motivar os trabalhadores trazerem mais resultados para o negócio, seja em relação a sua produtividade, qualidade do serviço, no atendimento ao cliente, desenvolvimento de projetos, engajamento e em outras atividades que gerem impactos positivos para a organização. 

As campanhas de incentivo são ferramentas de endomarketing, também chamado de marketing interno — uma estratégia que busca fortalecer os laços da empresa com os funcionários, criando uma imagem positiva e um ambiente saudável na organização.  

Assim, essa ação é resultado de um trabalho em conjunto do RH e Marketing para aumentar o engajamento dos colaboradores e, ao mesmo tempo, estimular sua produtividade e qualidade no trabalho. Dessa forma, essa simples ação pode fazer uma grande diferença no dia a dia do negócio. 

Benefícios das campanhas de incentivos para colaboradores 

Investir nessa estratégia pode gerar vários impactos positivos na empresa:

  • Conquista de metas

Uma campanha de incentivo sempre tem objetivos a serem cumpridos — aumentar as vendas ou a produtividade de determinado departamento? Reduzir a rotatividade e absenteísmo na equipe? Melhorar o atendimento ao cliente? Incentivar a criação de projetos inovadores na empresa? São várias as possibilidades de metas a serem alcançadas por meio dessa ação, dando uma motivação extra para o esforço dos colaboradores.  

  • Aumento do engajamento

Um benefício indireto que essa ação gera é o aumento do engajamento dos funcionários com a empresa. Essa dinâmica estimula a melhora profissional e ainda conta com recompensas que realmente sejam interessantes para os colaboradores: esses elementos acabam ajudando os trabalhadores a se envolverem mais na organização, fortalecendo o seu senso de pertencimento.  

  • Aprimoramento do clima interno

A melhora no desempenho, somado ao aumento do engajamento, acabam contribuindo para tornar o ambiente de trabalho mais saudável e positivo. Cultivar um bom clima organizacional é fundamental para reduzir conflitos na equipe, além de incentivar a produtividade, qualidade e motivação dos profissionais.

Dicas para desenvolver um campanha de incentivo de sucesso

Investir em uma campanha de incentivo não é algo extremamente complexo. No entanto, algumas condutas fazem a diferença para tornar a ação bem sucedida ou não: 

Oferecer incentivos atraentes

Não adianta criar toda uma proposta de campanha criativa, mas escolher recompensas que não realmente atraiam o desejo dos colaboradores. Se a contrapartida não é interessante, por que os profissionais iriam se esforçar em alcançar os objetivos da ação?

Nesse sentido, é fundamental conhecer os funcionários da empresa: quais são os seus gostos? Quais são suas expectativas profissionais e com a empresa em si? O que precisam na sua vida pessoal? O que desperta o seu ânimo na correria cotidiana? 

Uma dica especial nesse sentido é incluir os colaboradores nesse processo de decisão, escutando sua opinião a respeito de quais recompensas lhe seriam mais atrativas e elaborando a estratégia a partir desse feedback.     

Neste sentido, algumas opções que podem ser adotadas como recompensa da campanha de incentivo são:

  • Folga;
  • Brindes;
  • Dinâmicas especiais;
  • Bônus financeiros;
  • Benefícios corporativos inovadores; 
  • Bolsa de estudos; 
  • Viagens; 
  • Entre outros.

Ter transparência

Existe outro ponto importante a ser considerado nessa questão: ter transparência em todo o processo é essencial para que os colaboradores não se sintam injustiçados ou então que desentendimentos ocorram e acabem prejudicando ainda mais a relação dos trabalhadores com a organização. 

Todas as regras e condições da campanha de incentivo tem que estar claras para os funcionários antes da ação começar. Deve-se elaborar os critérios de recompensa com objetividade, inclusive usando métricas e indicadores quantitativos para tornar a operação menos subjetiva — reduzindo assim o risco de problemas na dinâmica. 

Além disso, promover feedbacks com os colaboradores, inclusive de forma individual, é uma ótima ideia para ajudá-los a entenderem como estão se saindo nesse processo e onde podem se aprimorar para alcançar os objetivos e fortalecer sua carreira. 

Exemplos de campanhas de incentivo para colaboradores

Empresas de todos os portes e segmentos vem usando essa estratégia para motivar e engajar seus funcionários, estimulando-os a cumprirem metas predeterminadas. 

Existem vários exemplos de sucesso desse tipo de campanha: a marca de produtos de beleza Mary Kay há mais de 50 anos tem um projeto que premia diretoras e vendedoras com os seus memoráveis carros cor de rosa; a empresa do ramo alimentício Vigor promoveu a campanha “Missão 20 mil” para premiar os melhores resultados em volumes de vendas e espaço no PDV; enquanto a Bosch realizou diversas atividades na ação “Seleção de especialistas”, usando o conceito de futebol para alavancar vendas e o engajamento na equipe. 

Além desses exemplos, também é possível adotar métodos mais inovadores nessa estratégia para obter ainda mais resultados, inclusive combinando metodologias para que uma fortaleça a outra. Um exemplo desse caso é usar uma plataforma gamificada para promover uma ação diferenciada: mais imersiva, divertida e engajadora. 

A gamificação usa elementos de jogos para atrair e reter a atenção das pessoas, motivando-as a realizarem determinadas atividades. Aproveitar essa metodologia nas campanhas de incentivo ajuda a aumentar o interesse dos funcionários na proposta, melhorando ainda mais o seu desempenho. 


Descubra o poder dessa ferramenta no engajamento dos seus colaboradores. Confira cases de sucesso do uso da gamificação nas empresas e fortaleça sua gestão de pessoas! 

O que é e para que serve as campanhas de incentivo?

As campanhas de incentivo são ferramentas usadas para estimular os funcionários a atingir uma determinada meta. É possível montar uma ação para encorajar os colaboradores de um setor específico a ter maior produtividade, por exemplo, definindo uma recompensa caso eles atinjam esse objetivo no período estipulado. 

Quais são os benefícios das campanhas de incentivos para os colaboradores?

Investir nessa estratégia pode gerar vários impactos positivos na empresa como: conquistar metas, aumentar o engajamento e aprimoramento do clima interno.

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