Como montar um treinamento de liderança?

16 out 2023

Montar um treinamento de liderança é fundamental para capacitar e fortalecer os gestores de uma empresa. O líder tem um papel central no desempenho dos funcionários e da equipe como um todo — por isso, nenhum negócio pode negligenciar sua formação e aprimoramento contínuo. 

Saiba como montar um treinamento de liderança eficiente e eleve o desempenho de todo o time!

Quais os tipos de treinamento para liderança?

O treinamento dos líderes é um tema extenso, ainda mais devido sua importância na dinâmica de uma equipe. Por isso, pode-se categorizar essa estratégia de diferentes formas. Mas, geralmente os dois principais tipos dessa capacitação são:

Treinamento de gestão de pessoas

Todo líder tem a responsabilidade de gerir uma equipe. Por isso, ele deve conhecer as várias possibilidades de se conduzir o seu departamento — como o tipo de gestão horizontal ou vertical, para citar alguns estilos —, adotando aquela que for mais adequada para a realidade do time. 

Somente assim o gestor conseguiria extrair o melhor de cada profissional e da equipe como um todo, usando as estratégias mais eficientes para organizar e guiar seus liderados. 

Treinamento técnico

Toda liderança deve ser um bom exemplo de competência técnica para os seus colaboradores, usando seus conhecimentos para orientar os trabalhos dos funcionários, monitorar o seu desempenho e até inspirar seu aprimoramento. 

Não é necessário que o gestor domine todas as técnicas, estratégias e ferramentas, mas ele deve ter uma boa visão geral da área para saber quais decisões tomar e quais critérios seguir para alinhar o serviço e esforços de todo o time. 

Além desses dois tipos, existe uma série de outras temáticas que podem ser incluídas nas ações de educação empresarial direcionadas aos líderes, como um treinamento de cultura organizacional, por exemplo — e existem competências e habilidades que são fundamentais para qualquer estratégia realizada com esse público. 

O que não pode faltar em um treino de liderança?

Para criar uma ação verdadeiramente efetiva, há alguns temas e abordagens que não podem ficar de fora do treinamento dos líderes:

Soft skills

Um gestor não pode apenas ter competências técnicas para ser bem sucedido. Um verdadeiro líder possui uma série de habilidades sociais para lidar com o emocional dos seus funcionários e com as relações interpessoais no departamento, sabendo gerir cada perfil de liderado sob sua responsabilidade.

Por meio das social skills, o líder é capaz de orientar, motivar, engajar e extrair o melhor de cada profissional, estimulando assim com que eles sejam mais produtivos, dedicados e explorem seus talentos em favor da empresa e do time. 

Algumas dessas habilidades são essenciais para quem assume uma posição de liderança — como boa comunicação, empatia, inteligência emocional e a capacidade de delegar tarefas, por exemplo —, fazendo toda a diferença na dinâmica interna. 

Além disso, as competências certas ajudam o gestor a conseguir apaziguar atritos e solucionar conflitos na equipe, atenuando situações que poderiam evoluir como bolas de neve e gerar uma série de problemas para o departamento. 

Competências técnicas e estratégicas

Mas, um líder também precisa ser capaz de guiar a sua equipe para o sucesso. É importante que o gestor tenha habilidades técnicas que o ajudem a colocar o departamento no caminho certo, aproveitando as oportunidades, corrigindo falhas e lacunas e planejando ações efetivas para conduzir o time a atingir seus objetivos e ter um ótimo desempenho. 

Ter ao menos um bom panorama dos conhecimentos técnicos da área e se manter atualizado nela, tendo visão estratégica e capacidade de tomar decisões certeiras, é fundamental para qualquer gestor.

Motivação e engajamento

O líder deve ser o primeiro na equipe a ser motivado no trabalho e engajado na empresa. Essas qualidades o ajudam a se manter dedicado, animado e perseverante mesmo diante dos maiores desafios, além de contribuir para inspirar o mesmo espírito nos colaboradores. 

Assim, deve-se aproveitar o treinamento para fortalecer os laços da organização com seus gestores, para que eles sejam capazes de replicar a mesma postura com os seus liderados. 

Como estruturar um treino de liderança? Passo a passo

Montar um treinamento para os líderes não é tão diferente de se desenvolver outras ações de educação corporativa. Porém, existem alguns detalhes que devem ser reforçados nos gestores para que atuem com eficiência e sejam capazes de inspirar e conduzir seus liderados.

Nesse sentido, o passo a passo para se estruturar um treino de liderança é:

1- Fazer um diagnóstico

Antes de mais nada é preciso avaliar os atuais gestores da empresa e sua dinâmica com a equipe. Verificar quais são seus pontos fracos, fortes e as lacunas e oportunidades na gestão de pessoas é fundamental para saber o que é necessário trabalhar nos treinamentos para se ter um impacto concreto positivo no departamento e na relação dos líderes com seus funcionários. 

Uma ferramenta que pode ajudar nesse sentido é o Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT), que permite identificar quais são os temas que precisam ser trabalhados com o público-alvo da ação educativa. 

2- Planejamento 

Ter um planejamento robusto é um dos segredos de qualquer estratégia bem sucedida. Usando as informações obtidas no diagnóstico, pode-se definir objetivos, metas e indicadores que irão guiar as ações e decisões do treinamento de líderes. 

Além disso, é preciso estabelecer o cronograma, orçamento, metodologia e conteúdos a serem abordados previamente para otimizar os recursos e o tempo empregados nessa dinâmica. Também é importante conhecer bem o perfil dos líderes que vão participar dos treinamentos, promovendo atividades que sejam engajadoras, mas que também supram as necessidades dos gestores de forma individualizada. 

3- Aplicação

Aplicando todas as informações e decisões adquiridas anteriormente, deve-se desenvolver as ações educativas para capacitar e fortalecer os gestores da empresa. Elas devem ser capazes de educar, mas também de engajar os participantes, oferecendo conhecimentos e habilidades que sejam importantes para assumir as responsabilidades dessa posição. 

4- Aprimoramento

Toda estratégia pode ser melhorada, e todo profissional pode se aprimorar e ter resultados ainda maiores em sua função — mesmo os gestores. Por isso, é interessante estipular metas e até mecanismos para avaliar o desempenho dos líderes (inclusive buscando o feedback dos liderados) para saber quais pontos ainda precisam ser trabalhados nos chefes e nos treinamentos em si. 

E uma das formas de se potencializar os resultados dessa ação é adotando metodologias inovadoras neste contexto. Descubra como a gamificação ajuda na formação de lideranças nas organizações e tenha gestores eficientes e inspiradores em sua empresa!

Quais os tipos de treinamento para liderança?

O treinamento dos líderes é um tema extenso, ainda mais devido sua importância na dinâmica de uma equipe. Por isso, pode-se categorizar essa estratégia de diferentes formas, que geralmente são dois: treinamento de gestão de pessoas e o técnico.

O que não pode faltar em um treino de liderança?

Um gestor não pode apenas ter competências técnicas para ser bem sucedido. Um verdadeiro líder possui uma série de habilidades sociais para lidar com o emocional dos seus funcionários e com as relações interpessoais no departamento, sabendo gerir cada perfil de liderado sob sua responsabilidade. Por meio das social skills, o líder é capaz de orientar, motivar, engajar e extrair o melhor de cada profissional.

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