O treinamento e desenvolvimento nas empresas influencia diretamente nos resultados que ela obterá, isso porque são os responsáveis por possibilitar que as equipes estejam sempre conectadas com a perspectiva da corporação e com as tendências do mundo.

Como o capital humano é uns dos principais ativos de uma empresa, investir em maneiras de desenvolvê-lo é uma maneira eficaz de garantir que o sucesso empresarial aconteça.

Neste artigo, você conhecerá alguns dos principais motivos por que o treinamento e desenvolvimento nas empresas torna-se importante. 

Primeiro, o que é treinamento e desenvolvimento?

Explicando de forma simples, o treinamento é uma maneira de desenvolver nos colaboradores da instituição conhecimentos teóricos e práticos para executarem suas atividades específicas e gerarem o resultado que a empresa tem como objetivo e busca alcançar. 

Pode-se dizer que o treinamento serve, portanto, para ensinar uma técnica de curto ou médio prazo, sanar uma dúvida específica e que os resultados são rapidamente percebidos, como, por exemplo, utilizar determinado recurso de um software.

Já o desenvolvimento é a junção de todas essas práticas aprendidas pelo colaborador, ou seja, o desenvolvimento torna o desempenho pessoal e profissional mais efetivo. Mas, aqui, não somente os treinamentos são importantes, como também momentos de conversa, palestras e outros momentos do ambiente de trabalho que venham agregar conhecimento na vida profissional e pessoal do colaborador.

É importante destacar também que outra diferença que o desenvolvimento possui com relação ao treinamento, é que ele não dispõe de uma duração mensurável porque ele acontece em todo expediente de trabalho.

Agora que você já entendeu melhor o que é e a diferença entre treinamento e desenvolvimento, veja a importância de implementar a cultura de treinamento e desenvolvimento na sua empresa.

Qual a importância do treinamento e desenvolvimento nas organizações?

Como já comentado anteriormente, o treinamento e desenvolvimento, de forma geral, tem como objetivo desenvolver pessoas e, portanto, gerar capacitação aos colaboradores que, através disto, conseguem entregar melhores resultados.

Mas uma equipe capacitada é apenas uma consequência de diversas outras mudanças que o treinamento e o desenvolvimento ocasionam em uma instituição e nas atitudes de seus colaboradores, e são estas mudanças que queremos compartilhar com você.

Promover mais motivação empresarial

A motivação no ambiente de trabalho é fundamental para que os colaboradores tenham entusiasmo nas suas atividades profissionais que desempenham, dando o melhor de si sempre, e ela pode ser motivada através de treinamentos e desenvolvimento.

O treinamento e desenvolvimento nas empresas é uma ação que gera nos colaboradores um sentimento de importância e valorização, pois eles entendem que a empresa reconhece a sua importância para a instituição e que está investindo no potencial que eles têm a oferecer.

Diminuir o turnover

A rotatividade de colaboradores é uma problemática existente em muitas organizações e que gera milhares de gastos anualmente. 

Os maiores causadores do turnover, ou seja, motivos que fazem os colaboradores tomarem a iniciativa de sair da empresa, são o clima organizacional e a falta de reconhecimento.

Mas como o treinamento e desenvolvimento visa trabalhar inclusive estes aspectos, então a taxa de turnover de sua empresa pode diminuir consideravelmente.

Aumentar a produtividade

O aumento da produtividade tanto pode ser consequência de um treinamento e desenvolvimento visado a este sentido, como também o resultado de profissionais mais engajados, pois sabe-se que colaboradores engajados aumentam a produtividade e geram mais resultados.

Auxiliar no processo de onboarding

A inserção de um novo colaborador no ambiente de trabalho é um processo de extrema importância para que ele se adapte à cultura empresarial da empresa, na forma de trabalho que ela possui e na interação entre os demais colaboradores. Sabendo disso, é importante ter um recurso que facilite essa mediação e preparação do profissional para o novo desafio.

A técnica de treinamento e desenvolvido é uma alternativa bastante objetiva quando se trata sobre o processo de onboarding, pois através desse recurso é possível compartilhar valores, cultura, história da empresa e todos os outros aspectos mapeados como essenciais para a integração do novo colaborador.

Padronizar os procedimentos

Padronizar atividades e ações empresariais são fundamentais para que a cultura empresarial esteja em evidência, e o treinamento e desenvolvimento é a chave para alinhar os procedimentos e garantir que todos da instituição saibam quais são eles.

Criar uma cultura de aprendizagem contínua

Investir no desenvolvimento dos profissionais de sua empresa auxilia no processo de implementação de uma cultura de aprendizagem contínua, pois é uma maneira de sempre haver novos conhecimentos sendo compartilhados e colocados em prática.

Gerar maior autonomia para os profissionais

Conforme os profissionais vão dispondo de mais conhecimentos, maiores são as chances de eles participarem mais ativamente no processo estratégico da empresa, tomando decisões que agreguem para a empresa. Isso porque eles estarão melhores preparados para isto.

Desenvolver um produto ou serviço melhor

Como o treinamento em vendas, principalmente, garante mais conhecimento e mais confiança nos colaboradores, eles podem atuar em campos estratégicos da empresa, ou seja, participarem nas decisões.

Ao passo que os colaboradores garantem maior liberdade no contexto empresarial e mais conhecimento, eles – que estão mais próximos dos clientes e, portanto, conhecem verdadeiramente as necessidades deles – passam a compartilhar ideias para trazer melhorias nos produtos e serviços da empresa, promovendo mais satisfação para os clientes.

Agora que você já sabe vários motivos que fazem do treinamento e do desenvolvimento uma prática importante para qualquer empresa, o próximo desafio é identificar quais são as melhores práticas pedagógicas que você pode implementar na sua empresa e garantir, de fato, que estes resultados sejam alcançados. 

Sabendo disso, nós criamos um artigo que compartilha as 4 maiores tendencias para programas de treinamento e desenvolvimento empresarial. Confira.