O mundo do trabalho já não é mais o mesmo: os avanços tecnológicos mudaram a forma com que vivemos e executamos as nossas funções. Isso significa que algumas habilidades profissionais serão mais requisitadas, independentemente da atividade exercida. É a hora de desenvolver as competências do futuro!

Descubra nesse artigo quais são os conhecimentos e habilidades que serão essenciais a todos os colaboradores da sua empresa, garantindo que seu negócio tenha espaço no mercado. 

O Futuro do Trabalho

A tecnologia está tão presente no nosso dia a dia que geralmente nos esquecemos de como era a vida antes dos avanços da última década: da mobilidade na cidade ao momento de descanso, as ferramentas tornaram diversas tarefas mais práticas e ágeis.

E isso aconteceu também nas empresas. Diversos processos puderam ser otimizados com a automação, reduzindo custos e agilizando operações. Porém, essas “pequenas” mudanças foram capazes de transformar algo maior — o modo com que trabalhamos.

O uso dos recursos tecnológicos nas operações está exigindo uma mudança na postura dos colaboradores da empresa, que agora devem assumir posições mais estratégicas e menos manuais nos processos internos. 

Isso significa que novas habilidades precisam ser desenvolvidas na sua equipe para que ela esteja pronta para a nova realidade do trabalho. De uma forma ou outra, todos os funcionários deverão despertar as competências essenciais aos profissionais do futuro para contribuir ao sucesso da organização.

Competências do Futuro

Se as máquinas vão assumir as funções mais manuais nas empresas, cabe aos humanos preencherem as atividades que elas (ainda) não são capazes de desempenhar. Essas habilidades serão essenciais para todos os tipos de empregos, inclusive na sua empresa.

Conheça agora as 7 competências do futuro que são fundamentais para os colaboradores da sua organização e a prepare para o mercado dos próximos anos!

1- Inteligência Emocional

Esse termo está em alta nos últimos anos e não é à toa: saber lidar com as próprias emoções e usá-las de forma positiva é uma questão que faz a diferença no dia a dia das empresas — seja dentro das equipes ou no relacionamento com o cliente. 

Os funcionários que tem um bom nível de inteligência emocional tem maior efetividade em lidar com os outros e consigo mesmo. E isso é uma habilidade importante para qualquer trabalhador. 

2- Criatividade

Essa é uma das habilidades que jamais será substituída por uma máquina. Pensar em novas ideias e soluções é uma competência que fará cada vez mais diferença dentro das empresas, especialmente por conta do aumento da competitividade no mercado.

Essa criatividade pode resultar em pequenas mudanças, mas que irão acrescentar algo na rotina das equipes e, consequentemente, impacta-las positivamente. Assim, ela será necessária a todos os colaboradores, independentemente de sua função na empresa.

3- Negociação

Essa é uma das competências mais importantes na vida de qualquer pessoa: inclusive no âmbito profissional. Seja ao lidar com os colegas, líderes, fornecedores, parceiros e clientes, saber negociar é fundamental para a construção de um relacionamento saudável com esses diferentes atores, levando em consideração as necessidades de todos os envolvidos para chegar a um consenso. 

Nem todo mundo tem facilidade em desenvolver essa habilidade, por isso é uma ótima ideia ensinar algumas técnicas de persuasão aos colaboradores, ajudando-os a melhorar seus relacionamentos e resolver problemas. 

4- Trabalho em equipe

Uma habilidade que dificilmente as máquinas irão desenvolver é atuar em grupo, usando os talentos de cada participante para alcançar resultados que, individualmente, jamais seriam atingidos. 

Ter esse espírito de equipe, sabendo lidar com as diversidades, é fundamental para qualquer trabalhador: afinal, ninguém realmente atua sozinho em uma empresa. Por isso, essa competência é essencial e será cada vez mais um diferencial, especialmente quando falamos em tendências no mundo corporativo como as equipes autogerenciáveis ou gestão horizontal.

5- Resiliência

Esta competência é bastante associada a inteligência emocional, pois é uma forma de lidar com os sentimentos internos — nesse caso os de frustração, estresse, entre outros — e não deixar que eles atrapalhem o seu trabalho.

Todo profissional deve enfrentar pressões e cobranças: resistir e fazer um serviço de excelência nessas condições é algo valioso para as empresas e não deve ser deixado de lado. 

As organizações que investirem nessa habilidade terão colaboradores com boa performance, mesmo diante de situações de crise. E, como ninguém sabe prever esses acontecimentos, é importante desde já treinar sua equipe nessa competência.

6- Motivação

Ninguém é capaz de realizar alguma atividade sem estar motivado: essa força nos ajuda a fazer as tarefas menos interessantes para alcançar um objetivo maior e vantajoso, seja a si ou para outros. 

A motivação é um elemento fundamental para a vida pessoal e profissional. Ter essa habilidade, de encontrar ânimo para realizar suas atividades mesmo em situações desfavoráveis, é uma qualidade imprescindível que todos os seus funcionários devem ter.  

Muitos RHs e líderes têm dificuldade em despertar a motivação dos colaboradores. Porém, existem algumas estratégias e metodologias motivadoras que podem ajudar a levantar a moral da equipe e solucionar esse problema na organização.

7- Senso de aprimoramento

Todo funcionário deve estar atento à constante melhoria: seja de seus conhecimentos técnicos; desenvolvimento de novas competências; mudança de posturas; entre outras possibilidades. Isso ajuda os profissionais a aprimorarem seus trabalhos e conseguirem maior destaque na equipe.

A empresa pode ajudá-los nesse sentido ao oferecer treinamentos corporativos que resolvam essas lacunas e motivem os colaboradores a buscarem constante aprimoramento. Assim, a organização irá contar com profissionais mais capacitados, habilidosos e dispostos a fazer um trabalho de excelência — e que não irão ficar para trás das máquinas. 

Conclusão

A tecnologia veio mudar tudo que conhecemos: vida; estudo; lazer e trabalho. As organizações estão investindo pesado nas soluções tecnológicas para se sobressair, reduzir gastos e otimizar operações. 

Para que sua empresa não fique para trás da concorrência, além de investir na tecnologia, é preciso treinar seus colaboradores para assumirem posições mais estratégicas. E isso inclui despertar neles as competências do futuro:

1- Inteligência Emocional;

2- Criatividade;

3- Negociação;

4- Trabalho em equipe;

5- Resiliência;

6- Motivação;

7- Senso de aprimoramento.

Isso é feito ao investir em ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas, garantindo com que seus funcionários tenham essas e outras competências que irão agregar a empresa e melhorar o seu desempenho. 

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