A gamificação aplicada aos negócios é uma ótima estratégia para melhorar os resultados em diversas áreas, desde o marketing a gestão de pessoas. No entanto, muitas empresas ainda desconhecem seu potencial e não aproveitam os benefícios que esta metodologia inovadora tem a oferecer. 

Neste artigo vamos mostrar como a gamificação é uma aposta vencedora para organizações de todos os tamanhos e segmentos de mercado, mostrando seu uso na prática — além de dar uma dica especial para adotar essa estratégia de forma eficiente! 

O que é a Gamificação e como funciona? 

Os jogos são atividades que naturalmente despertam a atenção e motivação dos seres humanos e esta questão não passou batido pela ciência: a gamificação é uma metodologia que usa estas características para gerar impactos concretos positivos na vida das pessoas, usando o estilo lúdico em contextos que não tenham como finalidade apenas a diversão. 

Essa estratégia aplica elementos, design e lógica comuns aos jogos (como avatares, missões e recompensas) para motivar os participantes a realizarem certas atividades e a mudarem comportamentos — todas com o objetivo de melhorar algum ponto de sua vida pessoal e até profissional.

A gamificação trouxe impactos positivos em diversos contextos, chamando a atenção de áreas como saúde, política, educação e negócios, e trazendo resultados impressionantes. No caso das empresas, essa estratégia pode ser uma inovação adotada nos mais variados processos. 

Gamificação Aplicada aos Negócios

Adotar essa metodologia pode gerar diversos benefícios para uma empresa, como o aumento da motivação e engajamento dos colaboradores, fortalecimento das ações de educação corporativa, atração e fidelização dos clientes, entre outras — tudo isso devido às características lúdicas usadas na dinâmica.

Além disso, de modo digital, a gamificação traz mais uma vantagem: as plataformas coletam e organizam os dados do desempenho dos usuários nas atividades, oferecendo aos responsáveis informações estratégicas que podem ser usadas para melhorar as ações realizadas pela empresa. 

Mas, como a gamificação pode ser aplicada aos negócios na prática? Descubra como adotar essa estratégia vencedora na sua empresa:

Impulsionamento das Vendas

Essa metodologia pode ser usada para aumentar a motivação dos vendedores, ajudando-os a terem maior empenho para baterem suas metas. A gamificação consegue ser usada como estímulo e plataforma de aprendizado, engajando os profissionais nos treinamentos de venda para que usem as melhores técnicas em seu dia a dia. 

A gamificação ainda pode usar uma dinâmica de recompensas — mesmo que simbólicas — que irão incentivar o esforço dos colaboradores, beneficiando todos os lados. 

Quer saber mais sobre o impacto da gamificação no time de vendas e atendimento? Baixe gratuitamente o estudo de caso Ludos Pro e Cobmax e veja como a plataforma gamificada teve 90% de engajamento nas atividades!

Campanhas de Marketing

A gamificação tem um grande poder de atrair a atenção e engajar o público. As empresas podem usar essas características em seu favor ao fazer o lançamento de produtos e serviços, oferecendo uma experiência imersiva e interativa aos futuros clientes. 

Imagine lançar ofertas especiais por meio de um game, não apenas com releases ou propagandas (e que muitas vezes passam batido com o alto número de informações que as pessoas são impactadas diariamente): como seria a recepção do seu público-alvo?  

Usar a gamificação nas campanhas de marketing é uma forma inovadora e engajadora para atrair o olhar do público e gerar novas vendas. 

Fidelização de clientes

Essa estratégia não serve apenas para novas compras. A gamificação pode ser adotada para fidelizar quem já é cliente: é possível montar plataformas para aumentar o engajamento do público com a marca; educá-lo com maior profundidade sobre o produto e serviço adquirido; além de tantas outras possibilidades. 

Assim é possível encantar o cliente de um jeito especial, oferecendo-lhe um conteúdo de qualidade e não algo desinteressante que será visto com maus olhos, como spam ou pura propaganda. 

Comunicação interna

A gamificação não tem somente o poder de encantar o público-externo. Essa metodologia pode ser usada para fortalecer o engajamento dos colaboradores, fornecedores, parceiros e outros envolvidos com a empresa por meio das ações de comunicação e relacionamentos internos.

É possível reforçar a cultura, missão, visão, valores e identidade da organização com esses públicos e, desta forma, alinhar a postura de todos e melhorar a imagem da empresa entre os seus. 

Recrutamento e seleção   

Essa metodologia pode ajudar a otimizar o recrutamento e seleção, ainda mais ao adotar uma plataforma gamificada que colhe e organiza os dados dos profissionais inscritos, facilitando a consulta do RH às informações. 

O uso dos elementos lúdicos pode tornar esse processo mais leve para os (provavelmente nervosos) candidatos, ajudando-os a descontrair e a exibirem seus comportamentos e competências naturais — com menos inibição e estresse. 

Programa de integração

A gamificação é uma estratégia completa, que pode ajudar no recrutamento do profissional e depois ser aplicada no seu treinamento para assumir o novo cargo. 

O onboarding de novos funcionários se torna uma experiência mais engajadora e eficiente ao usar esta estratégia, oferecendo uma experiência imersiva e interativa com diversas finalidades: cultivar a cultura organizacional no recém-contratado; educá-lo sobre a estrutura e funcionamento da empresa; reduzir as possíveis lacunas de competências e saberes que prejudicariam seu trabalho e integrá-lo de forma mais amigável a equipe.

Desta forma, o começo deste novo colaborador será mais leve, porém sem deixar de instruí-lo nos temas importantes para a sua adaptação ao emprego.

Treinamento corporativo

Uma das aplicações mais comuns da gamificação nos negócios é no treinamento empresarial. Essa metodologia pode ajudar a tornar esse processo mais engajador e eficiente, oferecendo uma experiência mais dinâmica aos colaboradores — em vez de apenas ficarem sentados escutando um instrutor. 

Além de melhorar o engajamento, os elementos lúdicos podem contribuir para fixar os conhecimentos na mente dos funcionários, pois aliam as informações a estímulos positivos. Isso irá facilitar o uso das competências adquiridas pelos colaboradores nos treinamentos em suas tarefas cotidianas. 

Como Aplicar a Gamificação aos Negócios?

Com todos estes usos e benefícios, é fácil entender porque tantas empresas no mundo inteiro estão adotando a gamificação. No entanto, assim como qualquer estratégia, é preciso se atentar à algumas questões para extrair o melhor dessa metodologia e alcançar os resultados desejados. 

Primeiro é importante considerar os objetivos da ação: em qual área a gamificação seria aplicada? Quais são os desafios que precisam ser superados? Quais são os impactos desejados? 

Depois é preciso analisar o perfil do público-alvo da ação, descobrindo sua familiaridade com os jogos, gostos, expectativas e referências, para produzir uma dinâmica engajadora. 
E, para fazer isso e ter uma estratégia verdadeiramente vencedora, o melhor é contar com a parceria de uma empresa especializada como o Ludos Pro! Converse conosco e descubra o que a gamificação pode fazer pelo seu negócio.