Empresas de Gamificação: como escolher a ideal para contratar?
Negócios

Empresas de Gamificação: como escolher a ideal para contratar?

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Melhorar o potencial de aprendizado das pessoas é uma tarefa bem difícil, especialmente em uma empresa. Para promover algum treinamento ou criar material de ensino, é necessário investir tempo de trabalho e recursos valiosos. Se o resultado não atende às expectativas, a perda pode ser bem alta. Por isso, tantos negócios estão buscando as empresas de gamificação como solução.

Para quem não sabe, gamificar significa utilizar técnicas de jogos, como missões, pontuações e feedback imediato, para melhorar a retenção de informação e aprendizado de certas lições. Geralmente isso é feito por meio de uma plataforma digital, que facilita a aplicação dessas técnicas em larga escala.

Claro, como qualquer serviço, você quer que ele tenha a melhor relação custo x benefício possível. Por isso, viemos falar de como você pode escolher a empresa certa para implementar a gamificação em seu negócio. Acompanhe!

Por que a gamificação é importante?

Antes de começar, é bom que você entenda a importância da gamificação para as empresas atuais. Se você pretende crescer e continuar relevante no mercado, pode esperar que essa atualização logo se torne obrigatória.

Veja abaixo algumas vantagens que ela oferece.

Maior engajamento da equipe

Estima-se que as pessoas retenham apenas 10% da informação que leem, mas cheguem a até 80% de eficiência quando interagem com o conteúdo. Os números variam um pouco, mas a média é essa. O resultado é que, quanto mais engajada a equipe está na execução da tarefa, maior é sua taxa de aprendizado.

E como a gamificação produz esse efeito? Simples: por meio de metas desafiadoras, mas plausíveis, combinadas com feedback rápido e constante sensação de progresso. Toda pessoa gosta de sentir que está alcançando algum objetivo, por mais simples que ele seja. Jogos são trabalhados com essa característica em mente e a gamificação usa esse conhecimento a seu favor.

Progresso melhor orientado

Um problema que muitas pessoas têm ao ensinar um conteúdo é que, por mais que você tente, não é possível controlar exatamente o que todos aprendem. Alguns podem ter interpretações diferentes do conteúdo, o que pode ser ou não ser um problema. Mas, dentro de uma empresa, esse risco não é nada bom.

Com a ajuda de uma empresa de gamificação, você poderá fazer com que cada lição gere um resultado mais próximo do esperado, tanto em termos de conteúdo quanto competências. Se o objetivo era, por exemplo, melhorar o trabalho em equipe de um determinado grupo, a tarefa desenvolvida deve ser planejada para que eles só tenham sucesso ao conseguirem trabalhar juntos.

Otimização de treinamentos

Como já mencionamos, a gamificação geralmente é aplicada por meio de uma plataforma digital, uma ferramenta que permite monitorar sua equipe, acompanhar seu progresso e entender suas demandas. Uma vantagem disso é que, em vez de ter que reunir todos em uma sala e tirá-los de seus afazeres diários, você pode distribuir seus treinamentos digitalmente com mais facilidade.

O resultado disso é uma redução do tempo investido no treinamento em si, mas sem perder a qualidade desse ensino. Pelo contrário, ele fica mais eficiente e produtivo.

O que buscar nas empresas de gamificação?

Para obter os benefícios que citamos acima, você ainda precisa escolher a empresa certa para implementar um sistema de gamificação na sua empresa. Há vários critérios que você pode avaliar, mas acreditamos que 4 sejam os mais importantes que você deve lembrar. Confira!

Tempo de atuação no mercado

Experiência geralmente reflete o quanto alguém já aprendeu sobre determinado tema, quantos cenários possíveis já conheceu, etc. Por isso temos uma tradição de sempre respeitar os mais velhos. No geral, isso se aplica também à escolha de empresas de gamificação, pois aquelas com mais tempo de mercado costumam ter modelos de trabalho melhor sucedidos.

Claro, você não deve olhar apenas o tempo. O certo é comparar a idade do negócio com seu nível de progresso nesse mesmo período. Se ele fica estagnado por vários anos, sem ao menos ter atingido um nível de sucesso comparável aos concorrentes, então provavelmente ele não tem a melhor ferramenta disponível.

Cases de sucesso em outros projetos

Falando em “nível de sucesso”, uma boa forma de medir o progresso de uma empresa é ver se ela tem clientes altamente satisfeitos. A opinião do público é sempre o melhor termômetro para a qualidade do trabalho em qualquer empresa.

Se ela tem algum case de sucesso, é provável que ela mesma apresente-o na página do produto. Porém, você sempre pode buscar mais informações em outros sites de opinião ou mesmo entrando em contato com as empresas que já contrataram o serviço.

Agilidade na entrega

Um grande diferencial para empresas de gamificação é o tempo que sua solução leva para ser implementada. Cada dia de espera significa perda do progresso de aprendizado da sua equipe, o que também significa menos produtividade ao longo do tempo.

Uma boa empresa deve saber como entregar resultados no tempo certo, sem atrasar demais seu retorno. Claro, você vai precisar de um tempo para aprender a usar a ferramenta, instalá-la no seu negócio, fazer ajustes e começar a instruir sua equipe, mas tudo isso deve começar a gerar retorno o mais rápido possível.

Nível de personalização da ferramenta

Por mais que se tente, é impossível criar uma única ferramenta de gamificação que atenda a todas as demandas possíveis. Porém, é possível encontrar uma que possa ser adaptada às suas necessidades. Algumas das melhores disponíveis contam com essa funcionalidade.

Personalizar a plataforma significa, então, inserir um layout mais funcional para suas necessidades, cortar as funções que não seriam usadas na sua empresa e adaptar algumas ferramentas para melhor uso pela sua equipe. Pode levar mais tempo para ter uma plataforma personalizada, mas o investimento com certeza valerá a pena assim que os melhores resultados começarem a aparecer.

Com todas essas informações, você já pode escolher entre as melhores empresas de gamificação para implementar essa solução em seu negócio. Quer conhecer um bom exemplo agora mesmo? Então entre em contato com a Ludos Pro e veja como nossa plataforma gamificada pode contribuir com sua organização.

Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
icon localização
Av. Nova Independência, 87 - 9º andar - São Paulo/SP • CEP 04570-000
icon telefone
+55 11 5171-6940
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon facebookicon instagramicon linkedin