Pirâmide de aprendizagem: William Glasser estava certo?

03 dez 2021

William Glasser foi um psiquiatra americano criador e precursor de um conceito de aquisição de conhecimento até hoje conhecido e utilizado, a pirâmide de aprendizagem. Basicamente, seus estudos colocam o estudante no local de protagonista, enquanto o professor é apenas um mediador.

Estudar pode ser um desafio para muita gente. Quantas vezes você ficou horas tentando ler livros, artigos e textos para entender algum assunto, mas sentiu que não aprendeu nada? Será que apenas esse método é o suficiente para assimilar os conhecimentos e aplicá-los no dia a dia? Alguns teóricos dizem que não, inclusive um estudo atribuído a William Glasser, a Pirâmide de Aprendizagem.

Neste artigo, explicaremos essa teoria, traremos algumas críticas a esse modelo e te ajudaremos a refletir qual a melhor estratégia para os processos de aprendizagem da sua instituição de ensino ou empresa. Vamos lá?

Quem é William Glasser?

William Glasser nasceu em 1925 em Cleveland, Ohio, cidade dos Estados Unidos. Sua primeira formação foi em engenharia química, mas logo no início de sua profissão, em 1946, decidiu fazer uma transição de carreira, então voltou para a faculdade Case Western para estudar psicologia.

Fez seu mestrado em psicologia clínica e o finalizou em 1949, logo em seguida começou seu doutorado em psiquiatria que concluiu no ano de 1953. Após isso, realizou o internato médico e residência psiquiátrica na UCLA e no Veterans Administration Hospital respectivamente, obtendo seu certificado de medicina em 1961.

Com base em seus estudos e experiências obtidas ao longo da sua trajetória profissional, Glasser desenvolveu diferentes teorias de diversas questões sociais, como casamento e  educação. Dentre os seus estudos na área da educação, o psiquiatra norte-americano publicou a Teoria da Escolha, uma pesquisa sua que tem como tese a ideia de que nenhum ser humano é totalmente desmotivado, ao contrário, todos gostam de aprender.

Porém, o interesse pelo aprendizado é gerado para satisfazer as cinco necessidades básicas: sobrevivência, pertencimento ao grupo, liberdade, poder e diversão, sendo o sentimento de pertencimento o maior de todos os influenciadores.

O professor explica que é inerente do ser humano não ser prisioneiro do tédio, logo, se um conteúdo ou a didática de ensino gera isso, o resultado sempre será desinteresse e cansaço por parte do telespectador. 

Por conta disso, a busca por conhecimento fora do contexto escolar é uma recorrência que só aumenta. Afinal, o estudante consegue encontrar maneiras mais divertidas de aprender e que sejam mais significativas para ele. É a partir dessa perspectiva que se chega à pirâmide de aprendizado criada pelo autor. 

O que é a pirâmide de William Glasser?

A Pirâmide de Aprendizagem é conhecida como uma abordagem pedagógica desenvolvida pelo William Glasser a fim de evidenciar os níveis de retenção de aprendizagem de um indivíduo de acordo com a forma que ele se relaciona com o conteúdo.

Como já comentado anteriormente, o psiquiatra explica através da sua teoria que todo ser humano está apto a aprender através de canais intrínseco e sua motivação está diretamente relacionada à liberdade pessoal que essa prática gera.

E através dessa percepção, ele propõe a Pirâmide da Aprendizagem que evidencia a aprendizagem como um processo que não se limita à memorização mecânica ou a técnicas padronizadas para retenção de um conhecimento.

Para ele, quanto mais o aprendiz se relaciona com o conhecimento de forma ativa, maiores são as chances dele assimilar o conteúdo. Em outras palavras, quanto mais canais de aprendizagem ele utilizar, maior será sua aprendizagem.

O esquema apresentado graficamente pela Pirâmide mostra quais são esses canais de aprendizagens. Ou seja, por meio dela são identificadas diversas maneiras para adquirir um conhecimento, que não seja somente a memorização mecânica e abordagens similares, como geralmente é proposto pelo ensino tradicional, por exemplo.

A Teoria da Pirâmide de Aprendizado e William Glasser

William Glasser é conhecido por diversos estudos a respeito de saúde mental e comportamento humano. Uma de suas mais famosas pesquisas é a Teoria da Escolha, aplicada até hoje pelo instituto que leva seu nome e por seus seguidores.

Apesar do foco de seu trabalho ser saúde mental, alguns de seus estudos começaram a ser aplicados também na área da educação. A Pirâmide de Aprendizagem é um desses casos.

Esse estudo trouxe uma mudança no paradigma do ensino: em vez de adotar o estilo expositivo – no qual o estudante é um agente passivo no processo de aprendizagem, apenas recebendo os conteúdos; a teoria estimula sua participação ativa para a construção do conhecimento.

Para a teoria, apenas uma parte do conhecimento é assimilado de acordo com a maneira com que você estuda. Se apenas é feita a leitura de um conteúdo, a porcentagem da retenção das informações é menor do que ao ter que explicar o assunto a alguém, por exemplo.

A autoria da teoria da Pirâmide de Aprendizagem é bastante controversa. Enquanto alguns textos apontam para William Glasser como criador, outros referem-se a Edgar Dale (chamando o estudo de Cone da Aprendizagem) e até ao National Training Laboratories Institute, um centro de psicologia comportamental. E nessa linha, ao exibir o modelo que dá nome aos estudos, existem variações entre os dados.

Apesar das discrepâncias, o sentido da pesquisa é o mesmo: afirmar que o posicionamento ativo do estudante no processo melhora seu aprendizado.

Assim como seu nome indica, a Pirâmide de Aprendizagem apresenta uma representação gráfica, mostrando as porcentagens de retenção de conhecimento relacionados à atividade educacional feita. Existem variações entre as fontes, com números um pouco diferentes de um modelo e outro. Mas, em geral, de acordo com a teoria:

  • 10% do conteúdo é aprendido quando lemos;
  • 20% do conteúdo é assimilado quando escutamos;
  • 30% é aprendido quando assistimos/observamos algo;
  • 50% é assimilado quando combinamos escuta e observação;
  • 70% é aprendido quando discutimos, conversamos, perguntamos e debatemos o tema
  • 95% do conhecimento é aprendido quando temos que ensinar alguém, explicando, resumindo, definindo e estruturando o conhecimento

Seja qual for, a teoria pode ser resumida em: quanto mais nos relacionamos com o conhecimento de forma ativa, um maior número de informações serão assimiladas. Um estilo mais passivo (de escuta, leitura, etc) traria menos resultados do que adotar uma metodologia mais interativa.

Faz sentido? Para muitos, sim. Quantas vezes não escutamos que ensinar é a melhor forma de aprender? E quantos exemplos em nossas vidas isso se aplica? Isso explica que, mesmo de forma inconsciente, adotamos a base dessa teoria no nosso cotidiano – ou, ao menos, consideramos suas ideias.

Mas, como em diversos ramos de pesquisa, (quase) nada é incontestável.

Importância da Pirâmide da Aprendizagem

A Pirâmide da Aprendizagem de William Glasser mais todo seu estudo voltado à educação são materiais incentivadores da metodologia ativa de aprendizagem, que estimula o estudante a ser responsável pelo seu aprendizado, quebrando, de certa forma, as abordagens tradicionais de ensino.

A teoria demonstra a importância de o aluno deixar seu estado de estagnação no contexto escolar e se colocar como protagonista do seu próprio processo de aprendizagem. Ela ainda demonstra quais canais pode utilizar a fim de fazer isso (leitura, escuta, observação, discussão e ensino).

Desse modo, a pirâmide se revela uma grande aliada para identificar quais estratégias de estudos existem e ajuda o estudante a encontrar a que melhor se encaixe em seu perfil, logo aquela que maior trará efetividade de aprendizado para ele.

Muitos, por exemplo, utilizam a escuta e escrita para assimilar a um conteúdo. Outros aprendem melhor quando explicam para outra pessoa ou debate com os demais colegas. Sendo assim, através da teoria de Glasser, instituições de ensino, professores e alunos conseguem identificar as melhores combinações, ou trabalhar um pouco de cada no contexto escolar, a fim de garantir um aprendizado verdadeiro.

Controvérsias a respeito da Pirâmide de Aprendizado

Apesar da popularidade dessa teoria, alguns estudiosos têm suas dúvidas a respeito da confiabilidade da pesquisa e sua efetividade.  

Um deles é o professor de psicologia da Universidade de Virgínia (EUA), Daniel Willingham. Em um artigo para o Washington Post, no blog da escritora de educação Valerie Strauss, ele questiona os métodos científicos adotados na pesquisa que embasaram a Pirâmide/Cone de Aprendizagem – como as variáveis e a maneira com que os testes comprobatórios foram realizados.  

Já Kåre Letrud, professor assistente no centro de filosofia na Inland Norway University, na Noruega, vem estudando a teoria e tentando entender a difusão do que se refere como mito. Em um artigo científico ele discorre sobre os problemas de metodologia da pesquisa, concluindo que faltam evidências empíricas que comprovem seus resultados.

Ou seja, existem dúvidas a respeito de se essa teoria seria baseada em uma pesquisa confiável, que confirmasse os dados obtidos e que pudesse ser replicada (como é fundamental na área científica). 

Nesse sentido, não seria possível afirmar que realmente a grande maioria do conteúdo que ensinamos iremos reter, ou que somente a minoria iremos aprender ao apenas ler/escutar/ver, muito menos com esses números demonstrados no estudo.

Conclusão

Apesar das controvérsias e dúvidas, diversos elementos do modelo da Pirâmide de Aprendizado podem ser aproveitados na educação – seja em instituições de ensino ou empresas.

Algumas características da teoria como uma postura mais ativa da parte dos estudantes e a valorização do debate também são seguidas pela estratégia da Sala de Aula Invertida. Essa metodologia prevê que o educando consulte os materiais educacionais antes e presencialmente realize atividades de fixação, conversas, troca de ideias e tire suas duvidas com o professor/instrutor.

Já a teoria dos diferentes estilos de aprendizado estimula o uso de estímulos variados para que os estudantes realmente aprendam, pois existiriam pessoas que conseguem assimilar melhor a informação de acordo com a maneira que ela é mostrada – visualmente, textualmente, entre outras possibilidades.

Variar os estímulos e permitir uma postura mais ativa no processo de aprendizagem podem ser boas apostas para melhorar o desempenho de alunos e colaboradores, especialmente por conta da mudança no comportamento das pessoas nas últimas décadas. Diversas pesquisas comprovam que atualmente é mais difícil prender a atenção do público: imagine o desafio que é considerar os estudos – tarefa que nem sempre é engajadora.

Por isso que algumas metodologias estão aplicando estilos mais dinâmicos para atrair a atenção e fortalecer o aprendizado. Uma das que mais se destaca é a gamificação – uma estratégia que alia elementos de jogos para motivar o participante a realizar atividades nem sempre agradáveis, como estudar determinada matéria ou realizar os treinamentos corporativos.

O estilo lúdico da gamificação proporciona uma experiência interativa e imersiva para motivar e engajar os estudantes, associando o estudo a estímulos positivos – o que irá ajudar na retenção dos conhecimentos adquiridos.

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Perguntas frequentes:

Para que serve a pirâmide de aprendizagem?

A Pirâmide de Aprendizagem apresenta uma representação gráfica, mostrando as porcentagens de retenção de conhecimento relacionados à atividade educacional feita. Existem variações entre as fontes, com números um pouco diferentes de um modelo e outro.

Quem é Wiliam Glasser?

William Glasser (1925-2013) é um psiquiatra norte americano conhecido por diversos estudos a respeito de saúde mental e comportamento humano. Uma de suas mais famosas pesquisas é a Teoria da Escolha, aplicada até hoje pelo instituto que leva seu nome e por seus seguidores.

Quais são as 4 metodologias ativas de ensino?

Gamificação;
Sala de aula invertida;
Ensino Híbrido;
Promoção de seminários e discussões. 

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