Ludos Pro

Plataforma de aprendizagem corporativa

Avaliação de reação de treinamento é uma alternativa para mensurar os resultados de treinamentos desenvolvidos em sua empresa, e uma ação fundamental para identificar se os resultados esperados foram ou não atingidos.

São quatro os tipos de indicadores que devem ser levados em consideração quando o assunto é mensuração de resultados de treinamentos, a avaliação de reação é um deles. Nessa análise é apurado a receptividade dos funcionários com relação ao treinamento recebido, ou seja, o sucesso do treinamento educativo e se o investimento foi condizente com os resultados.

Através da reação e do desempenho mostrados pelos profissionais, é possível avaliar interesse e a partir disso ter o diagnóstico acerca do método utilizado, se ele tem correspondido com as expectativas ou será necessário mudar de estratégia. 

O que perguntar em uma avaliação de reação?

Nesse post você entenderá como funciona uma avaliação de reação de treinamento e porque ela é tão importante para o ambiente de trabalho. Além disso, preparamos um questionário exclusivo para ajudar na sua avaliação.

Lembre-se de que essas questões são apenas sugestões, você pode tanto adicionar quanto excluir perguntas, de modo que esse modelo fique mais personalizado ao seu objetivo central.

Tipos de avaliação de reação nos treinamentos

Para entender mais sobre avaliação de reação nos treinamentos, você precisa saber que há vários níveis de avaliação, mais especificamente quatro deles. Essa percepção foi proposta pelo professor Donald Kirkpatrick, ex-presidente da Associação Americana de Treinamentos e Desenvolvimento. 

De acordo com o Kirkpatrick, o processo de avaliação de um treinamento deve possuir as seguintes etapas: a avaliação de reação, sendo ela a primeira, a de aprendizado, a de comportamento e a de resultados, que também podem ser encontradas como fases ou níveis de treinamentos.

Entenda um pouco mais sobre elas.

Avaliação de reação

A avaliação de reação nos treinamentos é o primeiro nível de uma escala avaliativa e tem como objetivo medir o nível de aceitação de um determinado treinamento aplicado aos colaboradores.

Normalmente, essa avaliação é realizada pela instituição em forma de formulários. Através de respostas objetivas e discursivas, os profissionais da instituição dão o feedback acerca de avaliações realizadas. 

Com essas respostas, a empresa consegue identificar o engajamento dos colaboradores e, ainda, a percepção deles sobre as melhorias que podem ser implementadas em treinamentos futuros.

Avaliação de aprendizado

Nesta etapa é explorado o nível de assimilação dos conhecimentos dos profissionais. Em outras palavras, é uma etapa que se investiga se o conteúdo passado no treinamento de fato foi absorvido pelos participantes e em que quantidade. A princípio essas informações são coletadas a partir de testes.

Avaliação de comportamento

A principal finalidade de um treinamento é aperfeiçoar algum conhecimento dos colaboradores, então, no nível de avaliação comportamental são observadas características que possam indicar se, a partir do treinamento, foram mudadas.

Afinal, mesmo que os profissionais apresentarem bons resultados nos testes teóricos, é fundamental que os resultados apareçam na prática. Então, a avaliação comportamental pode ser feita através de indicadores de desempenho, análise dos gestores de cada equipe, entre outras formas.

Avaliação de resultado

Na avaliação de resultado é feito uma mensuração sobre como o treinamento contribuiu financeiramente para o negócio. É uma forma de concluir quais foram os ganhos reais que a empresa teve sob o investimento realizado para realizar aquele treinamento.

Apesar de tratar-se de uma mensuração difícil, analisar possível redução de custo, aumento das vendas, bem como satisfação dos clientes podem ser algumas opções.

Benefícios da avaliação de reação nos treinamentos

A avaliação de reação nos treinamentos é aplicada com o objetivo de garantir a satisfação dos profissionais. Quanto mais proveitoso é o treinamento, maior é assimilação dos profissionais e maior é a utilização das novas competências e habilidades adquiridas.

Por isso, a avaliação de treinamento de reação é importante para identificar o aproveitamento do treinamento e se ele tem a capacidade de gerar maior engajamento entre os profissionais e mudança de comportamento com as novas habilidades e competências adquiridas.

Quer saber mais acerca de treinamentos no ambiente de trabalho? Confira também o post: Saiba como utilizar a gamificação para treinamentos.

Peça sua demonstração

Preencha os campos abaixo e receba o contato de um especialista.

X
Imagem semi-disco Imagem triângulo

Obrigado!

Entraremos em contato o mais breve possível