Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Termômetro emocional gamificado Descubra como anda a saúde emocional do seu time de uma maneira leve e gamificada.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
09/06/2025
Unimed Santa Catarina
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação ágil com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Termômetro emocional gamificado Descubra como anda a saúde emocional do seu time de uma maneira leve e gamificada.
Ambiente personalizado Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
09/06/2025
Unimed Santa Catarina
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Gestão / eNPS: o que é e como aplicar esse método na sua empresa?

eNPS: o que é e como aplicar esse método na sua empresa?

eNPS: o que é e como aplicar esse método na sua empresa?
04 out 2021

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

O Employee Net Promoter Score (eNPS) é uma ferramenta usada para medir a satisfação dos colaboradores. Esse método ajuda a avaliar se a empresa é um bom local de trabalho e, dessa forma, permite com que o RH e lideranças implementem mudanças para tornar o ambiente mais saudável e melhorar os resultados da equipe.

O que você vai ver neste artigo:

  • Satisfação: um elemento fundamental para as empresas
  • O que é o Employee Net Promoter Score (eNPS)?
  • Como funciona o eNPS?
  • Orientar os funcionários
  • Definir frequência
  • Garantir o anonimato

Descubra como usar o eNPS para aumentar a satisfação, motivação e engajamento dos funcionários e transforme o desempenho do seu departamento!

Satisfação: um elemento fundamental para as empresas

Medir a satisfação dos clientes é uma das ações mais comuns e importantes que uma empresa deve fazer. Sem esse controle, é difícil descobrir quais são os problemas que o público enfrenta e que muitas vezes os desencorajam de comprar, além de outros pontos que precisam ser melhorados em todo o relacionamento. 

Essas questões podem gerar perda de vendas e dano à imagem da marca, o que também reduz o seu espaço no mercado. Tudo isso se torna uma bola de neve, prejudicando o desempenho e sucesso da empresa.

Para monitorar as opiniões do público, um dos métodos mais conhecidos e práticos de serem adotados é o NPS, o Net Promoter Score, que avalia o nível de satisfação dos clientes e consegue tanto quantificar quando entender qualitativamente o que agrada e desagrada as pessoas em relação ao seu negócio. 

Jornada da Gamificação

E se clientes insatisfeitos fazem mal a empresa, não é muito diferente quando o descontentamento vem dos colaboradores: funcionários desmotivados não são tão produtivos ou atuam com a qualidade que deveriam, impactando assim negativamente a entrega ao público.

Pior, no caso de situações graves, toda equipe é prejudicada com o clima organizacional ruim, influenciando o seu serviço e resultados. E mais: os talentos podem acabar desistindo e saindo da empresa — aumentando assim a rotatividade de pessoal e gerando desperdícios intelectuais, produtivos e financeiros para o negócio.  

Por isso, o melhor é sempre identificar qualquer problema na motivação e satisfação dos funcionários antes que isso se torne um prejuízo muito maior para a organização. E uma das maneiras de se fazer isso é por meio de indicadores e pesquisas como o eNPS.

O que é o Employee Net Promoter Score (eNPS)?

Baseado no modelo do NPS para clientes, o Employee Net Promoter Score (eNPS) é uma metodologia simples e direta que ajuda a medir a satisfação e lealdade dos colaboradores.   Em vez de elaborar um questionário longo que exige tempo e esforços dos funcionários, bastam duas perguntas para ter uma noção rápida de como anda sua percepção sobre a dinâmica interna e pontos que precisam ser melhorados. 

O eNPS pode ser feito frequentemente para avaliar como está o ânimo da equipe e verificar problemas com a liderança ou em outras áreas do departamento. A simplicidade da ferramenta permite com que todo processo de coleta, organização e apuramento dos dados seja rápido, seguro e estratégico. Assim, há empresas que realizam esse controle anualmente ou até mensalmente para acompanhar mudanças na percepção interna. 

Não só para evitar problemas, motivar os funcionários é fundamental para melhorar sua produtividade, a qualidade de seu trabalho, a inovação e o clima organizacional da equipe. A satisfação dos colaboradores é um caminho para o sucesso da empresa. Somente sabendo das dificuldades enfrentadas internamente se é possível corrigir desvios e aprimorar o ambiente para fortalecer a motivação e engajamento de todos. 

Como funciona o eNPS?

O eNPS é uma ferramenta simples e prática. Basta fazer um questionário para seus colaboradores com duas perguntas: 

  1. “De 0 a 10, o quanto você recomendaria a empresa como um bom lugar de trabalho?”
  2. Por que foi dada essa nota?

A primeira pergunta busca ter dados quantitativos sobre a satisfação e percepção que os colaboradores têm da empresa. Além disso, é possível separar as respostas em três grupos, assim como é feito no NPS tradicional: 

  • Detratores: pessoas que responderam notas entre 0 a 6
  • Neutros: respostas entre 7 e 8
  • Promotores: responderam notas 9 e 10

Esses termos não são à toa: os Detratores são os funcionários insatisfeitos com a empresa, que possivelmente irão trocar de emprego assim que tiverem a oportunidade; Neutros são os que não estão tão descontentes assim, mas também não são tão fiéis; enquanto os Promotores são os colaboradores engajados com a organização, que não somente buscam dar o seu melhor, como são leais. 

Profissionais do Futuro

Essa classificação ajuda o RH a avaliar a satisfação e engajamento dos trabalhadores, comparando a quantidade de detratores, neutros e promotores. Se os números forem altos para os dois primeiros grupos, há um claro problema na dinâmica interna da equipe — e algo deverá ser feito para transformar esses resultados. 

Já a segunda pergunta dá espaço para o funcionário justificar a nota que deu, apontando situações negativas com a liderança, processos, relacionamento com colegas, imagem da organização, remuneração e benefícios corporativos, entre tantos outros pontos ruins. Essa resposta qualitativa mostra não só que existem problemas, mas onde eles estão — facilitando o trabalho do RH e tornando sua ação mais assertiva. 

Mas, não basta apenas realizar as perguntas de qualquer jeito e esperar que irão trazer os insights necessários. Existem algumas dicas para extrair o melhor dessa metodologia:

Orientar os funcionários

Não dá para realizar qualquer ação com a equipe sem os profissionais entenderem o que exatamente está acontecendo e para que serve a atividade. O RH e as lideranças devem explicar para os colaboradores como será todo o processo, sua importância e os benefícios que todos terão ao final. 

Definir frequência

Algo importante para a estratégia é definir de quanto em quanto tempo será aplicado o eNPS. Algumas empresas fazem esse acompanhamento após o tempo de experiência, mensalmente, semestralmente ou anualmente — tudo depende do objetivo da pesquisa e da realidade da equipe. 

Garantir o anonimato

Os colaboradores ficarão mais inibidos se tiverem que colocar o seu nome no questionário ou se for fácil identificar os respondentes. Assim, os resultados podem não refletir a realidade. Por isso, tornar o processo anônimo é o melhor caminho para se ter respostas mais sinceras que ajudarão a verificar os verdadeiros problemas e corrigi-los. 

O trabalho de engajamento dos colaboradores deve começar desde o seu início na empresa para garantir que eles se encantarão pela organização e estarão preparados para suas funções. Descubra como fazer isso da melhor forma: crie um programa de integração de novos funcionários efetivo e fortaleça sua gestão de pessoas!

teste gratis por 7 dias
O que é o Employee Net Promoter Score (eNPS)?

O Employee Net Promoter Score (eNPS) é uma metodologia simples e direta que ajuda a medir a satisfação e lealdade dos colaboradores.   Em vez de elaborar um questionário longo que exige tempo e esforços dos funcionários, bastam duas perguntas para ter uma noção rápida de como anda sua percepção sobre a dinâmica interna e pontos que precisam ser melhorados. 

Como funciona o eNPS?

O eNPS é uma ferramenta simples e prática. Basta fazer um questionário para seus colaboradores com duas perguntas: 
“De 0 a 10, o quanto você recomendaria a empresa como um bom lugar de trabalho?”
Por que foi dada essa nota?

Gestão

Materiais gratuitos

A gamificação no processo de seleção de colaboradores
Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho
Guia para Elaborar um Treinamento Online Gamificado
Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários.
Transformação Digital na Educação Corporativa
8 Pilares da Motivação

Mais populares

Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem
Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar

Veja também

Administrativo

brand awareness

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Teamwork and leadership vector concept metaphor

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Artigos relacionados

Profissionais discutindo e sorrindo representando o desenvolvimento das soft skills e hard skills
Comportamento
Hard skills e soft skills: quais as principais diferenças?
Geral Negócios
Inteligência artificial no RH é uma aposta promissora
Comportamento
Entenda a importância da gamificação na psicologia
Comportamento Geral
Pedagogia empresarial: O que é e como implementá-la na empresa

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência