Gamificação para empresas é a chave do engajamento
Negócios

Gamificação para empresas é a chave do engajamento

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Ter colaboradores engajados é o sonho de toda organização. Esses funcionários vestem a camisa da marca, são mais proativos, produtivos e buscam fazer seu trabalho da melhor forma. Eles acreditam fielmente que o sucesso da companhia é o seu próprio. Apesar de existirem diversas metodologias que ajudam a fortalecer o engajamento da equipe, há uma opção que se destaca por ser uma solução inovadora que pode trazer ainda mais resultados. Descubra nesse artigo os benefícios de se adotar a gamificação para empresas!


Engajamento profissional


O engajamento é um peça fundamental para o sucesso de uma organização Quando essa característica é desenvolvida e incentivada nos colaboradores, eles passam a enxergar seu serviço de forma diferente: não é mais uma obrigação, algo que se faz apenas pelo salário ao fim do mês; e sim é uma atividade motivadora, importante para o desempenho da empresa e para sua vida pessoal. Funcionários engajados dão o melhor de si, defendem os interesses e valores da companhia, falam dela de maneira positiva para seus familiares, amigos e conhecidos, são mais proativos - buscando superar os desafios do dia a dia sem serem instigados por seus superiores - e são mais produtivos


Despertar o engajamento na equipe é extremamente benéfico para a empresa, tornando-se até uma vantagem competitiva, com a organização produzindo em maior quantidade e com melhor qualidade. O trabalho de desenvolvimento dessa característica pode ajudar inclusive a reduzir gastos, pois fortalecer o relacionamento do funcionário com a instituição é uma forma de reduzir o temido turnover - a rotatividade de pessoal que acarreta em prejuízos financeiros, produtivos e de capital intelectual para a companhia.


Existem vários métodos que ajudam a fortalecer o engajamento na empresa, porém a gamificação traz diferenciais metodológicos que podem impactar positivamente diferentes processos da organização.


Vamos conhecer mais sobre essa estratégia?


O que é Gamificação?


Em linhas gerais, essa metodologia alia a diversão dos jogos com a realização de ações com impactos concretos. O lado lúdico ajuda os participantes a perseguirem objetivos que não são apenas de se divertir ou acumular pontos: sua meta pode ser concretizar determinadas tarefas; assimilar conhecimentos ou ter comportamentos positivos. Desta forma, o que era simplesmente entretenimento passa a ter resultados benéficos para a organização.


A gamificação já é um método famoso mundialmente, sendo adotada nas mais diversas áreas, como saúde, segurança, mobilidade, marketing, educação formal e nas empresas. No ambiente corporativo, essa metodologia costuma ser implementada em processos como treinamento corporativo, recrutamento*, onboarding de novos funcionários, comunicação interna e até mesmo na realização das tarefas cotidianas.


Por usar elementos comuns aos jogos - como ranking, storytelling* e recompensas -, por si só a dinâmica desperta a curiosidade dos colaboradores. Os games são atividades naturalmente engajadoras e motivadoras: quantas vezes você mesmo passou determinado tempo em um console, tabuleiro, computador ou celular, entretido completamente?  


Essa característica lúdica ajuda os funcionários a aderir e se manter nas atividades propostas, melhorando a chance de atingir o objetivo desejado com a estratégia: seja de capacitar os colaboradores, aumentar a produtividade ou fortalecer seu engajamento na empresa.


Gamificação para empresas


No ambiente corporativo a gamificação pode trazer diversos benefícios. Primeiramente, pelo game ser parte do cotidiano da maioria das pessoas (segundo o levantamento da Pesquisa Game Brasil 2018, 75,5% dos brasileiros costumam utilizar jogos eletrônicos), já há uma familiaridade e sentimento positivo com a dinâmica. Isso significa que será mais fácil implementar essa metodologia na empresa e que os funcionários já estarão mais dispostos a participar dessa estratégia.


Tudo isso ajuda na adoção da gamificação na empresa em casos como treinamento corporativo ou onboarding de novos funcionários, pois o que poderia ser um processo obrigatório e até mesmo maçante se tornará uma atividade mais prazerosa, sem deixar de ser efetiva. A dinâmica do jogo trabalha em desenvolver a motivação e engajamento dos usuários nas missões, trazendo elementos como pontuação, ranking e níveis - auxiliando o colaborador a identificar seu progresso e estimulá-lo a avançar cada vez mais nas tarefas.


O estilo lúdico ajuda a fortalecer os conhecimentos adquiridos na atividade: sempre é mais fácil lembrar de alguma coisa quando ela te remete a um estímulo positivo, não? Assim, ao trabalhar com treinamentos, os colaboradores terão maior facilidade em guardar os conhecimentos assimilados e terão mais tranquilidade em adotá-los no dia a dia.


Desta forma a educação empresarial é bastante beneficiada com a gamificação. A metodologia pode ser adotada tanto para desenvolver as chamadas hard skills quanto as soft skills*, fortalecendo os conhecimentos técnicos e aptidões comportamentais dos funcionários.


Além disso, a gamificação cria um ambiente saudável de competição, com os colaboradores disputando quem acumula mais pontos e sobe no ranking. Também é possível desenvolver atividades colaborativas para fortalecer o espírito de equipe, com todos trabalhando juntos para atingir o mesmo objetivo. Tudo isso ajuda na socialização e a reforçar o relacionamento entre os colegas. Além disso, os jogos ajudam a criar um clima de descontração, aliviando o estresse e o peso da pressão do dia a dia - presentes principalmente em determinados ramos e que podem sufocar até mesmo os melhores profissionais.


Gamificação e engajamento


Na gamificação os colaboradores se sentem mais motivados para concluir suas tarefas, recebem feedback rapidamente (sabendo se estão atingindo as expectativas ou não, podendo buscar maneiras de aprimorar seu desempenho imediatamente) e recebem recompensas por seus esforços - que podem ser simbólicas como medalhas ou até mesmo tangíveis, caso a empresa ache melhor adotar essa conduta. Todos esses estímulos fortalecem o relacionamento do funcionário com a organização, tornando seu trabalho mais leve, agradável e produtivo.


Se para o colaborador a dinâmica é amigável e prazerosa, é possível visualizar seu aprendizado e progresso (tanto nas capacidades técnicas quanto pessoais), as atividades ajudam seu relacionamento com os colegas, consequentemente a gamificação será um ponto positivo para ele se manter engajado na empresa. Correto?


Assim, aliada a outras estratégias, a gamificação se torna uma ótima ferramenta para treinar, educar, engajar e motivar o colaborador, ajudando a fortalecer seu sentimento de pertença a organização e, consequentemente, que ele dê o seu melhor.


Você tem alguma dúvida em como a gamificação pode ajudar sua empresa? Converse conosco e descubra outros benefícios dessa metodologia.


Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
icon localização
Av. Nova Independência, 87 - 9º andar - São Paulo/SP • CEP 04570-000
icon telefone
+55 11 5171-6940
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon facebookicon instagramicon linkedin