Leadership: o que é, como funciona e como implementar?

24 jul 2023

Leadership é um conceito que diz respeito à postura da liderança em relação aos seus funcionários. Por meio da empatia, respeito e bom exemplo, os gestores podem se tornar inspirações para os colaboradores e ajudá-los a terem um desempenho melhor para a empresa. 

Saiba mais sobre como funciona o modelo Leadership e descubra como adotá-lo na sua organização para fortalecer as lideranças!

O que é Leadership?

A postura de um líder influencia diretamente na dinâmica de uma equipe: um gestor que prioriza resultados costuma estimular os colaboradores para que tenham senso de urgência e de entrega, enquanto um que tem o foco na qualidade tenta despertar a atenção ao detalhe e ao feedback dos clientes. 

Mas, um líder que se preocupa em cultivar um relacionamento horizontal e empático pode criar uma dinâmica mais saudável, colaborativa e motivadora para os funcionários. O que, por sua vez, acaba impactando na produtividade, qualidade e engajamento dos profissionais

Basicamente, o Leadership é um conceito ligado ao relacionamento das lideranças com os colaboradores de uma empresa. Essa ideia propõe uma postura em que os gestores sejam inspiração para seus liderados e mantenham uma relação de respeito e empatia com eles. 

Como funciona o conceito de Leadership?

Uma liderança que segue o modelo de Leadership costuma adotar uma postura empática com sua equipe, buscando um estilo mais colaborativo e horizontal. Neste caso, o gestor incentiva um relacionamento mais próximo com seus liderados, escutando suas opiniões, ideias e feedbacks e geralmente tem uma atitude mais sensível, flexível e humilde na relação. 

Mais do que alguém que delega tarefas, uma liderança desse modelo inspira os funcionários e sabe liderar pelo exemplo. Dessa forma, é capaz de motivar, engajar e fidelizar os talentos da empresa e ajudá-los a se tornarem sua melhor versão. 

O Leadership é um modelo de liderança que não é autocrático — ou seja, não pensa em um gestor que toma todas as decisões sem escutar terceiros, entender outras visões de mundo e possibilidades. Muito menos em que o poder decisório fique concentrado em suas mãos. 

Mesmo assim, um gestor que segue o conceito de Leadership não deixa de ser o líder da equipe: ele ainda é a pessoa que avalia todas as possibilidades e informações e toma as decisões, assumindo as maiores responsabilidades. Ele ainda é aquele que bate o martelo e define o que é prioridade e o que será feito no departamento.  

Não é fácil ter equilíbrio entre a responsabilidade do cargo e promover maior horizontalidade na gestão, muito menos conseguir ser uma inspiração positiva para a equipe. Por isso, os profissionais que seguem esse ideal devem ter habilidades de liderança que reforcem os valores dessa linha e que o ajudem a ter um relacionamento mais saudável com seus funcionários. 

Com todo esse esforço, ter esse tipo de gestão na empresa é algo que pode ser benéfico para o líder, seus colaboradores e para o negócio em si. 

Quais as vantagens do Leadership? 

Existem vários impactos positivos em se adotar uma postura de Leadership na relação com a equipe:

  • Aumento da motivação e engajamento

Um líder mais próximo e que inspira seus funcionários ajuda a despertar a motivação e engajamento de sua equipe. Esses dois elementos são fundamentais para manter a produtividade, qualidade e bem-estar dos colaboradores, impulsionando-os a serem mais dedicados ao trabalho e a se manterem na empresa. 

  • Aumento da inovação

Uma postura de Leadership costuma estimular um espírito de colaboração entre os funcionários, além de dar espaço para uma maior participação dos profissionais na dinâmica do setor. No fim das contas, isso ajuda a criar um ambiente propício para a inovação — pois os colaboradores se sentirão confortáveis em trazer novas ideias e sugestões de aprimoramento, gerando mais valor e resultados para o departamento. 

  • Melhora do clima organizacional

Um bom líder é capaz de cultivar uma dinâmica saudável na equipe, sendo um exemplo de comportamentos positivos e sabendo lidar com os conflitos e problemas que surgirem no relacionamento entre os colegas. Assim, sua postura auxilia e estimula a melhora no clima organizacional, o que por sua vez impacta na produtividade, qualidade e bem-estar no setor. 

  • Redução do turnover

Todos esses pontos positivos, mais a presença de um bom líder, contribuem efetivamente para a permanência dos talentos na empresa. Ter um gestor que não inspira ou desenvolve um relacionamento saudável com seus liderados muitas vezes é a razão para que muitos profissionais peçam as contas e, quando isso ocorre com frequência, se torna um claro sinal de que a gestão não vai bem. Reduzir o turnover é essencial para evitar uma série de prejuízos produtivos, intelectuais e financeiros para o negócio.  

  • Melhora no desempenho

Com todos esses benefícios, consequentemente, toda empresa terá um ganho na produtividade e qualidade. O líder será capaz de extrair o melhor de sua equipe e reter os talentos na organização e, assim, manter uma equipe capacitada, motivada e unida para alcançar mais resultados para o negócio. 

Como implementar o Leadership na sua empresa? 

O primeiro passo é entender como funciona esse modelo e descobrir se a postura da liderança se assemelha ao conceito de Leadership. Realizar avaliações e autoavaliações sobre o próprio perfil é interessante para identificar os pontos positivos e os passíveis de melhorias, investindo em formas de aprimoramento para desenvolver os valores desse tipo de gestão. 

Algo também importante nessa dinâmica é conhecer sua equipe: quem são os funcionários que atuam sob sua responsabilidade? Quais são seus sonhos, desejos, dores e expectativas em relação ao trabalho? Como é sua vida pessoal? O que os motiva e o que os desmotiva? Como é sua relação com os colegas e com a empresa em si? Informações como estas são essenciais para se aproximar dos funcionários de forma genuína, criando um relacionamento de respeito e empatia. 

Mas, é fundamental pontuar algo: ser um bom líder não é uma questão de talento nato. Há sim pessoas que têm uma inclinação natural a serem mais sociais ou a terem determinadas características associadas a uma liderança positiva. No entanto, todas as habilidades podem ser despertadas e aprimoradas com as ações certas. 

Quer fortalecer os seus gestores? Confira 6 dicas para desenvolver um programa de liderança eficiente e tenha líderes inspiradores na sua empresa!

O que é Leadership?

Basicamente, o Leadership é um conceito ligado ao relacionamento das lideranças com os colaboradores de uma empresa. Essa ideia propõe uma postura em que os gestores sejam inspiração para seus liderados e mantenham uma relação de respeito e empatia com eles. 

Como funciona o conceito de Leadership?

Mais do que alguém que delega tarefas, uma liderança desse modelo inspira os funcionários e sabe liderar pelo exemplo. Dessa forma, é capaz de motivar, engajar e fidelizar os talentos da empresa e ajudá-los a se tornarem sua melhor versão. O Leadership é um modelo de liderança que não é autocrático.

Como implementar o Leadership na sua empresa? 

O primeiro passo é entender como funciona esse modelo e descobrir se a postura da liderança se assemelha ao conceito de Leadership. Realizar avaliações e autoavaliações sobre o próprio perfil é interessante para identificar os pontos positivos e os passíveis de melhorias...

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