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Home / Blog / Gestão / Quais os benefícios do lean inception para sua organização?

Quais os benefícios do lean inception para sua organização?

Quais os benefícios do lean inception para sua organização?
04 ago 2022

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Lean Inception ajuda alinhar as atividades necessárias para o desenvolvimento de um projeto a fim de que a equipe tenha sucesso na jornada.

Lean Inception é uma metodologia que combina a potencialidade do Design Thinking com as características do Lean Inception e traz uma visão ampla acerca do produto ou serviço a ser criado. A ideia é que através dele, um produto seja desenvolvido sem haver desperdícios de recursos.

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é lean inception?
  • Os benefícios do Lean Inception
  • Lean Inception na prática

Antes de colocar um produto ou serviço na praça é preciso passar por uma série de processos que validem o potencial daquela ideia, para identificar se existe um público interessado e se de fato ela é viável. Essas ações inclusive são determinantes para o sucesso da empresa, também para garantir economia.

O lean Inception surge exatamente com esse objetivo. Com influência das metodologias ágeis e do Lean Startup, ele busca eliminar desperdícios e melhorar todos os processos relacionados ao desenvolvimento de um produto ou serviço.

O que é lean inception?

O que é lean inception

Antes de entender o que é lean inception, é necessário conhecer outro conceito, o MVP. A sigla MVP vem do termo Minimum Viable Product, em português Mínimo Produto Viável, e se refere a uma versão simples e enxuta de um produto. Esse protótipo é criado com o mínimo de recursos (dinheiro e tempo) para testar a aceitação do mercado.

A ideia de testar o mercado com um protótipo é comum no mundo corporativo e agrega valor ao produto final, mas até chegar nessa etapa são necessárias várias outras que exigem gerenciamento. É aí que entra o Lean Inception.

5 Passos para Gamificar sua Empresa

O Lean Inception é uma metodologia que busca alinhar pessoas e processos para desenvolver o produto mínimo viável que será criado. Em outras palavras, ele é o primeiro passo para a criação de qualquer projeto.

Ao adotar essa metodologia, a empresa passa a definir quais as funcionalidades principais, aquelas que tornam o produto viável e consegue validar as hipóteses levantadas. Com isso, ela consegue reduzir custos.

Os benefícios do Lean Inception

Os benefícios do Lean Inception

O Lean Inception oferece uma série de benefícios para as empresas que decidem adotá-lo. Veja os principais deles.

Uma metodologia para todo tipo de projeto

Após anos de criação de projetos voltados para o setor de engenharia de softwares, Paulo Caroli - criador do método - percebeu certa similaridade entre as ações realizadas antes do desenvolvimento de softwares propriamente dito. Ele concluiu que ainda na etapa de idealização era importante alinhar as áreas de negócios e a área técnica.

Foi então que teve a ideia de adaptar a metodologia adotada para a criação de projetos de engenharia de softwares (também conhecida como metodologia ágil) para contemplar também os processos realizados antes da criação do software. Assim surgiu a metodologia Lean Inception.

Conforme era colocado em prática, Caroli começou a perceber que a metodologia podia ser implementada em qualquer projeto, afinal, antes de partir para a prática, em todos os projetos, é necessário descobrir funcionalidades do produto e outras especificações.

Logo, esse método se aplica em projetos pequenos, médios e grandes. Pode ser adotado por empresas e startups, e independe de nicho ou área. Desde que exista um objetivo e um produto a ser criado, ele pode ser utilizado.

Gera clareza

A metodologia é bastante simples, e possibilita que os envolvidos tenham uma melhor visão acerca do projeto que será criado. Através de perguntas concisas e diretas, eles têm maior entendimento acerca de:

  • quem é o público que desejam impactar;
  • como o produto será de fato útil;
  • como ele vai se destacar das soluções já criadas até então;
  • quais vantagens ele possui;
  • e outras questões que dão uma visão 360 graus de como o produto será.

Maiores chances de sucesso

Por ser uma metodologia que traz clareza, é comum que os profissionais percebam pontos falhos ou de melhoria que, e que se fossem descobertos em outros momentos, poderiam atrapalhar no sucesso da criação do projeto. 

Como toda essa etapa é realizada antes mesmo da criação de um MVP, a equipe consegue consertar os problemas sem que possam afetar de alguma maneira o resultado. 

Lean Inception na prática

Lean Inception na prática

Para trabalhar com o Lean Inception é preciso estar no começo de um projeto, quando só existe um esboço do produto. As primeiras ações irão se resumir em encontrar a equipe em um local apropriado e com as ferramentas certas para executar as seis etapas principais que a metodologia se baseia.

 1. Visão e objetivos do produto

A equipe criada deve definir algumas características sobre o produto:

  • Qual é o público-alvo?
  • Quais problemas ele busca resolver?
  • Como ele se diferencia dos demais já existentes?
  • Quais os benefícios que ele oferece?

Essas perguntas-chave visam facilitar a definição do objetivo principal, aquele que espera ser alcançado no projeto.

2. Personas

O foco é criar um produto viável para agradar determinado público, certo? Mas quem são essas pessoas? O que geralmente elas consomem? Qual é o estilo de vida que elas possuem? Qual a idade aproximada desse público? 

Perguntas assim permitirão que você crie um produto de acordo com esse perfil almejado e ajudarão na validação das ideias que surgirão ao longo da execução do Lean Inception.

maratona de conteudos

Pode-se dizer, portanto, que esta etapa serve para criar o perfil do seu cliente ideal, não deixando de fora suas motivações, expectativas, necessidades, desejos e outras características que podem te nortear na hora de produzir o produto final.

3. Funcionalidades

A terceira etapa do Lean Inception deve ser destinada para o desenvolvimento das funcionalidades do produto, que devem levar em consideração o principal objetivo (definido na primeira etapa) e atender as necessidades da persona (criada na segunda etapa).

4. Jornada do usuário

Jornada do usuário é o nome dado para a prática de descrever todos os passos que o usuário dará para resolver seu problema através do produto. É preciso considerar o que acontece antes, durante e depois dessa interação.

A partir desta etapa será possível ter uma melhor visão acerca das funcionalidades, e a partir disso, você poderá avaliar o que está faltando ou sobrando.

5. Lista de tarefas

A lista de tarefas deve ser o próximo passo a se fazer. Com ela a equipe consegue ter clareza a respeito das tarefas que precisam ser realizadas e a data de entrega de cada etapa do MVP.

6. Quadro visual do MVP

O último passo é voltado para a criação de um quatro visual, ele é conhecido como Canvas MVP. Com ele, a equipe conseguirá validar as ideias sobre o produto. De acordo com Caroli, o criador da ideia do Lean Inception, o Canvas MVP precisa ser preenchido levando em consideração as seguintes características:

  • Objetivo do Mínimo Produto Viável;
  • Personas (para quem é o produto);
  • Jornadas atendidas ou melhoradas com o MVP;
  • Funcionalidades a serem construídas no MPV;
  • Resultado buscado;
  • Métricas que serão usadas para validar as possibilidades do negócio;
  • Custo e cronograma presumidos para a entrega do MVP.

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Perguntas Frequentes:

O que é lean inception?

Lean Inception é uma metodologia que combina a potencialidade do Design Thinking com as características do Lean Inception e traz uma visão ampla acerca do produto ou serviço a ser criado.

Quais são os benefícios do Lean Inception?

- Uma metodologia para todo tipo de projeto;
- Gera clareza;
- Maiores chances de sucesso.

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