Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação de cursos com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Termômetro emocional gamificado Descubra como anda a saúde emocional do seu time de uma maneira leve e gamificada.
Ambiente personalizado com sua marca Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
09/06/2025
Unimed Santa Catarina
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação de cursos com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Termômetro emocional gamificado Descubra como anda a saúde emocional do seu time de uma maneira leve e gamificada.
Ambiente personalizado com sua marca Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
09/06/2025
Unimed Santa Catarina
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Gestão / Quais os benefícios do lean inception para sua organização?

Quais os benefícios do lean inception para sua organização?

Quais os benefícios do lean inception para sua organização?
04 ago 2022

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

Lean Inception ajuda alinhar as atividades necessárias para o desenvolvimento de um projeto a fim de que a equipe tenha sucesso na jornada.

Lean Inception é uma metodologia que combina a potencialidade do Design Thinking com as características do Lean Inception e traz uma visão ampla acerca do produto ou serviço a ser criado. A ideia é que através dele, um produto seja desenvolvido sem haver desperdícios de recursos.

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é lean inception?
  • Os benefícios do Lean Inception
  • Lean Inception na prática

Antes de colocar um produto ou serviço na praça é preciso passar por uma série de processos que validem o potencial daquela ideia, para identificar se existe um público interessado e se de fato ela é viável. Essas ações inclusive são determinantes para o sucesso da empresa, também para garantir economia.

O lean Inception surge exatamente com esse objetivo. Com influência das metodologias ágeis e do Lean Startup, ele busca eliminar desperdícios e melhorar todos os processos relacionados ao desenvolvimento de um produto ou serviço.

O que é lean inception?

O que é lean inception

Antes de entender o que é lean inception, é necessário conhecer outro conceito, o MVP. A sigla MVP vem do termo Minimum Viable Product, em português Mínimo Produto Viável, e se refere a uma versão simples e enxuta de um produto. Esse protótipo é criado com o mínimo de recursos (dinheiro e tempo) para testar a aceitação do mercado.

A ideia de testar o mercado com um protótipo é comum no mundo corporativo e agrega valor ao produto final, mas até chegar nessa etapa são necessárias várias outras que exigem gerenciamento. É aí que entra o Lean Inception.

5 Passos para Gamificar sua Empresa

O Lean Inception é uma metodologia que busca alinhar pessoas e processos para desenvolver o produto mínimo viável que será criado. Em outras palavras, ele é o primeiro passo para a criação de qualquer projeto.

Ao adotar essa metodologia, a empresa passa a definir quais as funcionalidades principais, aquelas que tornam o produto viável e consegue validar as hipóteses levantadas. Com isso, ela consegue reduzir custos.

Os benefícios do Lean Inception

Os benefícios do Lean Inception

O Lean Inception oferece uma série de benefícios para as empresas que decidem adotá-lo. Veja os principais deles.

Uma metodologia para todo tipo de projeto

Após anos de criação de projetos voltados para o setor de engenharia de softwares, Paulo Caroli - criador do método - percebeu certa similaridade entre as ações realizadas antes do desenvolvimento de softwares propriamente dito. Ele concluiu que ainda na etapa de idealização era importante alinhar as áreas de negócios e a área técnica.

Foi então que teve a ideia de adaptar a metodologia adotada para a criação de projetos de engenharia de softwares (também conhecida como metodologia ágil) para contemplar também os processos realizados antes da criação do software. Assim surgiu a metodologia Lean Inception.

Conforme era colocado em prática, Caroli começou a perceber que a metodologia podia ser implementada em qualquer projeto, afinal, antes de partir para a prática, em todos os projetos, é necessário descobrir funcionalidades do produto e outras especificações.

Logo, esse método se aplica em projetos pequenos, médios e grandes. Pode ser adotado por empresas e startups, e independe de nicho ou área. Desde que exista um objetivo e um produto a ser criado, ele pode ser utilizado.

Gera clareza

A metodologia é bastante simples, e possibilita que os envolvidos tenham uma melhor visão acerca do projeto que será criado. Através de perguntas concisas e diretas, eles têm maior entendimento acerca de:

  • quem é o público que desejam impactar;
  • como o produto será de fato útil;
  • como ele vai se destacar das soluções já criadas até então;
  • quais vantagens ele possui;
  • e outras questões que dão uma visão 360 graus de como o produto será.

Maiores chances de sucesso

Por ser uma metodologia que traz clareza, é comum que os profissionais percebam pontos falhos ou de melhoria que, e que se fossem descobertos em outros momentos, poderiam atrapalhar no sucesso da criação do projeto. 

Como toda essa etapa é realizada antes mesmo da criação de um MVP, a equipe consegue consertar os problemas sem que possam afetar de alguma maneira o resultado. 

Lean Inception na prática

Lean Inception na prática

Para trabalhar com o Lean Inception é preciso estar no começo de um projeto, quando só existe um esboço do produto. As primeiras ações irão se resumir em encontrar a equipe em um local apropriado e com as ferramentas certas para executar as seis etapas principais que a metodologia se baseia.

 1. Visão e objetivos do produto

A equipe criada deve definir algumas características sobre o produto:

  • Qual é o público-alvo?
  • Quais problemas ele busca resolver?
  • Como ele se diferencia dos demais já existentes?
  • Quais os benefícios que ele oferece?

Essas perguntas-chave visam facilitar a definição do objetivo principal, aquele que espera ser alcançado no projeto.

2. Personas

O foco é criar um produto viável para agradar determinado público, certo? Mas quem são essas pessoas? O que geralmente elas consomem? Qual é o estilo de vida que elas possuem? Qual a idade aproximada desse público? 

Perguntas assim permitirão que você crie um produto de acordo com esse perfil almejado e ajudarão na validação das ideias que surgirão ao longo da execução do Lean Inception.

maratona de conteudos

Pode-se dizer, portanto, que esta etapa serve para criar o perfil do seu cliente ideal, não deixando de fora suas motivações, expectativas, necessidades, desejos e outras características que podem te nortear na hora de produzir o produto final.

3. Funcionalidades

A terceira etapa do Lean Inception deve ser destinada para o desenvolvimento das funcionalidades do produto, que devem levar em consideração o principal objetivo (definido na primeira etapa) e atender as necessidades da persona (criada na segunda etapa).

4. Jornada do usuário

Jornada do usuário é o nome dado para a prática de descrever todos os passos que o usuário dará para resolver seu problema através do produto. É preciso considerar o que acontece antes, durante e depois dessa interação.

A partir desta etapa será possível ter uma melhor visão acerca das funcionalidades, e a partir disso, você poderá avaliar o que está faltando ou sobrando.

5. Lista de tarefas

A lista de tarefas deve ser o próximo passo a se fazer. Com ela a equipe consegue ter clareza a respeito das tarefas que precisam ser realizadas e a data de entrega de cada etapa do MVP.

6. Quadro visual do MVP

O último passo é voltado para a criação de um quatro visual, ele é conhecido como Canvas MVP. Com ele, a equipe conseguirá validar as ideias sobre o produto. De acordo com Caroli, o criador da ideia do Lean Inception, o Canvas MVP precisa ser preenchido levando em consideração as seguintes características:

  • Objetivo do Mínimo Produto Viável;
  • Personas (para quem é o produto);
  • Jornadas atendidas ou melhoradas com o MVP;
  • Funcionalidades a serem construídas no MPV;
  • Resultado buscado;
  • Métricas que serão usadas para validar as possibilidades do negócio;
  • Custo e cronograma presumidos para a entrega do MVP.

Para ter acesso a mais conteúdos como este, assine nossa newsletter. Por lá, você fica sabendo antes de todo mundo as novidades que estão acontecendo no mundo da educação corporativa.

teste por 14 dias grátis

Perguntas Frequentes:

O que é lean inception?

Lean Inception é uma metodologia que combina a potencialidade do Design Thinking com as características do Lean Inception e traz uma visão ampla acerca do produto ou serviço a ser criado.

Quais são os benefícios do Lean Inception?

- Uma metodologia para todo tipo de projeto;
- Gera clareza;
- Maiores chances de sucesso.

Gestão

Conteúdo mais baixado:

10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam

Tendências de leitura:

amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem
Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar
Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?

Outras categorias de conteúdo:

Administrativo

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Você também pode gostar:

lawtechs
Geral
Entenda como as lawtechs influenciam o mercado jurídico!
neuromarketing
Geral
Neuromarketing: entenda o comportamento do consumidor
Elevator Pitch
Geral
Como o método elevator pitch pode beneficiar sua corporação?
Negócios
Metodologia agile: o que é, tendências e como aplicá-la

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência