Uma liderança inovadora pode fazer toda a diferença na dinâmica de uma equipe e no desempenho da empresa. Em vez de se prender a tradição, seguindo a mentalidade do “sempre foi feito dessa forma”, esse líder abre espaço para a criatividade e inteligência em seu setor, transformando os processos, estratégias e resultados do negócio.

O que você vai ver neste artigo:

A liderança inovadora é uma das mais desejadas por empresas no mundo inteiro — saiba as vantagens de se adotar esse estilo na gestão do seu departamento e organização!

Líder: inspiração ou decepção

A liderança tem um papel estratégico em qualquer grupo e sua importância é ainda mais acentuada nas empresas: um líder tem o poder de tornar os processos mais eficientes; delegar as tarefas para os profissionais certos; extrair o melhor dos talentos; motivar e engajar a equipe e resolver conflitos no geral. Um gestor eficiente é capaz de aumentar os resultados do departamento e tornar o ambiente interno mais saudável, se adaptando às situações que surgem. 

Mas um líder problemático pode prejudicar completamente uma equipe. Nem os melhores profissionais conseguem explorar seus talentos quando se atua com um chefe difícil, que não sabe estimular seus liderados, nem organizar os trabalhos, nem solucionar os atritos na dinâmica… além de impactar o clima interno, a produtividade também será influenciada negativamente. 

jornada-da-gamificacao

No pior dos casos, os talentos podem abandonar o barco por não aguentarem conviver com essa liderança problemática e, assim, a empresa perde profissionais competentes que poderiam gerar resultados incríveis. 

Não é à toa que empresas e trabalhadores se dedicam tanto a promover ou se tornar líderes competentes, investindo em formações específicas, ações de desenvolvimento de habilidades e até mesmo em livros sobre liderança. Ter um gestor eficiente faz toda a diferença para uma equipe, assim como ser essa figura faz toda diferença para o seu desempenho. 

Mas, não existe apenas uma forma de se liderar: são vários os estilos que um líder pode adotar, dependendo do perfil de seus colaboradores e da empresa. 

O que é Liderança Inovadora?

Há diversas formas de se liderar uma equipe e vários elementos para priorizar em uma gestão — e uma delas é a inovação. A liderança inovadora é aquela que coloca essa questão no centro de suas ações e dinâmica, trazendo e estimulando novas ideias e transformações no departamento. 

Em vez de se prender às estratégias, ações e processos rotineiros, fixando-se apenas na tradição, esse tipo de líder valoriza a inovação em sua gestão, incentivando essa qualidade em seus colaboradores e permitindo com que ela seja explorada na equipe. 

como-motivar-e-engajar-as-geracoes-y-e-z-1

Não é à toa que esse estilo é um dos perfis de liderança mais desejados pelas empresas: esse gestor é criativo e ousado, mas também sendo responsável e inteligente para lidar com os riscos. Além disso, ele estimula o espírito inovador da equipe, incentivando a mudança e aprimoramento no departamento. 

A inovação é uma qualidade ansiada por diversas empresas. Muitos negócios se ergueram e dominam o mercado por meio dessa competência, garantindo seu espaço no mercado ao otimizarem seus processos e encantarem os clientes. Por isso, muitos negócios investem nesse norte para se destacar da concorrência e aumentar seus resultados. 

E uma das melhores formas de se estimular essa qualidade na equipe é por meio de seus líderes. 

As Vantagens de uma Liderança Inovadora nas Empresas

Existem vários motivos para se adotar um estilo de gestão na organização, mas o principal é focar os esforços dos colaboradores em determinado norte. Startups costumam adotar a liderança inovadora em seu quadro, porém, empresas de diferentes tipos, portes e segmentos de mercado também podem se beneficiar desse modelo de líder de equipes.

Estímulo à inovação

Fortalecer o norte da equipe na inovação por meio da postura do líder é uma excelente forma de concretizar essa qualidade no departamento. A liderança tem o poder de dar espaço e inspirar os colaboradores a adotarem certas características, sedimentando-a na equipe.

Assim, um dos passos mais importantes para as empresas que desejam ser mais inovadoras é ter líderes que abracem essa questão e as incentivem em seus liderados. 

Extrair o melhor dos colaboradores

Um dos maiores motivos para se adotar esse modelo é o impacto positivo que ele pode ter no desempenho dos colaboradores. Uma liderança inovadora dá espaço para que os profissionais usem seus talentos, sejam criativos e ousados, arrisquem novas ideias para melhorar os processos e ampliar os resultados do setor. 

Isso ajuda a extrair o melhor de cada funcionário, dando-lhes liberdade e confiança para explorar suas competências. 

Aumento do engajamento

Essa valorização dos talentos e a liberdade oferecida são dois elementos que contribuem para fortalecer a motivação dos profissionais e melhorar seu relacionamento com a empresa. Isso significa que eles serão mais produtivos, pois terão um laço de confiança com a organização e disposição para fazer o seu melhor. 

Melhora no clima interno

Uma das responsabilidades do líder inovador é criar um ambiente saudável e seguro a fim de que os colaboradores se sintam à vontade para criar e explorar. Um clima interno positivo, além de permitir essas duas situações, sempre ajuda na motivação, produtividade e qualidade da equipe. 

Redução da rotatividade

Todos esses pontos positivos contribuem para a redução de um índice preocupante para qualquer RH: o turnover. Uma rotatividade de pessoal alta gera vários desperdícios para a empresa, prejudicando a produtividade, inteligência interna e finanças. Além disso, sempre perde-se um talento que poderia estar ajudando a equipe a alcançar suas metas e aumentando seus resultados. 

Melhora na produtividade e qualidade

Muitas empresas usam a inovação para otimizar processos, reduzir custos e melhorar a qualidade — do desenvolvimento de produtos e serviços ao atendimento ao público. Assim, a produtividade e resultados são impactados positivamente com essa ação. Imagine como seria ter um líder que estimula tais aprimoramentos na equipe? 

Como ter um Líder Inovador na Empresa?

Não é simples desenvolver uma liderança inovadora na organização. Esse profissional deve saber dar espaço aos colaboradores, sem deixar de lado a conquista por resultados; enquanto inspira a equipe e desenvolve um ambiente saudável e seguro de trabalho. Isso não ocorre da noite para o dia, e nem por intuição. 

Por mais que algumas pessoas pareçam naturalmente líderes, isso não significa que serão boas lideranças na prática. Seja para aqueles que são mais natos ou aqueles que precisam se desenvolver nessa posição, todos os interessados ou que já ocupem o cargo de gestão devem passar por treinamento. 

Isso não é diferente com os líderes inovadores: é fundamental investir em formação para esses profissionais. Confira 6 Dicas para desenvolver um programa de liderança eficiente e transforme a dinâmica na sua empresa!

teste-gratis-por-7-dias
O que é Liderança Inovadora?

liderança inovadora é aquela que coloca essa questão no centro de suas ações e dinâmica, trazendo e estimulando novas ideias e transformações no departamento. 

Como ter um Líder Inovador na Empresa?

Esse profissional deve saber dar espaço aos colaboradores, sem deixar de lado a conquista por resultados; enquanto inspira a equipe e desenvolve um ambiente saudável e seguro de trabalho. Isso não ocorre da noite para o dia, e nem por intuição.