Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação de cursos com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Termômetro emocional gamificado Descubra como anda a saúde emocional do seu time de uma maneira leve e gamificada.
Ambiente personalizado com sua marca Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
09/06/2025
Unimed Santa Catarina
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação de cursos com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Termômetro emocional gamificado Descubra como anda a saúde emocional do seu time de uma maneira leve e gamificada.
Ambiente personalizado com sua marca Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
09/06/2025
Unimed Santa Catarina
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Gestão / Como implementar a matriz de risco na sua corporação? Entenda

Como implementar a matriz de risco na sua corporação? Entenda

Como implementar a matriz de risco na sua corporação? Entenda
19 jan 2022

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

Assinar Newsletter

Mesmo o projeto mais bem planejado pode apresentar riscos e eles precisam ser mapeados o quanto antes para desenvolver soluções e evitar resultados negativos para o negócio. Isso se chama gestão de risco e consiste em analisar elementos de risco e se antecipar aos possíveis acontecimentos. Para isso há algumas ferramentas que podem ser bastante eficazes aos gestores, como é o caso da matriz de risco.

A matriz de risco é um planejamento que precisa conter informações essenciais para o tratamento dos maiores perigos que afetam ou podem afetar uma organização. Através dele, a empresa consegue identificar quais providências deve tomar em cada situação mapeada, sendo, portanto, um documento de extrema importância para qualquer instituição.

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é matriz de risco?
  • Como implementar a matriz de risco?
  • Quais as consequências de não fazer a matriz de risco?

Sabendo dessa relevância, este artigo irá compartilhar:

  • O que é matriz de risco?;
  • Probabilidade;
  • Impacto;
  • Como implementar a matriz de risco?;
  • Conheça a empresa;
  • Avalie as normas;
  • Identifique os riscos;
  • Busque outras opiniões;
  • Desenvolva a matriz;
  • Baseie-se no grau de risco; 
  • Quais as consequências de não fazer a matriz de risco?;

O que é matriz de risco?

Matriz de risco é um recurso do âmbito empresarial que ajuda visualizar e gerenciar possíveis perigos existentes em uma empresa. Ela tem como objetivo auxiliar os gestores e a diretoria na tomada de decisões.

Essa ferramenta tem sido adotada por diferentes empresas porque tem se mostrado bastante útil para promover discussões robustas e definir ações que devem ser priorizadas porque podem acarretar riscos para a organização. Além disso, com ela ainda é possível analisar as informações mapeadas através de um gráfico de fácil visualização e interpretação.

Ou seja, a matriz pode ser utilizada para identificar possíveis riscos que uma empresa pode enfrentar, se a possibilidade deles acontecerem é pequena ou significativa e se ele está, ou não, controlado.

Logo, essa ferramenta possui duas dimensões: uma irá analisar quão grave ele pode ser e a outra quão provável. Esses dois elementos vão criar a matriz gráfica.

Probabilidade

A probabilidade está no eixo vertical da ferramenta e consiste em medir quão provável é a ocorrência do risco. Em outras palavras, nela a empresa irá avaliar quão fácil ou difícil é para que tal risco identificado aconteça de fato. 

Um exemplo disso é a crise de material para desenvolver automóveis que o Brasil está enfrentando, a produção de carros está a passos lentos porque faltam chips semicondutores. Será que as empresas responsáveis pela criação de automóveis avaliaram a possibilidade disso acontecer? 

Será que alguém tomou medidas para que não fosse tão afetada com isso? E se identificou esse possível risco, o caracterizou em qual nível? São 5 os níveis possíveis: muito baixo, baixo, moderado, alto e muito alto.

A empresa também pode converter esses riscos em números (porcentagens) para melhorar o entendimento do gráfico, sendo:

  • Muito baixo = 1 a 10%;
  • Baixo = 11% a 30%;
  • Moderado = 31% a 50%;
  • Alto = 51% a 70%;
  • Muito alto = 71% a 90%.

Impacto

O impacto, representado no eixo horizontal, revela os resultados que o risco pode gerar para a empresa caso ela aconteça, ou seja, quais os prejuízos ou danos serão causados se eles saírem do âmbito hipotético e de fato se sucedam.

Esse impacto pode ser negativo, como um prejuízo financeiro ou a perda de clientes, mas também pode ser positivo, como a abertura de uma nova filial do negócio, a implementação e utilização de uma nova tecnologia. 

Esse elemento também pode ser medido através de níveis (como no anterior): muito baixo, baixo, moderado, alto e muito alto.

Como implementar a matriz de risco?

Para trabalhar com a matriz de risco é preciso se atentar a alguns fatores, então:

Conheça a empresa

Para criar e implementar a matriz de risco, você precisa conhecer sua empresa, saber o que pode ou não ser uma ameaça a ela e afetar os objetivos e resultados. A finalidade da matriz é justamente apontar esses perigos, mas o ideal é que tenha uma ideia de como começar esse mapeamento.

Ou seja, busque informações sobre os colaboradores, as atividades exercidas pela empresa, às dependências ou quaisquer outros dados que auxiliem na criação da matriz de risco. Esse primeiro momento trará clareza e agilidade ao processo.

Avalie as normas

Confira se as normas da empresa estão de acordo com a legislação, porque essa é uma questão de relevância para a matriz. Se alguma atividade ou prática estiver fora das regras, isso já é caracterizado como um risco e pode acarretar diversas consequências negativas.

Identifique os riscos

O próximo passo deve ser fazer um levantamento de todas as circunstâncias que podem ser categorizadas como um risco para a empresa. Mesmo que no cenário presente a probabilidade das ameaçadas identificadas seja baixa, a instituição deve considerar qualquer tipo de risco.

Busque outras opiniões

Antes de declarar como encerrada a identificação de riscos, você pode buscar por outras opiniões, dos colaboradores que diariamente realizam atividades e circulam na empresa. Essa ação pode te ajudar a confirmar ou adicionar novos riscos.

Procure fazer entrevistas com colaboradores e demais prestadores de serviços, eles provavelmente vão dar uma maior visão da rotina, seja um processo não tão bem planejado ou de uma ameaça até então não percebida pela organização.

Desenvolva a matriz

Depois de mapeados os riscos e feito as entrevistas, é chegado o momento de realizar a matriz de riscos com todas as probabilidades e ameaças encontradas na instituição. É nessa etapa que você irá comparar os dados e definir a pontuação e o nível de cada aspecto mapeado.

Baseie-se no grau de risco 

Com os resultados em mãos, você terá como adotar certas medidas apropriadas para prevenção ou reparo de possíveis problemas. Assim antes que eles possam acontecer, você estará precavido.

Quais as consequências de não fazer a matriz de risco?

Confiar completamente no plano de negócio e no planejamento estratégico inicial é o mesmo que ignorar que o mercado está em constante mudança e que diversos fatores podem influenciar positiva e negativamente um negócio. Logo, não aderir a matriz de risco deixa a saúde da empresa suscetível. 
Quer ler mais conteúdos relacionados à gestão empresarial? Confira os demais artigos do nosso blog!

Teste por 7 dias grátis

Perguntas Frequentes:

O que é matriz de risco?

Matriz de risco é um recurso do âmbito empresarial que ajuda visualizar e gerenciar possíveis perigos existentes em uma empresa. Ela tem como objetivo auxiliar os gestores e a diretoria na tomada de decisões.

Como implementar a matriz de risco?

- Conheça a empresa;
- Avalie as normas;
- Identifique os riscos;
- Busque outras opiniões;
- Desenvolva a matriz;
- Baseie-se no grau de risco.

Quais as consequências de não fazer a matriz de risco?

Confiar completamente no plano de negócio e no planejamento estratégico inicial é o mesmo que ignorar que o mercado está em constante mudança e que diversos fatores podem influenciar positiva e negativamente um negócio. Logo, não aderir a matriz de risco deixa a saúde da empresa suscetível. 

Gestão

Conteúdo mais baixado:

10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam

Tendências de leitura:

Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?
amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem
homem feliz liderando uma dinâmica de grupo que acontece atrás dele com sua equipe
Comportamento Geral
Dinâmica de grupo: 5 atividades para motivar os colaboradores

Outras categorias de conteúdo:

Administrativo

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Você também pode gostar:

Educação Geral
Entenda as vantagens do mobile learning e como ele funciona
Comportamento Geral
Trabalho em grupo: 11 estratégias para aplicar na sua equipe
Comportamento
5 Motivos para estimular a diversidade no ambiente de trabalho
Comportamento
Gestão de tempo e produtividade: menos pode ser mais!

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LXP x LMS: O que são e quais as diferenças Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência