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Home / Blog / Gestão / Maturidade digital empresarial: o que é e qual a importância?

Maturidade digital empresarial: o que é e qual a importância?

Maturidade digital empresarial: o que é e qual a importância?
22 fev 2022

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Maturidade digital é o termo aderido pelo mundo corporativo para se referir ao grau de compreensão e implementação de tecnologias na rotina de uma empresa. Pode-se dizer que a maturidade digital é um passo adiante da transformação digital.

O que você vai ver neste artigo:

  • Afinal, o que é maturidade digital empresarial?
  • Estágios da maturidade digital
  • A importância de ter maturidade digital
  • Como a tecnologia pode ajudar nesse processo?

Esse conceito está conectado com a estrutura da empresa, sua cultura e seus colaboradores, isso porque sem esse conjunto alinhado ao digital, não existe maturidade.

Preparamos um conteúdo introdutório a respeito desse assunto. Através dele, você terá acesso às diversas informações sobre maturidade digital.

Aqui, você vai conferir, especificamente:

  • Afinal, o que é maturidade digital empresarial?;
  • Estágios da maturidade digital;
  • A importância de ter maturidade digital;
  • Como a tecnologia pode ajudar nesse processo?

Continue a leitura do texto e confira!

Afinal, o que é maturidade digital empresarial?

Maturidade digital se refere à capacidade de uma empresa em competir de maneira efetiva no âmbito digital. Em outras palavras, diz respeito às empresas que incorporaram a tecnologia à sua vida e, além disso, sabem utilizá-las de forma estratégica para alcançar vantagem competitiva e demais objetivos.

Profissionais do Futuro

Uma empresa madura digitalmente tem desenvoltura digital e sabe explorar as ferramentas e canais disponíveis no mercado para as necessidades que possui. Logo ela está ingressa na era digital e sabe explorar as oportunidades existentes: ferramentas tecnológicas adequadas, processos automatizados e integração no uso de dados.

A perspectiva desse termo pode variar bastante no mercado, aqui no Brasil é comum que ele esteja associado ao marketing digital, que aderiu aos estágios de maturidade criados pelo Google e BCG.

Estágios da maturidade digital

A maturidade digital pode ser dividida em 4 estágios, de acordo com o modelo desenvolvido pelo Google e BCG, sendo eles:

  • Nascentes: é o primeiro nível, considerado o mais básico e contempla as organizações que não estão muito atentas aos resultados de suas estratégias digitais e contam com dados mantidos por terceiros;
  • Emergentes: são empresas que aderiram a uma estratégia de armazenamento e tratamento de dados, porém as utilizam sem cruzar os resultados; 
  • Conectadas: enquadram-se as instituições que estão interligadas e conectadas aos dados e informações de multicanais. Elas são capazes de cruzar resultados e examinar métricas mais específicas;
  • Multimomento: o quarto e último nível é dedicado às organizações que utilizam a tecnologia para promover experiências únicas e personalizadas, levando em consideração a individualidade de seus clientes, isso independente do canal.

São poucas as empresas que atingem o último nível, sem contar que o conceito dele, como comentado anteriormente, é um tanto restrito. Em ambientes onde a maturidade digital é bastante expressiva, o entendimento sobre o assunto já é diferente.

No caso do Brasil, segundo pesquisas, apenas 2% das empresas estão nesse nível, a maioria se encontra na categoria Emergente, cerca de 55%. O que mostra que a transformação digital já se iniciou, mas existe um percurso a ser recorrido para a maturidade digital.

A importância de ter maturidade digital

A vantagem mais significativa de adotar a maturidade digital é ter ferramentas para se adaptar à realidade de um mundo VUCA. Afinal, sem acompanhar as mudanças e se enquadrar a elas, a consequência é uma empresa obsoleta e com menos vantagem competitiva. Logo, é possível perceber que a maturidade digital nos dias atuais não é uma opção, mas um ato de sobrevivência.

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Para marcas que têm como público os jovens, essa adaptação se torna ainda mais necessária, pois eles são uma geração que nasceu com a tecnologia à disposição. Eles usam e veem a tecnologia como facilitadora para tudo e se sentem frustrados quando uma marca não se atenta a isso.

A digitalização da jornada do cliente, ainda, aprimora a experiência dele, não somente porque a maturidade digital disponibiliza novas funcionalidades, porque ela possibilita informações detalhadas acerca de todas as etapas de compra do cliente.

Isso porque muito da maturidade digital está relacionada ao uso de dados para agregar valor ao cliente. As informações coletadas possibilitam mais entendimento de suas necessidades e problemas e, com isso, o desenvolvimento de soluções melhores. Essa prática faz com que a tecnologia seja humanizada, diferente das empresas que estão nos estágios iniciais da maturidade, que a utilizam de maneira mais operacional.

Como a tecnologia pode ajudar nesse processo?

As inovações tecnológicas são ferramentas facilitadoras mesmo quando não são usadas em todo o seu potencial. Uma empresa que esteja no primeiro estágio da maturidade digital, por exemplo, que utiliza uma plataforma de atendimento somente para aderir a alguns recursos de automatização - sem estratégia - utiliza somente 20% das funcionalidades da ferramenta.

A experiência do cliente, especificamente, não é muito afetada, porém os responsáveis pela atividade que foi automatizada ficam ociosos. Esses colaboradores agora podem realizar práticas mais estratégicas, o que gera mais lucro para a empresa. Nesse cenário, o tempo poupado e as práticas estratégias influenciam diretamente no amadurecimento digital empresarial.

Depois dessa fase introdutória à maturidade digital, a tecnologia pode ser utilizada de maneira integrada, o que melhora a sinergia entre as equipes. Essa fase é o momento em que a corporação passa a desenvolver diversas soluções eficientes, benéficas e atrativas para seus consumidores.

Logo, a tecnologia é uma ferramenta que facilita na construção digital de uma empresa, quando utilizada com inteligência, intenção e de forma estratégica. Ela precisa ser implementada com foco na inovação, assim a empresa transmitirá a mensagem de que quer gerar melhorias para as pessoas.

Você pode perceber que transformação digital e maturidade digital são termos diferentes, mas é através da transformação que a maturidade começa a ser trabalhada na empresa.
Gostou de conferir a respeito da maturidade digital empresarial e como ela já é considerada essencial para a sobrevivência de uma empresa nas circunstâncias atuais? Por aqui, você se mantém atualizado de todos os assuntos pertinentes para a sua empresa. Se quiser acompanhar as novidades, nós te convidamos para assinar nossa newsletter!

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Perguntas Frequentes:

O que é maturidade digital empresarial?

Maturidade digital se refere à capacidade de uma empresa em competir de maneira efetiva no âmbito digital. Em outras palavras, diz respeito às empresas que incorporaram a tecnologia à sua vida e, além disso, sabem utilizá-las de forma estratégica para alcançar vantagem competitiva e demais objetivos.

Qual a vantagem de ter maturidade digital?

A vantagem mais significativa de adotar a maturidade digital é ter ferramentas para se adaptar à realidade de um mundo VUCA. Afinal, sem acompanhar as mudanças e se enquadrar a elas, a consequência é uma empresa obsoleta e com menos vantagem competitiva. Logo, é possível perceber que a maturidade digital nos dias atuais não é uma opção, mas um ato de sobrevivência.

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