Ludos Pro

Plataforma de aprendizagem corporativa

Português PT
jornada-da-gamificacao

Todas as áreas possuem seus ditados famosos. Sabe aqueles que estampam mensagens motivacionais nas redes sociais e em lemas de empresas do mundo inteiro? Não seria diferente com a gestão de pessoas: existem milhares de frases de RH que foram ouvidas e proclamadas nos cursos e durante a vivência profissional de quem atua no ramo.

Por mais batidos que pareçam ser, sempre há um motivo para esses ditados terem tocado o coração e mente das pessoas, tornando-se altamente populares. 

O que você vai ver neste artigo:

Quer saber que frases de RH são essas e por que elas são importantes? Confira esses 5 ditados:

5 Frases de RH que todo mundo ouviu — Mas que ainda são importantes

Cada profissão tem seus ditados populares: “Fidelizar um cliente é mais barato do que adquirir um novo”; “O cliente sempre tem razão”; “Quem não se comunica, se trumbica”… Frases como estas condensam ensinamentos importantes, mas que podem ser esquecidos na pressão e demandas do dia a dia. 

Algumas podem soar batidas, no entanto, não é à toa que são famosas: seja para inspirar; motivar; ou dar uma puxada de orelha — no fim, todos precisam escutar, ao menos uma vez na vida, o que estes ditados tem a dizer.

Inspire-se ou repense suas condutas com estas 5 frases de RH:

1- “Não deixe que alguém saia da sua presença sem se sentir melhor e mais feliz.” —  Madre Teresa de Calcutá

Um profissional de RH nunca deve se esquecer de que está lidando com pessoas. Seja no recrutamento e seleção a entrevista de desligamento, cada indivíduo que se entra em contato traz seus sonhos, expectativas, inseguranças e desafios pessoais.

Mesmo aquele colaborador com dezenas de reclamações tem seus dias bons e qualidades; mesmo o funcionário mais amigável e produtivo tem seus defeitos e dias péssimos. E todos merecem ser tratados com igual respeito. 

Por isso é fundamental que todo profissional de recursos humanos, independente da situação, seja capaz de lidar com pessoas em ânimos e realidades diferentes, tornando sua experiência com a empresa a mais positiva positiva possível.

2- “Contrate caráter, treine habilidades” — Peter Schutz

Quem nunca escutou essa frase? O processo de recrutamento e seleção e o treinamento corporativo são dois dos trabalhos mais importantes do RH, porém muitas empresas falham ao implementar em ambos. 

Algumas organizações ainda consideram apenas as experiências formais e as competências técnicas dos candidatos nos processos seletivos, esquecendo-se de que há excelentes profissionais que podem não se encaixar na cultura organizacional ou dinâmica interna, não se adaptando ao trabalho e acabando saindo da empresa depois. 

Enquanto existem profissionais com um incrível potencial e que irão gerar resultados impressionantes para a empresa: mas que precisam de alguém que acredite neles e os ajude nesse processo de lapidação. 

Além disso, muitas empresas ainda não implantam treinamentos corporativos contínuos na sua realidade, não aproveitando os talentos internos e melhorando sua eficiência. 

Até mesmo mentes célebres do empreendedorismo, como Steve Jobs, reconheciam a importância de uma boa seleção e treinamento. Tá aí um ótimo argumento para sua organização investir mais nas duas estratégias. 

3- “É irrelevante ter uma grande visão sem ter as pessoas certas.” — Jim Collins

A importância de um bom recrutamento também é reiterada por Collins, um autor de livros famosos de gestão como Good to Great — Empresas feitas para Vencer. Saber escolher os profissionais mais alinhados às necessidade da organização, de tantos currículos enviados, é fundamental para se ter uma empresa produtiva, eficiente e inovadora. 

Um recrutamento e seleção inadequados podem prejudicar o negócio, trazendo profissionais despreparados que não conseguem se alinhar a cultura organizacional e, além de tudo, acabar gerando desperdícios de tempo, esforços e recursos com a sua eventual saída. 

Por isso é importante investir em métodos eficientes de recrutamento e seleção, que mostrem as verdadeiras competências e posturas dos candidatos e ajudem o RH a pinçar os melhores talentos. 

4- “O maior líder não é necessariamente aquele que faz as maiores coisas. Ele é aquele que faz com que as pessoas façam coisas grandiosas.” — Ronald Reagan

Um dos elementos principais em qualquer equipe é o líder: ele não precisa ser o Hércules da empresa, sim ajudar a despertar o melhor que há em cada colaborador que lhe é confiado. Uma boa liderança estimula, orienta, corrige (com cuidado) e inspira as pessoas ao redor. 

Já um líder mal treinado pode causar diversos problemas: desmotivar; gerar um clima de insegurança ou exagerada competitividade; podar a criatividade e habilidades dos liderados; aumenta a pressão e estresse de todos ao redor e, nos piores casos, ser um dos motivos principais para a saída de um ou mais talentos da empresa. 

Além de fazer uma boa escolha de quem será o gestor, é preciso investir em treinamentos constantes especiais para quem assume este importante papel. Essa ação não deve somente atualizar o líder nas melhores e inovadoras práticas da sua área, como também contribuir para desenvolver habilidades sociais que serão fundamentais na sua função, como excelente comunicação, empatia e responsabilidade. 

5- “Toda ação humana, quer se torne positiva ou negativa, precisa depender de motivação”. — Dalai Lama

Todo mundo já escutou alguma frase do atual Dalai Lama. E, no caso do RH, igualmente deve ter escutado sobre a importância da motivação. Esse elemento é fundamental para a vida, seja no aspecto pessoal quanto profissional. 

Funcionários desmotivados não produzem, nem se dedicam a qualidade do serviço como antes. E, nos piores casos, acabam saindo da empresa e aumentando o índice de rotatividade de pessoal. 

Além de simplesmente monitorar se os colaboradores apresentam algum sinal de mudança de comportamento e de produtividade, o RH deve implantar estratégias para aumentar a motivação das equipes

Esse cuidado irá ajudar a melhorar a produtividade, qualidade do trabalho, engajamento profissional, além de estimular a permanência dos talentos na empresa. 

A Importância do RH

As pessoas são o principal ativo de uma empresa: vai falar que nunca ouviu essa frase? Assim como as de cima, esse ditado reforça a importância de se ter um RH qualificado e estratégico em qualquer empresa, não importando o seu tamanho ou segmento de mercado. 

É preciso ficar de olho nas novidades da gestão de pessoas para deixar sua empresa sempre atualizada nas melhores práticas e oportunidades do setor. Quer conhecê-las? Confira nosso artigo 5 Tendências e oportunidades no RH para 2019 — mais que ainda valem agora!

teste-gratis-por-7-dias
Quais as melhores frases de RH?

– “Contrate caráter, treine habilidades” — Peter Schutz
– “É irrelevante ter uma grande visão sem ter as pessoas certas.” — Jim Collins

Qual a Importância do RH?

As pessoas são o principal ativo de uma empresa: vai falar que nunca ouviu essa frase? Assim como as de cima, esse ditado reforça a importância de se ter um RH qualificado e estratégico em qualquer empresa, não importando o seu tamanho ou segmento de mercado. 

Fale com um consultor

Preencha os campos abaixo e receba o contato de um especialista.

X
Imagem semi-disco Imagem triângulo

Obrigado!

Entraremos em contato o mais breve possível