O que é LMS? Conheça o sistema de gestão de aprendizagem

O que é LMS
22 jul 2021
Jornada da Gamificação

Em português Sistema de Gestão de Aprendizagem, LMS é um software criado para desenvolver, personalizar, organizar e gerenciar cursos e treinamentos on-line. É uma ferramenta que torna o ensino a distância um processo mais dinâmico, intuitivo, acessível e atrativo.

LMS é a abreviação para Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem. Ele é um software que auxilia na criação, personalização e organização de cursos e treinamentos on-line, sendo um recurso que pode ser adotado por diferentes setores, como instituições de ensino e empresas.

A computação revolucionou várias áreas nas últimas décadas: saúde, segurança, finanças e muitos outros setores foram impactados pelo uso dessa tecnologia – inclusive a educação. Neste sentido surgiu o LMS, Learning Management System (ou Sistema de Gestão de Aprendizagem em português), uma ferramenta que trouxe inovações e aprimoramentos ao ensino a distância.

Está curioso para saber o que é LMS, qual sua utilidade e seu impacto nos processos de aprendizagem? Vamos explicar tudo que você precisa saber para implementar essa tecnologia na sua empresa – e mais, te contar a nova tendência nesta área!

O que é o LMS ou Sistema de Gestão de Aprendizagem?

Basicamente, o LMS é uma plataforma de educação on-line. Esta ferramenta é construída a partir de uma metodologia pedagógica e usa a tecnologia do ensino a distância para tornar o processo de aprendizagem mais acessível, dinâmico e atrativo.

Uma imagem que ilustra o que é LMS

Na prática, o SGA é um software que permite criar, personalizar, organizar e fazer a gestão de cursos e treinamentos on-line, que são utilizados por diversos setores como escolas e empresas. Todo esse processo é feito em um mesmo sistema, centralizando essas tarefas e assim facilitando o controle das atividades pelos responsáveis. Desta forma, o LMS trouxe inovação para os tradicionais EADs, também chamados e-learning.

Para que serve o LMS?

O sistema veio como uma solução completa para o ensino a distância, trazendo diversas funcionalidades adicionais que irão ajudar e facilitar o trabalho dos profissionais envolvidos na área. 

Além de disponibilizar o conteúdo on-line, geralmente é possível fazer outras atividades como registrar as notas dos estudantes, personalizar algumas áreas de acordo com as necessidades, verificar os dados do desempenho dos participantes em tempo real e interagir com os alunos por meio da plataforma.

Desta forma, o LMS é um passo à frente para dinamizar o processo de aprendizagem dos discentes – sejam de escolas ou colaboradores de empresas em treinamento corporativo – e facilitar a gestão desta tarefa.

Tipos de plataformas LMS

O LMS basicamente dispõe de dois tipos de plataformas, a educacional e a corporativa. Cada uma possui funcionalidades distintas, que se adequam melhor às necessidades específicas de cada ambiente.

Por isso, há empresas que se especializam em plataformas voltadas para o LMS educacional e outras para atender organizações do âmbito corporativo. É possível encontrar também plataformas que visam os dois contextos.

Veja, a seguir, sobre cada um dos tipos de plataformas LMS.

Plataforma LMS educacional

A plataforma LMS voltada para o contexto educacional é usada por instituições de ensino com o intuito de operacionalizar a disponibilidade de cursos para seus alunos ou como ferramenta de auxílio para cursos ofertados na modalidade presencial.

Plataforma LMS corporativa

A plataforma LMS corporativa é focada no ambiente empresarial, ou seja, é utilizada para educação corporativa. Ela tem como objetivo capacitar profissionais, clientes e parceiros. Mas, no geral, é uma ferramenta usada para o desenvolvimento dos colaboradores, isto é para aplicar treinamentos e desenvolvimento a fim de mudar os resultados da corporação.

Funcionalidades de um LMS

As funcionalidades de um LMS variam de plataforma a plataforma. Aqui, vamos compartilhar as principais delas. Sua empresa deve observar quais os recursos são relevantes para o objetivo que deseja atingir.

Para isso, quando for escolher um LMS, é fundamental detalhar as funcionalidades que sua empresa necessita. Por meio de uma RFI e RFP é a maneira mais correta de fazer isso. Assim, sua empresa diminui as chances de não dispor de efetividade no projeto de LMS.

Uma imagem que ilustra a funcionalidade do LMS

Gamificação

A gamificação é uma ferramenta que utiliza recursos de jogos para tornar o ambiente de LMS mais lúdico, sendo eles a pontuação, conquistas ou badges para os usuários que conclua um treinamento; atinja determinado nível e outras características que podem ser implementadas na plataforma.

A empresa que escolhe por utilizar esta ferramenta, visa motivar os usuários a acessarem ao curso, alcançando o objetivo proposto. Algumas corporações vão além e disponibilizam prêmios reais conforme o desempenho do profissional no treinamento.

Gestão de sala de aula

Os LMS também podem ser utilizados para gerenciar cursos presenciais, pois eles contam com recursos para contabilizar a presença dos estudantes e organizar toda a programação e recursos dos cursos.

As plataformas possibilitam uma série de ações, como alocar os instrutores, equipamentos, fazer o gerenciamento da agenda da sala de aula e demais recursos necessários para que ela aconteça, impossibilitando que possíveis conflitos na agenda venham acontecer.

Gestão de conteúdo

A finalidade do LMS é distribuir conteúdo para os usuários, por isso, todo LMS disponível no mercado possui algum mecanismo com essa funcionalidade de inserção e gestão de conteúdo.

Os conteúdos podem ser publicados em diversos formatos: vídeos, PDFs, áudios, animações, arquivos em geral, páginas HTML, links externos, pacotes SCORM (padrão de conteúdo e-learning), entre outros.

Há aquelas plataformas que possibilitam a criação de conteúdo no próprio sistema, com isso a instituição pode inserir texto, vídeos e imagens sem muito esforço e de forma bastante intuitiva.

Testes e pesquisas 

Com o LMS, a empresa também pode desenvolver testes e pesquisas de diferentes formas:

  • Resposta numérica;
  • Resposta aberta;
  • Múltipla escolha;
  • Relacionamento entre colunas;
  • Verdadeiro ou falso.

É possível inclusive configurar possível tempo máximo para a conclusão de testes e pesquisas; peso das questões e criar testes com perguntas aleatórias.

Benefícios de um LMS

Alguns benefícios de adotar um LMS na sua organização vão depender da finalidade de uso, mas há alguns que contemplam todas as plataformas de LMS. Veja quais são eles:

Custos de treinamento

Um LMS diminui ou mesmo elimina por completo vários custos gerados com treinamentos presenciais, sendo uma das características mais benéficas para empresas que aderem ao sistema.

Gastos com locação de local ou com deslocamento de pessoas para a realização do treinamento, por exemplo, são alguns que podem ser eliminados quando implementado a plataforma de LMS.

Sem contar que, depois que anexado um curso na plataforma, ele pode ser usado recorrentemente, coisa que não acontece quando feito um treinamento presencialmente, outra característica que garante economia.

Engajamento

O sistema de aprendizagem possibilita que os profissionais realizem os treinamentos em qualquer lugar ou hora e, ainda, que eles deem prosseguimento no seu próprio ritmo. 

Toda essa liberdade promovida pelo LMS gera nos colaboradores motivação e interesse em se capacitar e isso é transformado em produtividade e aumento dos resultados na empresa.

Agilidade em treinamentos

A plataforma de LMS não exige a criação de conteúdo. É possível explorar conteúdos já disponíveis na internet e, através disso, criar uma trilha de conteúdo para disponibilizar ao profissional os conhecimentos necessários e ao mesmo tempo controlar seu acesso a cada um dos materiais.

Com essa possibilidade que a plataforma oferece, os treinamentos passam a ser disponibilizados de maneira muito mais ágil, para uma grande quantidade de pessoas e tudo de forma sistematizada, mas com acompanhamento do progresso coletivo e individual dos participantes.

Diagnóstico da organização

É possível dispor de diagnóstico do andamento e êxito dos colaboradores com o treinamento porque o sistema de LMS gera dados que ficam armazenados na plataforma, assim, os administradores têm acesso a: profissionais que concluíram o curso com ou sem êxito, quantidade de tempo dedicado a cada conteúdo, resultado dos testes e outras informações relevantes para a empresa.

Esses dados gerados podem evidenciar gaps de competência, profissionais com potencialidade para serem promovidos, metodologias mais efetivas para o seu público e outras informações que podem auxiliar a empresa a criar uma equipe de alta performance.

Aprendizagem dinâmica

No LMS, a aprendizagem é dinâmica porque, como já comentado por aqui, é possível implementar conteúdo de diversos formatos: texto, áudio, vídeo e animações. Além disso,  algumas oferecem interação com os demais usuários, o que possibilita ainda mais engajamento entre os colaboradores e a plataforma.

Uma imagem que ilustra a funcionalidade do LMS

O que mudou com a chegada do LMS?

O LMS transformou a relação das empresas, instituições de ensino, bem como dos estudantes com o ensino a distância, porque tornou esse método mais acessível para todos eles. Ele passou a oferecer recursos cruciais para que o processo de aprendizagem ocorra com maior facilidade e menor custo.

A partir disso, a organização consegue destinar mais tempo e recursos nas etapas de planejamento e avaliação de desempenho dos colaboradores.

Quem pode utilizar um LMS?

O sistema pode ser implementado nos processos de aprendizagem de diferentes instituições – como escolas, universidades, ONGs, órgãos públicos, profissionais autônomos de ensino em temas diversos e empresas de todos os tamanhos e setores – por permitir a criação de conteúdos educacionais variados e certa personalização da plataforma para acomodar as necessidades específicas de cada atuação.

Ou seja, todos que quiserem utilizar o ensino on-line como forma de treinar, educar e capacitar determinado público e que tenham acesso à tecnologia, como internet, podem aproveitar esta inovação para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem e, até mesmo, como vantagem competitiva e diferencial de atendimento.

Adoção do LMS nas empresas

Como dito, as empresas também podem utilizar desta tecnologia para melhorar os processos de aprendizagem. É possível usar o sistema nos treinamentos do público interno, como colaboradores e parceiros, no onboarding ou integração de novos funcionários e até com os clientes, ensinando-os a como melhor utilizar o produto, por exemplo.

O treinamento corporativo é importante para alinhar os conhecimentos

da equipe em relação ao produto comercializado ou serviço prestado pela empresa – garantindo que as informações corretas sejam repassadas para outros públicos -, disseminar conteúdo sobre novidades, desenvolver a atuação pessoal e profissional – como o ensino de técnicas de venda, negociação e relacionamento interpessoal – e também sobre os valores e normas internas.

O uso do LMS neste caso ajuda a dinamizar o processo de aprendizagem, tornando-o mais atrativo e acessível, além de ajudar o RH a monitorar e avaliar com dados sólidos o desempenho dos participantes.

Em vez de a empresa ter que reservar espaço e tempo, convidar um instrutor especializado ou deslocar alguém da sua equipe e se prender a este momento para educar seu público-alvo, com o LMS cria-se um ambiente virtual para que o público acesse os conteúdos informativos produzidos previamente em seu próprio ritmo. Ou seja, mais flexibilidade e liberdade para treinar os colaboradores, líderes e clientes.

O futuro do LMS

O futuro do LMS focado para instituições de ensino é voltado para o aperfeiçoamento da plataforma de modo que ela gere maior experiência educacional para os alunos, adicionando novos recursos que o torne mais eficiente e impactante.

Neste caso, personalização do conteúdo conforme o perfil do aluno, elementos de interação em tempo real, gamificação e acesso fácil aos criados do conteúdo são algumas das tendências que serão futuramente promovidas.

Agora, quando se trata do futuro do LMS voltado para o âmbito corporativo, a tendência é de que a plataforma evolua para outras classes de sistemas, compreendidos como Talent Management System (TMS) ou, em português, Sistema de Gestão de Talentos. Assim, o sistema terá módulos como: recrutamento, avaliação de desempenho e compensação, unificando a gestão e o desenvolvimento dos colaboradores.

A nova tendência dos processos educacionais

A educação passou por diversas transformações nas últimas décadas. Antes havia apenas o ensino presencial, com as desvantagens da falta de flexibilidade e custos; depois o EAD trouxe mais liberdade para os estudantes e instrutores e, com o LMS, o processo se tornou mais acessível e dinâmico. No entanto, uma nova metodologia surgiu para revolucionar ainda mais a educação.

A gamificação é a nova evolução nos processos de aprendizagem, com características que vão ao encontro das necessidades dos tempos atuais. A postura do público não é a mesma de anos atrás: agora não basta apenas consumir informação e conhecimento de forma passiva, as pessoas também querem interagir – inclusive na hora do estudo.

Neste sentido, a gamificação se destaca do LMS ao permitir a interação, colaboração e mais dinamismo aos usuários, aliando a lógica dos games a objetivos que não se resumem ao entretenimento, como o aprendizado. Sua metodologia auxilia na retenção das informações ao associá-las ao prazer de jogar e por usar elementos interativos, reforçando assim a memorização dos conteúdos.

Além disso, atualmente as pessoas são bombardeadas por informações e estímulos o tempo inteiro, e os sistemas de aprendizado precisam reter a atenção dos usuários para cumprir seu objetivo. A gamificação também favorece o engajamento dos usuários na dinâmica, usando recursos como pontuação, ranking e storytelling para tornar essa experiência mais imersiva e, assim, reduzir o risco de dispersão.

Quer saber mais sobre essa metodologia? Venha conversar conosco e conheça mais vantagens de adotar a gamificação nas suas estratégias de ensino e treinamento.

teste gratis por 7 dias

Perguntas frequentes:

O que é o LMS ou Sistema de Gestão de Aprendizagem?

Basicamente, o LMS é uma plataforma de educação on-line. Esta ferramenta é construída a partir de uma metodologia pedagógica e usa a tecnologia do ensino a distância para tornar o processo de aprendizagem mais acessível, dinâmico e atrativo.

O que significa LMS?

o LMS, Learning Management System (ou Sistema de Gestão de Aprendizagem em português), uma ferramenta que trouxe inovações e aprimoramentos ao ensino a distância.

Qual a importância do LMS?

A utilização do Learning Management System trouxe novas possibilidades que incentivaram ainda mais o uso do ensino a distância, tornando este método mais acessível para os estudantes, empresas e instituições de ensino. Desta forma, algumas vantagens de se adotar um EAD foram aprimoradas.

Como adotar o LMS nas empresas?

As empresas também podem utilizar desta tecnologia para melhorar os processos de aprendizagem. É possível usar o sistema nos treinamentos do público interno, como colaboradores e parceiros, no onboarding ou integração de novos funcionários e até com os clientes, ensinando-os a como melhor utilizar o produto.

Para que serve o LMS?

O sistema veio como uma solução completa para o ensino a distância, trazendo diversas funcionalidades adicionais que irão ajudar e facilitar o trabalho dos profissionais envolvidos na área. 

O que mudou com a chegada do LMS?

O LMS transformou a relação das empresas, instituições de ensino, bem como dos estudantes com o ensino a distância, porque tornou esse método mais acessível para todos eles.

Quem pode utilizar um LMS?

O sistema pode ser implementado nos processos de aprendizagem de diferentes instituições – como escolas, universidades, ONGs, órgãos públicos, profissionais autônomos de ensino em temas diversos e empresas de todos os tamanhos e setores.

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo