LMS: o que é, para que serve e o que mudou com sua chegada?
Educação

LMS: o que é, para que serve e o que mudou com sua chegada?

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

A computação revolucionou várias áreas nas últimas décadas: saúde, segurança, finanças e muitos outros setores foram impactados pelo uso dessa tecnologia - inclusive a educação. Neste sentido surgiu o LMS, Learning Management System (ou Sistema de Gestão de Aprendizagem em português), uma ferramenta que trouxe inovações e aprimoramentos ao ensino a distância. 

Está curioso para saber o que é LMS, qual sua utilidade e seu impacto nos processos de aprendizagem? Vamos explicar tudo que você precisa saber para implementar essa tecnologia na sua empresa – e mais, te contar a nova tendência nesta área! 

O que é o LMS ou Sistema de Gestão de Aprendizagem? 

Basicamente, o LMS é uma plataforma de educação online. Esta ferramenta é construída a partir de uma metodologia pedagógica e usa a tecnologia do ensino a distância para tornar o processo de aprendizagem mais acessível, dinâmico e atrativo. 

Na prática, o SGA é um software que permite criar, personalizar, organizar e fazer a gestão de cursos e treinamentos online, que são utilizados por diversos setores como escolas e empresas. Todo esse processo é feito em um mesmo sistema, centralizando essas tarefas e assim facilitando o controle das atividades pelos responsáveis. Desta forma, o LMS trouxe inovação para os tradicionais EADs, também chamados e-learning

Para que serve o LMS? 

O sistema veio como uma solução completa para o ensino a distância, trazendo diversas funcionalidades adicionais que irão ajudar e facilitar o trabalho dos profissionais envolvidos na área. Além de disponibilizar o conteúdo online, geralmente é possível fazer outras atividades como registrar as notas dos estudantes, personalizar algumas áreas de acordo com as necessidades, verificar os dados do desempenho dos participantes em tempo real e interagir com os alunos por meio da plataforma. 

Desta forma, o LMS é um passo a frente para dinamizar o processo de aprendizagem dos alunos - sejam de escolas ou colaboradores de empresas em treinamento corporativo - e facilitar a gestão desta tarefa. 

O que mudou com a chegada do LMS e quais são suas vantagens? 

A utilização do Learning Management System trouxe novas possibilidades que incentivaram ainda mais o uso do ensino a distância, tornando este método mais acessível para os estudantes, empresas e instituições de ensino. Desta forma, algumas vantagens de se adotar um EAD foram aprimoradas no uso do sistema de gestão de aprendizagem. 

Confira alguns benefícios de se utilizar um LMS, tanto para o público-alvo (alunos de instituições de ensino, colaboradores de empresas) como para as organizações: 

Público-alvo 

  • Educação mais acessível;
  • Flexibilidade nos horários de estudo;
  • Acesso aos conteúdos em diversos aparelhos, em qualquer local com internet;
  • Redução de custos com deslocamento pessoal;
  • Aprendizagem mais dinâmica;
  • Método mais inovador, tornando o processo mais amigável e atrativo;
  • Permite a interação com outros estudantes, instrutores e administradores;
  • Facilidade em acompanhar seu próprio desempenho;
  • Maior motivação para realizar as atividades e assim melhorar sua performance. 

Empresas e Instituições de ensino 

  • Facilidade na gestão do conteúdo educacional;
  • Dinamiza o processo de treinamento ou ensino;
  • Personalização da plataforma para se adaptar às necessidades;
  • Utilização de métodos mais inovadores;
  • Redução de custos com deslocamento dos colaboradores e alunos;
  • Redução de custos com locação de espaço e deslocamento dos educadores;
  • Acompanhamento em tempo real do desempenho dos participantes;
  • Auxílio nas métricas do treinamento ou ensino;
  • Público-alvo mais engajado;
  • Melhoria nos processos de aprendizagem;
  • Consequentemente, melhoria no desempenho dos alunos/colaboradores. 

Quem pode utilizar um LMS? 

O sistema pode ser implementado nos processos de aprendizagem de diferentes instituições - como escolas, universidades, ONGs, órgãos públicos, profissionais autônomos de ensino em temas diversos e empresas de todos os tamanhos e setores - por permitir a criação de conteúdos educacionais variados e certa personalização da plataforma para acomodar as necessidades específicas de cada atuação. 

Ou seja, todos que quiserem utilizar o ensino online como forma de treinar, educar e capacitar determinado público e que tenham acesso à tecnologia, como internet, podem aproveitar esta inovação para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem e, até mesmo, como vantagem competitiva e diferencial de atendimento. 

Adoção do LMS nas empresas 

Como dito, as empresas também podem utilizar desta tecnologia para melhorar os processos de aprendizagem. É possível usar o sistema nos treinamentos do público interno, como colaboradores e parceiros, no onboarding ou integração de novos funcionários e até com os clientes, ensinando-os a como melhor utilizar o produto, por exemplo. 

O treinamento corporativo é importante para alinhar os conhecimentos da equipe em relação ao produto comercializado ou serviço prestado pela empresa - garantindo que as informações corretas sejam repassadas para outros públicos -, disseminar conteúdo sobre novidades, desenvolver a atuação pessoal e profissional - como o ensino de técnicas de venda, negociação e relacionamento interpessoal - e também sobre os valores e normas internas. 

O uso do LMS neste caso ajuda a dinamizar o processo de aprendizagem, tornando-o mais atrativo e acessível, além de ajudar o RH a monitorar e avaliar com dados sólidos o desempenho dos participantes. 

Em vez de a empresa ter que reservar espaço e tempo, convidar um instrutor especializado ou deslocar alguém da sua equipe e se prender a este momento para educar seu público-alvo, com o LMS cria-se um ambiente virtual para que o público acesse os conteúdos informativos produzidos previamente em seu próprio ritmo. Ou seja, mais flexibilidade e liberdade para treinar os colaboradores, líderes e clientes. 

Conclusão: a nova tendência dos processos educacionais 

A educação passou por diversas transformações nas últimas décadas. Antes havia apenas o ensino presencial, com as desvantagens da falta de flexibilidade e custos; depois o EAD trouxe mais liberdade para os estudantes e instrutores e, com o LMS, o processo se tornou mais acessível e dinâmico. No entanto, uma nova metodologia surgiu para revolucionar ainda mais a educação. 

A gamificação é a nova evolução nos processos de aprendizagem, com características que vão ao encontro das necessidades dos tempos atuais. A postura do público não é a mesma de anos atrás: agora não basta apenas consumir informação e conhecimento de forma passiva, as pessoas também querem interagir – inclusive na hora do estudo. 

Neste sentido, a gamificação se destaca do LMS ao permitir a interação, colaboração e mais dinamismo aos usuários, aliando a lógica dos games a objetivos que não se resumem ao entretenimento, como o aprendizado. Sua metodologia auxilia na retenção das informações ao associá-las ao prazer de jogar e por usar elementos interativos, reforçando assim a memorização dos conteúdos. 

Além disso, atualmente as pessoas são bombardeadas por informações e estímulos o tempo inteiro, e os sistemas de aprendizado precisam reter a atenção dos usuários para cumprir seu objetivo. A gamificação também favorece o engajamento dos usuários na dinâmica, usando recursos como pontuação, ranking e storytelling para tornar essa experiência mais imersiva e, assim, reduzir o risco de dispersão. 

Quer saber mais sobre essa metodologia? Venha conversar conosco e conheça mais vantagens de adotar a gamificação nas suas estratégias de ensino e treinamento.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
icon localização
Av. Nova Independência, 87 - 9º andar - São Paulo/SP • CEP 04570-000
icon telefone
+55 11 5171-6940
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon facebookicon instagramicon linkedin