Psicologia organizacional: o que é e qual a sua importância?
Comportamento

Psicologia organizacional: o que é e qual a sua importância?

Preencha seu email e receba conteúdos exclusivos
Obrigado pelo seu cadastro!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Ter funcionários motivados e felizes é uma forma de aumentar a produtividade da equipe e, consequentemente, ter melhores resultados na empresa. Existem alguns métodos e ciências que buscam solucionar problemas na gestão de pessoas para atingir esse objetivo e, entre elas, uma que se destaca é a psicologia organizacional. Descubra agora o que é esse ramo e qual sua importância no dia a dia da companhia.


Pessoas e empresas


Uma empresa não é feita apenas de máquinas, patentes e processos: o fator humano conta muito para o sucesso ou não nos negócios. Se o clima organizacional é ruim, há muitos conflitos entre a equipe e os colaboradores estão desmotivados e desatualizados nas boas práticas de suas funções, diversos problemas serão gerados para a organização. As operações internas não irão fluir como deveriam. Os funcionários não irão desempenhar suas funções com o zelo que costumam. E, com tudo isso, provavelmente o produto e/ou serviço prestado não terá a qualidade adequada para o cliente - impactando assim as vendas.


Por isso, investir em estratégia para melhorar a gestão de pessoas da empresa é fundamental para se manter competitivo no mercado e, desta forma, ter sucesso nos negócios. Várias metodologias podem contribuir com esse processo, incluindo a psicologia organizacional. Vamos conhecer mais sobre essa metodologia?


O que é psicologia organizacional


Essa metodologia é a aplicação dos estudos da psicologia no contexto empresarial, promovendo uma melhor qualidade de vida para os colaboradores. O profissional desse ramo trabalha junto com o RH para alinhar os interesses da companhia com as necessidades da equipe, atuando para que o clima interno seja mais agradável e, desta forma, os funcionários estejam mais felizes, motivados e produtivos.


Esse ramo analisa o comportamento humano no trabalho, ajudando a resolver problemas na gestão de pessoas na empresa. A psicologia organizacional pode ser aplicada em diversas operações, como recrutamento e seleção, treinamento corporativo, diagnóstico interno, análise do plano de cargos e salários, melhoria do clima e até mesmo contribuir na gestão de conflitos e na ergonomia (cuidado com a saúde no trabalho). Existem funções que são exclusivas para os profissionais da área, como a aplicação de testes psicológicos.


Desta forma, investir em psicologia organizacional é uma maneira de fortalecer diversos braços do seu RH, tendo um cuidado especial com a gestão de pessoas da sua companhia.


A importância da psicologia organizacional


Adotar essa estratégia pode trazer diversos benefícios para as empresas. Considerando o processo de recrutamento e seleção, ter um psicólogo organizacional na equipe ajuda a entender melhor o perfil dos candidatos, escolhendo não somente a pessoa mais capacitada tecnicamente, mas também aquela que tenha comportamentos e posturas mais adequados à vaga e cultura da empresa. Esse especialista domina diversas técnicas, como questionários e dinâmicas, para fazer uma avaliação confiável dos profissionais.  


O psicólogo pode contribuir também para estruturar a cultura organizacional, trabalhando os valores e objetivos da empresa com seu público interno. Esta é uma forma de garantir que a identidade seja disseminada efetivamente entre todos, solidificando a imagem da companhia.  


A psicologia organizacional também auxilia a resolver problemas na gestão de pessoas que possam prejudicar o desempenho dos colaboradores em suas funções, ajudando no treinamento corporativo - que pode contribuir para desenvolver tanto as hard quanto soft skills da sua equipe, tornando sua equipe mais competitiva. Os especialistas da área são capacitados a identificar as forças e fraquezas do quadro funcional, montando estratégias para preencher as lacunas e extrair o melhor da equipe.


Resolver conflitos e melhorar o clima interno também são atribuições dessa especialidade, evitando que desentendimentos atrapalhem a performance de todos e fortalecendo os relacionamentos para criar um ambiente saudável.


Tudo isso ajuda na motivação e engajamento profissional dos colaboradores, pois seu local de trabalho será mais amigável e eficiente, além de fazer com que os funcionários se sintam valorizados por meio desse cuidado e dos treinamentos oferecidos. Com certeza isso afeta a produtividade da equipe, que terá mais disposição e zelo por sua atuação na empresa, podendo se destacar ainda mais em suas funções.


Consequentemente, outro problema que assombra os RHs pode ser atenuado com essas mudanças: a rotatividade de pessoal. Possivelmente a taxa de desligamentos de profissionais também diminuirá com a adoção da psicologia organizacional, com os candidatos mais adequados sendo contratados por meio de processos eficientes e se mantendo engajados na empresa com todas as demais estratégias.


A psicologia organizacional é um ramo que usa metodologias científicas para analisar o comportamento humano especificamente nas relações de trabalho. Por isso é uma forma eficiente de melhorar a gestão de pessoas na sua empresa.



No items found.

Como adotar a psicologia organizacional e outras ferramentas


Para investir nessa estratégia, é preciso contratar um profissional específico para a área. O psicólogo organizacional terá em suas mãos a expertise para diagnosticar as necessidades da empresa e saber trabalhar em sua realidade, desenvolvendo estratégias para resolver problemas, otimizar processos e extrair o melhor da sua equipe.


A empresa também pode aprimorar ainda mais a gestão de pessoas ao investir em ferramentas inovadoras. Recursos como blended learning, EAD e gamificação são ótimas soluções para tornar o treinamento corporativo mais eficiente e dinâmico, por exemplo.


No caso da gamificação, essa estratégia oferece soluções para diversos processos, como recrutamento, comunicação interna, onboarding de novos funcionários e até mesmo para aumentar a motivação dos funcionários nas tarefas cotidianas. Adotando elementos lúdicos, essa metodologia leva em consideração teorias de ramos como a neurociência, antropologia, sociologia - e até psicologia - para desenvolver uma dinâmica engajadora a fim de estimular ações concretas dos participantes.


Além disso, as plataformas eletrônicas gamificadas oferecem relatórios detalhados do desempenho dos colaboradores nas atividades propostas, ajudando o RH a visualizar o progresso e necessidades que a equipe possui - tudo isso de forma ágil, prática e eficiente. Assim, o psicólogo organizacional da sua empresa terá em mãos uma ferramenta qualificada, que lhe dará dados confiáveis para embasar as estratégias que irão melhorar a gestão de pessoas da sua organização.


Quer saber mais sobre como a gamificação pode contribuir com sua empresa? Converse conosco e conheça mais benefícios de se adotar essa estratégia!

Veja outros conteúdos sobre assuntos relacionados:
O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.
Veja outros posts relacionados
logo sioux grouplogo siouxlogo ludos prologo pgblogo movieplaylogo go gamers
icon linkedinicon instagramicon facebook