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Home / Blog / Gestão / Playbook: Aprenda como desenvolver um manual de vendas para seu negócio

Playbook: Aprenda como desenvolver um manual de vendas para seu negócio

Playbook: Aprenda como desenvolver um manual de vendas para seu negócio
16 ago 2022

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O Playbook é um documento que traz todas as informações estratégicas da área de vendas e que pode ajudar os profissionais e departamento a aumentar seus resultados. Como uma espécie de manual, ele pode ser consultado para tirar dúvidas, aprender mais sobre a empresa e oferecer o melhor aos clientes. 

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é o Playbook?
  • Por que ter um Playbook de vendas?
  • Como desenvolver o Playbook?

Aprenda neste artigo a como desenvolver o Playbook da sua organização e fortaleça o seu time de vendas!

O que é o Playbook?

O que é o Playbook

O departamento de vendas é estratégico em qualquer companhia. Toda a estrutura e time deve funcionar para colocar o vendedor na cara do gol: mas, se ele não tem a melhor pontaria, esse trabalho todo não aumenta o placar para a empresa. 

Por isso, esses profissionais e setor têm que estar calibrados, preparados para finalizar e fechar o negócio. Isso não acontece sem treinamento ou sem terem apoio para realizarem suas funções. 

E uma das ferramentas que pode ajudar nessa situação é o Playbook de vendas. Este documento agrega diversas informações que são importantes para os vendedores, servindo como uma espécie de manual para os profissionais e departamento, independentemente do canal que atuem, como por telefone, e-mail ou presencialmente. 

Um Playbook de vendas completo traz uma série de informações estratégicas para que o vendedor tenha em mãos tudo que precisa saber sobre o seu trabalho e sobre a própria empresa. Esse documento pode incluir:

  • Perfil do cliente/persona;
  • Jornada de Compra;
  • Informações sobre os produtos e serviços do negócio;
  • Informações sobre a empresa em si (missão, visão valores, cultura organizacional, história, posicionamento…)
  • Dados do mercado em que a organização atua;
  • Dados sobre a concorrência;
  • Projeções do futuro da empresa;
  • Rotinas e funções da equipe do profissional;
  • Detalhes do processo de vendas;
  • Ferramentas usadas pelo funcionário e departamento;
  • Documentos e guias importantes (como templates, etc);
  • Plano de carreira dos profissionais; 
  • Indicadores de desempenho da área;
  • Ações de pós-venda;
  • Entre outras

Todas essas informações não precisam estar tão detalhadas — caso contrário o funcionário teria que carregar algo equivalente a uma enciclopédia quando fosse falar com algum cliente. 

Mas, é essencial que tudo que seja importante e que contribua para o discurso de vendas esteja incluso neste guia, oferecendo o apoio necessário para os vendedores fecharem o negócio. 

Por que ter um Playbook de vendas?

Por que ter um Playbook de vendas

Há vários motivos para se desenvolver um Playbook para o setor de vendas. 

O primeiro é que ele serve de apoio para os vendedores serem mais eficientes em seus trabalhos. Munidos de informações estratégicas, eles são capazes de moldar o discurso de vendas para conquistar os clientes e vencer suas objeções. 

Esse documento também contribui para padronizar diversas operações do departamento, orientando os profissionais sobre como proceder em diferentes casos e etapas do processo de venda. Dessa forma, reduz-se divergências entre o trabalho de um ou outro funcionário e que possam prejudicar a experiência dos compradores. Tudo é nivelado para oferecer o melhor ao cliente. 

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Além disso, ter esse instrumento facilita o processo de onboarding de novos colaboradores, pois ali há muitas informações importantes para que eles desempenhem bem suas funções e possam recorrer a ele sempre que precisarem. 

No fim, tudo isso tem um impacto: aumentar as vendas da empresa. Com vendedores melhor treinados e aptos para lidar com o público, é natural que mais clientes sejam conquistados durante o processo e o faturamento cresça. 

No entanto, é importante ressaltar que o Playbook não é uma ferramenta engessada. Ele deve ser atualizado e revisado com certa constância para incorporar as melhores práticas de vendas, além de novidades nas estratégias adotadas na empresa.

Como desenvolver o Playbook? 

Como desenvolver o Playbook

De forma geral, existem alguns passos que podem ser observados na hora de desenvolver o Playbook de uma empresa:

1- Definir o formato 

Um dos primeiros pontos a ser pensado nesta atividade é definir o formato em que o Playbook será apresentado. 

Mesmo que o guia traga muitas informações, ele deve ser desenvolvido para ser consultado de forma rápida, além de ser de fácil entendimento para apoiar o trabalho dos funcionários e não atrapalhá-los. Não dá para entregar uma enciclopédia impressa nas mãos do vendedor e esperar que ele a carregue para cima e para baixo o expediente inteiro, não é mesmo?

Algumas empresas fazem o conteúdo em apresentações do estilo power point ou em PDF para que os colaboradores possam acessá-lo em seus celulares e outros meios. Os textos devem ser objetivos, claros, sucintos e de fácil compreensão.  

Além disso, é uma ótima ideia usar outros recursos — como gráficos, ilustrações, infográficos, vídeos e outros formatos — para complementar os materiais textuais e melhorar a absorção das informações. 

2- Apresentar a empresa

Todo colaborador deve conhecer a organização em que atua. Isso ajuda a aumentar a identificação e pertencimento com a instituição, além da motivação no trabalho. Apresentar a missão, visão, valores e a história da empresa (e todas as outras informações pertinentes do mercado e concorrência) é algo importante nessa dinâmica, deixando o funcionário a par de onde está e para onde o grupo quer chegar. 

Nesse item também pode-se descrever a estrutura da companhia e o papel do setor de vendas no todo, contextualizando o trabalhador, sua função e importância na organização. 

3- Descrever o departamento de vendas

Este é o item mais importante do Playbook — aqui estão diversas informações que serão essenciais para os vendedores:

  1. perfil do cliente: os dados sobre quem são as pessoas que comprariam da marca, feito por meio de estudos como os de persona;
  2. processo de venda: do primeiro contato ao pós-venda;
  3. jornada de compra: todo percurso que os clientes passam até fechar negócio;  
maratona de conteudos

Esse tópico pode incluir até mesmo as objeções de vendas mais comuns e como os vendedores podem lidar com elas.

4- Indicadores usados

Nesse momento são descritas as métricas adotadas no departamento, que mostram como está o desempenho das vendas. Esse controle permite com que todos identifiquem pontos de melhoria na equipe e oportunidades para aumentar os resultados. 

5- Informações complementares 

Além de todo conteúdo acima, é possível adicionar outros tópicos (como os descritos na lista do “O que é o Playbook”) e materiais de apoio para o trabalho dos vendedores. 

No entanto, por mais bem preparados que estejam os profissionais, todo o esforço pode não atingir os resultados desejados se um passo atrás não for bem feito: o planejamento. 

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Perguntas Frequentes:

O que é o Playbook?

O Playbook é um documento que traz todas as informações estratégicas da área de vendas e que pode ajudar os profissionais e departamento a aumentar seus resultados.

Como desenvolver o Playbook? 

1- Definir o formato;
2- Apresentar a empresa;
3- Descrever o departamento de vendas;
4- Indicadores usados;
5- Informações complementares.

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