Por que gamificação?
Planos
Blog
  • English
Experimente 14 dias grátis!
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação de cursos com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Termômetro emocional gamificado Descubra como anda a saúde emocional do seu time de uma maneira leve e gamificada.
Ambiente personalizado com sua marca Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
09/06/2025
Unimed Santa Catarina
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Como transformamos seus treinamentos corporativos
Criação de cursos com IA Crie cursos gamificados envolventes em minutos, não horas.
Aprendizado inclusivo Garanta que todos os seus colaboradores tenham uma experiência de aprendizado fluida e sem barreiras.
Termômetro emocional gamificado Descubra como anda a saúde emocional do seu time de uma maneira leve e gamificada.
Ambiente personalizado com sua marca Crie um ambiente de aprendizagem que reflita a cultura e a identidade da sua empresa.
Cursos e trilhas Crie cursos, trilhas e capacitações de forma intuitiva, garantindo a progressão do conhecimento.
Sistema de recompensas Transforme o aprendizado em um jogo com pontos, conquistas e prêmios.
Gestão de performance Acompanhe o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando o crescimento contínuo e performance.
Dashboards e Relatórios Tome decisões estratégicas com informações claras e em tempo real sobre o aprendizado da sua equipe.
Comunicação Ferramentas que promovem a interação e o alinhamento em todos os níveis do treinamento.
Conheça todas as funcionalidades
Casos de sucesso:
09/06/2025
Unimed Santa Catarina
12/03/2025
SAINT-GOBAIN
Quem é a Saint-Gobain: A Saint-Gobain é uma das maiores fábricas para materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, com mais de 57 fábricas em território nacional e 12 mil colaboradores. O Desafio:  Para eles, o desafio era o engajamento de vendedores a treinamentos relacionados aos produtos da fábrica. O mais […]
11/03/2025
Grupo SM
Quem é o Grupo SM: O SM Educação é um dos maiores grupos educacionais privados do país, atende cerca de 12 milhões de alunos, em 10 países em que atua. A empresa surgiu com o propósito de criar soluções para melhorar a qualidade da educação. A empresa foi fundada há mais de 80 anos e […]
Ver todos os casos de sucesso
Por que gamificação? Planos
Conteúdos exclusivos e validados!
Planilhas, eBooks e mais! Aumente seu conhecimento com nossos materiais gratuitos.
Cases de sucesso Confira histórias de quem já inovou com a Ludos Pro
Guia prático da gamificação Aprenda com nosso passo a passo como gamificar processos e treinamentos corporativos
Plataforma LXP da Ludos Pro Confira as funcionalidades da plataforma gamificada Ludos Pro
NR-1 + Ludos Pro Confira 6 dicas sobre a NR-1 com a Ludos Pro
Última publicação
28/05/2025
10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam
Descubra 10 estratégias práticas para transformar treinamentos em experiências memoráveis — com storytelling, gamificação e design de aprendizagem.
13/02/2025
O Futuro do Treinamento e Desenvolvimento em 2025
Descubra as tendências que irão moldar o T&D e veja como aplicá-las para engajar equipes, otimizar treinamentos e gerar impacto real nos resultados do seu negócio.
Veja mais materiais de apoio
Blog
Personalize
<<
Personalize sua experiência
  • English
Experimente 14 dias grátis!

Home / Blog / Gestão / Playbook: Aprenda como desenvolver um manual de vendas para seu negócio

Playbook: Aprenda como desenvolver um manual de vendas para seu negócio

Playbook: Aprenda como desenvolver um manual de vendas para seu negócio
16 ago 2022

Assine nossa Newsletter

Receba nossas notícias e informações exclusivas diretamente no seu e-mail

O Playbook é um documento que traz todas as informações estratégicas da área de vendas e que pode ajudar os profissionais e departamento a aumentar seus resultados. Como uma espécie de manual, ele pode ser consultado para tirar dúvidas, aprender mais sobre a empresa e oferecer o melhor aos clientes. 

O que você vai ver neste artigo:

  • O que é o Playbook?
  • Por que ter um Playbook de vendas?
  • Como desenvolver o Playbook?

Aprenda neste artigo a como desenvolver o Playbook da sua organização e fortaleça o seu time de vendas!

O que é o Playbook?

O que é o Playbook

O departamento de vendas é estratégico em qualquer companhia. Toda a estrutura e time deve funcionar para colocar o vendedor na cara do gol: mas, se ele não tem a melhor pontaria, esse trabalho todo não aumenta o placar para a empresa. 

Por isso, esses profissionais e setor têm que estar calibrados, preparados para finalizar e fechar o negócio. Isso não acontece sem treinamento ou sem terem apoio para realizarem suas funções. 

E uma das ferramentas que pode ajudar nessa situação é o Playbook de vendas. Este documento agrega diversas informações que são importantes para os vendedores, servindo como uma espécie de manual para os profissionais e departamento, independentemente do canal que atuem, como por telefone, e-mail ou presencialmente. 

Um Playbook de vendas completo traz uma série de informações estratégicas para que o vendedor tenha em mãos tudo que precisa saber sobre o seu trabalho e sobre a própria empresa. Esse documento pode incluir:

  • Perfil do cliente/persona;
  • Jornada de Compra;
  • Informações sobre os produtos e serviços do negócio;
  • Informações sobre a empresa em si (missão, visão valores, cultura organizacional, história, posicionamento…)
  • Dados do mercado em que a organização atua;
  • Dados sobre a concorrência;
  • Projeções do futuro da empresa;
  • Rotinas e funções da equipe do profissional;
  • Detalhes do processo de vendas;
  • Ferramentas usadas pelo funcionário e departamento;
  • Documentos e guias importantes (como templates, etc);
  • Plano de carreira dos profissionais; 
  • Indicadores de desempenho da área;
  • Ações de pós-venda;
  • Entre outras

Todas essas informações não precisam estar tão detalhadas — caso contrário o funcionário teria que carregar algo equivalente a uma enciclopédia quando fosse falar com algum cliente. 

Mas, é essencial que tudo que seja importante e que contribua para o discurso de vendas esteja incluso neste guia, oferecendo o apoio necessário para os vendedores fecharem o negócio. 

Por que ter um Playbook de vendas?

Por que ter um Playbook de vendas

Há vários motivos para se desenvolver um Playbook para o setor de vendas. 

O primeiro é que ele serve de apoio para os vendedores serem mais eficientes em seus trabalhos. Munidos de informações estratégicas, eles são capazes de moldar o discurso de vendas para conquistar os clientes e vencer suas objeções. 

Esse documento também contribui para padronizar diversas operações do departamento, orientando os profissionais sobre como proceder em diferentes casos e etapas do processo de venda. Dessa forma, reduz-se divergências entre o trabalho de um ou outro funcionário e que possam prejudicar a experiência dos compradores. Tudo é nivelado para oferecer o melhor ao cliente. 

5 Passos para Gamificar sua Empresa

Além disso, ter esse instrumento facilita o processo de onboarding de novos colaboradores, pois ali há muitas informações importantes para que eles desempenhem bem suas funções e possam recorrer a ele sempre que precisarem. 

No fim, tudo isso tem um impacto: aumentar as vendas da empresa. Com vendedores melhor treinados e aptos para lidar com o público, é natural que mais clientes sejam conquistados durante o processo e o faturamento cresça. 

No entanto, é importante ressaltar que o Playbook não é uma ferramenta engessada. Ele deve ser atualizado e revisado com certa constância para incorporar as melhores práticas de vendas, além de novidades nas estratégias adotadas na empresa.

Como desenvolver o Playbook? 

Como desenvolver o Playbook

De forma geral, existem alguns passos que podem ser observados na hora de desenvolver o Playbook de uma empresa:

1- Definir o formato 

Um dos primeiros pontos a ser pensado nesta atividade é definir o formato em que o Playbook será apresentado. 

Mesmo que o guia traga muitas informações, ele deve ser desenvolvido para ser consultado de forma rápida, além de ser de fácil entendimento para apoiar o trabalho dos funcionários e não atrapalhá-los. Não dá para entregar uma enciclopédia impressa nas mãos do vendedor e esperar que ele a carregue para cima e para baixo o expediente inteiro, não é mesmo?

Algumas empresas fazem o conteúdo em apresentações do estilo power point ou em PDF para que os colaboradores possam acessá-lo em seus celulares e outros meios. Os textos devem ser objetivos, claros, sucintos e de fácil compreensão.  

Além disso, é uma ótima ideia usar outros recursos — como gráficos, ilustrações, infográficos, vídeos e outros formatos — para complementar os materiais textuais e melhorar a absorção das informações. 

2- Apresentar a empresa

Todo colaborador deve conhecer a organização em que atua. Isso ajuda a aumentar a identificação e pertencimento com a instituição, além da motivação no trabalho. Apresentar a missão, visão, valores e a história da empresa (e todas as outras informações pertinentes do mercado e concorrência) é algo importante nessa dinâmica, deixando o funcionário a par de onde está e para onde o grupo quer chegar. 

Nesse item também pode-se descrever a estrutura da companhia e o papel do setor de vendas no todo, contextualizando o trabalhador, sua função e importância na organização. 

3- Descrever o departamento de vendas

Este é o item mais importante do Playbook — aqui estão diversas informações que serão essenciais para os vendedores:

  1. perfil do cliente: os dados sobre quem são as pessoas que comprariam da marca, feito por meio de estudos como os de persona;
  2. processo de venda: do primeiro contato ao pós-venda;
  3. jornada de compra: todo percurso que os clientes passam até fechar negócio;  
maratona de conteudos

Esse tópico pode incluir até mesmo as objeções de vendas mais comuns e como os vendedores podem lidar com elas.

4- Indicadores usados

Nesse momento são descritas as métricas adotadas no departamento, que mostram como está o desempenho das vendas. Esse controle permite com que todos identifiquem pontos de melhoria na equipe e oportunidades para aumentar os resultados. 

5- Informações complementares 

Além de todo conteúdo acima, é possível adicionar outros tópicos (como os descritos na lista do “O que é o Playbook”) e materiais de apoio para o trabalho dos vendedores. 

No entanto, por mais bem preparados que estejam os profissionais, todo o esforço pode não atingir os resultados desejados se um passo atrás não for bem feito: o planejamento. 

Monte uma estratégia matadora — descubra como criar uma campanha de vendas melhor que a anterior!

teste por 14 dias grátis

Perguntas Frequentes:

O que é o Playbook?

O Playbook é um documento que traz todas as informações estratégicas da área de vendas e que pode ajudar os profissionais e departamento a aumentar seus resultados.

Como desenvolver o Playbook? 

1- Definir o formato;
2- Apresentar a empresa;
3- Descrever o departamento de vendas;
4- Indicadores usados;
5- Informações complementares.

Gestão

Conteúdo mais baixado:

10 Estratégias Para Transformar Treinamentos em Experiências que Engajam

Tendências de leitura:

amigos em processo de aprendizagem felizes todos sentados em uma mesa, apenas dois de frente um homem de amarelo e loiro e uma melhor feliz de cinza e faixa amarela na cabeça
Educação
As 5 etapas do processo de aprendizagem
Dois homens sorrindo sentados e de azul no trabalho em equipe nas empresas
Comportamento Geral
Trabalho em equipe: qual importância nas empresas e como aperfeiçoar
Geral Negócios
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem?

Outras categorias de conteúdo:

Administrativo

Comportamento

Educação

Educação corporativa

Gamificação e Engajamento

Geral

Gestão

Na Mídia

Negócios

Recrutamento e seleção

Tecnologia

Treinamento e desenvolvimento

Você também pode gostar:

Educação Geral
Plataforma de cursos online: O que é e qual a melhor? Entenda
Comportamento Geral
Trabalho em grupo: 11 estratégias para aplicar na sua equipe
Negócios
Anywhere Office: uma nova tendência para o futuro do trabalho
Negócios
Agregando valor a sua marca utilizando comunicação integrada

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento
Agende uma demonstração
Agende uma demonstração

Nossas conquistas

  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo boostlab
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
SOLUÇÕES
  • Varejo
  • Turismo
  • Telecomunicações
  • Serviços
  • Seguros
  • Saúde e bem-estar
  • Mídia e entretenimento
  • Instituição financeira
  • Indústria
  • Governamental
PRODUTO
  • Inteligência Artificial Gamificada
  • Acessibilidade
  • Ambientação
  • Aprendizagem
  • Recompensa
  • Progressão e performance
  • Gestão e inteligência de dados
  • Comunicação
  • Integração
  • Planos
INSTITUCIONAL
  • Quem Somos
  • Fale com a gente
  • Cases
  • Política de privacidade
  • Termos de uso
RECURSOS
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Web Stories
FIQUE POR DENTRO
Gamificação: o que é e quais os benefícios na aprendizagem? Edtechs: o que são e como estão transformando a educação? LMS ou LXP: Qual tipo de solução escolher e quais as diferenças? Jogos corporativos para engajar e motivar colaboradores
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
Ludos Pro
Av. das Nações Unidas, 12.901
Torre Norte - 25º andar
Brooklin - São Paulo - SP
CEP 04578-910
<<
Personalize sua experiência