Por que investir em treinamentos customizados para empresas?

22 nov 2023

Promover treinamentos customizados é a melhor forma de se investir em educação corporativa, oferecendo conteúdos, materiais e elementos alinhados ao perfil do público-alvo e aos objetivos organizacionais.

Descubra porque é tão vantajoso investir em treinamentos customizados e fortaleça a capacitação dos seus funcionários!

O que são treinamentos customizados? 

Basicamente, são treinamentos desenvolvidos de forma a se adaptar às necessidades da empresa e do público-alvo da ação, levando em conta o perfil, demandas, referências, desejos e expectativas dos participantes.

De forma geral, é possível customizar os conteúdos, níveis de aprendizado, materiais, elementos de design, entre outros itens, além de desenvolver uma estratégia assertiva para os objetivos e necessidades da organização que está implementando essa ação. 

Por isso, quando se adota metodologias como a gamificação, por exemplo, também pode-se dar espaço para que o participante personalize alguns recursos por conta própria, como um avatar para gerar identificação e proximidade com a atividade ou o tamanho e cores das fontes e imagens usadas para se ter maior acessibilidade.

Investir em treinamentos customizados parece ser apenas um detalhe em toda a estratégia de educação corporativa — mas, na verdade, essa opção pode fazer a diferença nos resultados da ação.

Qual a importância de ter um treino personalizado?

Desenvolver as atividades de educação empresarial pensando nas necessidades e objetivos da empresa, além do perfil dos funcionários que irão participar dos treinos, é uma opção que ajuda a aumentar os resultados dessa ação. 

Esse tipo de treinamento foca em questões estratégicas, que irão impactar o trabalho dos profissionais, aumentando assim sua produtividade e qualidade. Enquanto é possível extrair consequências positivas de se implementar uma ação mais geral, ter essa atividade mais assertiva possibilita atingir resultados e ter efeitos mais diversos e profundos. 

Mas, essa é apenas uma visão ampla do que significa adotar os treinamentos customizados em uma empresa. 

Quais as vantagens?

Não é à toa que muitas companhias investem no treinamento customizado em suas ações de educação corporativa — são vários os benefícios de se optar por essa abordagem:

Maior assertividade

Direcionar as estratégias de acordo com as necessidades, objetivos e metas da empresa ajuda a torná-las mais assertivas. Em vez de fazer uma ação generalizada, é possível focar naquilo que realmente trará impactos para o trabalho dos colaboradores e nos resultados do negócio. 

Imagine que foi detectado que os vendedores estão com dificuldade em convencer os clientes a comprar um determinado produto ou serviço, justamente o que tem um grande potencial de retorno para a empresa — é possível fazer um treinamento específico para essa solução, preparando os profissionais para exaltar seus pontos positivos e compreender melhor o perfil dos compradores para abordá-los com maior eficácia. 

Dessa forma, pode-se desenvolver ações que vão gerar resultados concretos, sem desvios ou desperdício de recursos, esforços e tempo. 

Mais engajamento do público-alvo

Justamente por conta dessa assertividade, é mais provável que a ação desperte o interesse dos funcionários e do público-alvo no geral. Em vez de realizar atividades que pouco tem reflexo nas suas tarefas cotidianas, os colaboradores terão acesso a conteúdos, materiais e elementos que têm ligação com suas demandas e necessidades profissionais.

Além disso, pode-se customizar os treinamentos para o perfil dos participantes, levando em conta suas expectativas, desejos, hábitos e referências — tornando assim o treinamento ainda mais engajador.

Melhores resultados

Ao ser assertivo e capaz de atrair e reter o interesse do público-alvo, os treinamentos customizados tem melhores chances de gerar mais resultados para a empresa. Afinal, desenvolveremos eles de acordo com suas necessidades e objetivos organizacionais, concentrando-se precisamente no que terá impactos positivos concretos para o negócio.

Se executados corretamente - com planejamento, investimento, monitoramento e ações de aprimoramento contínuo -, essa estratégia pode trazer resultados impressionantes, elevando a produtividade e qualidade do serviço dos colaboradores.

Como fazer um treinamento customizado para empresas?

Primeiramente, é preciso investir em planejamento: definir quais serão os objetivos da ação; as metas; indicadores; orçamento; metodologias adotadas; cronograma, entre outros detalhes importantes. Ter esse controle ajuda a otimizar a estratégia, os recursos utilizados e os processos aplicados nela. 

Além disso, é preciso entender o perfil do público-alvo: quem são as pessoas que participarão dos treinamentos? Quais são suas necessidades? Expectativas? Desejos? Hábitos? Referências? Preferências? Rotina?

Desenvolver um treinamento customizado, alinhado ao perfil do público e às necessidades da companhia, requer todas essas informações, juntamente com os objetivos organizacionais e da educação corporativa.

Nesse contexto, é importante pensar como cada ângulo do treinamento pode ser customizado: os conteúdos; materiais usados; elementos de design; estrutura das atividades; usabilidade das plataformas; recursos de acessibilidade…

Investir em metodologias de treinamento que tenham um certo grau de flexibilização e personalização é fundamental para promover esse tipo de ação, especialmente ao contar com uma parceira para desenvolver uma solução para as necessidades e realidades da empresa — aproveitando as melhores estratégias, técnicas e tecnologias em favor da organização. 

Como a Ludos pode ajudar no treinamento corporativo?

Desenvolver um treinamento customizado ou mesmo um tradicional é sempre um desafio — é preciso criar um conteúdo e material que realmente capacite os funcionários, mas que seja, ao mesmo tempo, engajador para despertar e manter a motivação dos participantes ao longo de toda ação. 

Porém, nem todas as empresas têm recursos, experiência e mão de obra qualificada para implementar essa atividade com eficiência, acabando por desperdiçar seus esforços, recursos e tempo em algo que não vai gerar os impactos positivos desejados. 

Por isso, contar com uma parceira pode fazer toda a diferença para aproveitar o melhor das estratégias, metodologias e tecnologias da educação corporativa e, desta forma, alavancar os resultados da empresa ao fortalecer as competências dos seus colaboradores. 

A Ludos Pro é uma plataforma gamificada que pode revolucionar o seu treinamento corporativo: a solução pode ser desenvolvida de acordo com as necessidades da empresa e perfil do público-alvo, oferecendo um ambiente personalizado para conquistar os participantes e gerar os resultados desejados. 

Por meio de recursos como avatares, storytelling, pontuações e recompensas, é possível motivar os colaboradores nas atividades educativas, atraindo e retendo sua atenção ao longo de toda estratégia para fortalecer sua aprendizagem. Assim, a organização contará com profissionais mais produtivos, qualificados e engajados. 
Descubra o que a Ludos Pro pode fazer por sua empresa e dê um UP na sua gestão de pessoas!

Engaje. Incentive. Inspire.

  • Engajar times
  • Aumentar performances
  • Agilizar a aprendizagem
Mulher em ambiente gamificado se transformando em sereia

Nossas conquistas

  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo watchlist company
  • Selo boostlab
  • Selo cubo Itaú
  • Selo GESAwards
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo watchlist company
  • Selo boostlab
  • Selo cubo Itaú
  • Selo GESAwards
Pular para o conteúdo