O alinhamento de metas é uma tarefa necessária para garantir que a equipe entenda corretamente o que é preciso fazer para alcançar os objetivos estratégicos do departamento e da empresa. Porém, alguns profissionais, RHs e organizações acabam ignorando esse detalhe no meio de tantas obrigações e correrias.

Não prejudique o desempenho da sua empresa à toa! Descubra nesse artigo a importância do alinhamento de metas e como superar as dificuldades para realizar essa tarefa.

A Importância do Alinhamento de Metas

Definir os objetivos centrais é uma ação essencial a qualquer empresa: essas metas darão um norte a todos os trabalhos, decisões e estratégias para melhorar o desempenho do negócio e garantir seu espaço no mercado.

Agora imagine se os colaboradores não entendem corretamente quais são esses objetivos, nem o que fazer para alcançar as metas — até mesmo as individuais. As tarefas não iriam corresponder às expectativas, os resultados não bateriam com as estratégias da organização, o relacionamento entre colegas, com a liderança e empresa seria prejudicado com tantas divergências… Enfim, essa situação não daria muito certo para todos os envolvidos.

Alinhar as metas da empresa com os colaboradores significa direcionar todos os seus esforços para alcançar os objetivos da organização. Significa que todos entendem verdadeiramente como suas atividades contribuem para atingir os resultados do negócio. 

Assim, é possível alcançar as metas importantes para a empresa, garantindo um bom desempenho e seu futuro no mercado.

Fazer o alinhamento das metas com os colaboradores é uma forma de evitar desentendimentos que prejudicarão os esforços para atingi-las, como equívocos e a perda de tempo e trabalho em ações que não terão os retornos desejados. Desta forma, o serviço de todos será otimizado, mais produtivo e com melhores resultados. 

Podemos também incluir nessa questão o alinhamento das metas pessoais dos colaboradores com as da empresa: o RH e líderes podem buscar esse caminho para aumentar a motivação e engajamento dos funcionários, melhorando assim sua conexão com o trabalho e o seu desempenho.

Neste caso, deve-se construir um relacionamento de confiança com cada profissional para descobrir seus objetivos de carreira, competências e anseios pessoais, avaliando como alinhar todos esses elementos aos objetivos estratégicos do negócio.

Desafios do Alinhamento de Metas

Porém, por mais benéfico que seja, muitas empresas, RHs e líderes têm dificuldades em alinhar as metas com as equipes e colaboradores. E isso acontece por diversos fatores.

Em alguns casos, a definição dos objetivos é feita pelo diretor e suas considerações são passadas como cascata para os comandos seguintes e depois chegam ao papel dos colaboradores. 

O problema dessa situação é que quando alguma meta necessita ser mudada, é preciso alterar todas as outras, o que leva tempo e uma série de complicações. Além disso, nem sempre esses objetivos podem refletir as reais necessidades e alvos da organização. 

Outra situação problemática é quando os objetivos dos funcionários estão muito ligados ao seu setor ou líder: os colaboradores podem acabar tendo dificuldade de enxergar como suas atividades contribuem para a empresa como um todo, o que prejudica sua motivação no trabalho.

Os líderes e RH podem também ter dificuldades de alinhar os objetivos pessoais dos colaboradores com a empresa, algo que pode contribuir para diminuir a motivação e engajamento com a organização. Novamente, de uma forma ou outra, prejudicando o serviço dos funcionários.

Uma competência profissional que é fundamental nesse contexto todo é a comunicação. Quando o RH e liderança não sabem transmitir para os funcionários o que se espera deles, seja do ponto de vista produtivo ou comportamental, uma série de problemas irão ocorrer — inclusive a falta de alinhamento correto das metas. 

Por isso é importante desenvolver essa habilidade nos colaboradores, gestores e profissionais de recursos humanos para que usem a boa comunicação a fortalecer os relacionamentos internos e beneficiar a empresa. 

Como Alinhar as Metas da Organização?

Existe um pequeno e prático passo a passo de como se organizar para fazer o alinhamento das metas com a equipe. Claro, na realidade do dia a dia na empresa, algumas situações variam. Mas, em geral, uma boa maneira de fazer esse trabalho é:

1- Definir as metas

A primeira etapa no processo é estabelecer quais serão as metas dos colaboradores e equipe em geral. Essa definição deve se basear nos objetivos estratégicos da empresa, justamente para traçar o caminho para alcançá-los — e, desta forma, beneficiar o negócio.

É possível usar ferramentas como as Metas Smart para ter uma fórmula de como estabelecer objetivos que sejam verdadeiramente atingíveis e que contribuirão para melhorar os resultados da organização. 

Nesse processo todo também é importante conversar sobre as metas com os líderes e os próprios funcionários, conhecendo mais profundamente a realidade de suas funções para não acabar definindo objetivos irrealistas. 

Todo esse conjunto de informações deve se materializar nas metas de cada colaborador, da equipe e da empresa como todo.

2- Conversar com gestores e colaboradores

Após definir as metas é a hora de informar os profissionais interessados nelas. Essa conversa individual ou reunião geral deverá ser conduzida por quem tenha competência em boa comunicação, para garantir que cada participante entenderá realmente os objetivos das ações, a importância de cada tarefa para a equipe e organização como todo e sanar qualquer eventual dúvida. 

É preciso escutar os colaboradores e gestores nessa conversa, além de deixar a porta aberta para manter o contato caso outra dúvida surja depois do alinhamento. 

3- Avaliar e aprimorar

Fazer essa conversa de alinhamento de metas com os colaboradores é apenas uma parte do trabalho. É importante acompanhar como está os resultados individuais e coletivos para saber se os objetivos estão sendo alcançados e quais são as dificuldades no processo.

Essa avaliação vai ajudar a aprimorar o serviço dos colaboradores e até a própria definição de metas em si, ajudando a estabelecer objetivos mais realistas e que irão ajudar a melhorar o desempenho da empresa (e não desmotivar os funcionários). 

Conclusão

O trabalho de alinhamento de metas com os colaboradores é fundamental para garantir que os objetivos estratégicos da empresa serão alcançados. No entanto, esse trabalho precisa ser contínuo, definindo novos alvos e mantendo o contato com os funcionários para tornar esse processo mais eficiente e amigável.
Deseja melhorar ainda mais o desempenho dos colaboradores? Descubra O que é gestão de resultados e por que implantá-la neste artigo!