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Plataforma de aprendizagem corporativa

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Social Learning pode ser compreendido como uma experiência de aprendizado que utiliza diversos meios on-line para transmitir um conhecimento, uma competência ou uma habilidade. Ou seja, o Social Learning interliga o ato de aprender com materiais on-line compartilhados e que permitem ao sujeito colocá-los em prática. 

Nos primórdios da humanidade, a educação e a aprendizagem eram um processo natural totalmente relacionado à sobrevivência de cada indivíduo. Aprender significava dispor de experiência, conhecimento e habilidades para lidar com situações adversas daquele tempo. Charles Darwin – estudioso na área da evolução biológica – compartilhou em seu livro “A origem das Espécies” que, somente as espécies que se adaptaram e colaboraram sobreviviam.

O que você vai ver neste artigo:

É possível observar como essa necessidade faz total sentido no contexto atual também, visto que a cada dia o ser humano precisa aprender algo a mais para “sobreviver” nos diferentes aspectos: vida pessoal, âmbito profissional, relacionamentos, entre outros.

Assim como nesses tempos o aprender era uma tarefa social, passada de geração para geração, atualmente essa forma de aprendizado tem voltado a ser tendência, com o advento da internet e de plataformas e redes sociais. Com esses recursos é possível adquirir um conhecimento ou mesmo sanar uma dúvida em qualquer momento e o Social Learning está relacionado diretamente a tudo isso, aprender com outras pessoas, através de interações sociais.

Afinal, o que é exatamente Social Learning?

O Social Learning evidencia a aprendizagem por meio do compartilhamento de experiências e conhecimento entre uma rede de contatos. Dentre as diversas teorias que ajudam a entender como as pessoas aprendem, o Social Learning é resultado da teoria da aprendizagem social, que defende o aprendizado como um processo ligado aos comportamentos sociais de uma pessoa.

Essa perspectiva de aprendizagem pode ser aderida na educação de diferentes contextos, principalmente corporativos, nos treinamentos e desenvolvimentos de equipe que podem ser feitos através da interação dos colaboradores.

Mas não, o Social Learning não trabalha somente a habilidade de se expressar de determinado grupo, ele também não engloba apenas as tecnologias das redes sociais, embora as utilize. 

O Social Learning combina as ferramentas das mídias sociais com a cultura organizacional da empresa que deve evidenciar a importância da aprendizagem contínua e como cada colaborador e demais ferramentas podem ser pontes para a construção desses entendimentos. Portanto, troca e colaboração são pilares no Social Learning.

Vantagens do Social Learning

Implementar o Social Learning na empresa possibilita uma série de vantagens, confira algumas!

Interação e autonomia

O Social Learning promove aprendizagem de maneira mais natural, como um processo. O colaborador é incentivado a aprender através de discussões e interações e demais experiências que requerem que ele interaja e seja ativo no processo de aprendizado.

Tomada de decisão

Nessa proposta de aprendizado, os colaboradores absorvem os comportamentos de seus colegas. No processo de tomada de decisão, eles levam em consideração o que viu anteriormente como base para suas práticas.

Visão da equipe

O líder consegue entender e visualizar melhor os colaboradores, aqueles que mais se destacam como protagonista e que mais compartilham suas perspectivas. Ele pode fazer uso desse conhecimento quando considerar uma possível promoção, quando surgir oportunidade em outro cargo, por exemplo.

Mapeamento das competências

O Social Learning também possibilita que o gestor mapeie melhor as competências de cada colaborador. Ao saber disso, ele poderá entender quais competências e habilidades ainda são necessárias trabalhar para desenvolver uma equipe de alta performance que tenha melhor desempenho e produtividade no âmbito do trabalho.

De que forma aplicar o Social Learning no âmbito corporativo?

Há algumas características que você deve observar a fim de trabalhar o Social Learning no seu trabalho. Mas não se preocupe, nós destacamos todas elas para que consiga desenvolver estratégia de implementação do Social Learning hoje mesmo.

  1. Cultura de aprendizagem contínua e colaborativa

Todos os profissionais da empresa precisam estar alinhados na mesma visão. Eles devem ver a aprendizagem contínua e colaborativa como algo essencial. Para isso, como empresa, você precisa promover oportunidades de aperfeiçoamento profissional, criar comunidades nas mídias, grupos de interesse, ou seja, incentivar o método.

  1. Entrega do conteúdo

Social Learning deve preferencialmente ser trabalhado em métodos de aprendizagem inovadores, não os tradicionais. Isso porque o Social Learning incentiva aos profissionais a buscarem os conteúdos, ou seja, a serem autônomos no processo de ensino e aprendizagem para que consigam compartilhar e troca experiências com os demais colaboradores.

Utilizar esse método para encontrar conteúdos é justamente o propósito da aprendizagem social que foca na dinâmica e na rede de conhecimento gerada entre as pessoas.

  1. Troca de informações entre os profissionais

Com o Social Learning é possível trabalhar tanto conteúdos específicos (técnicos) como implementar aspectos da cultura organizacional, por exemplo. Só precisa ter em mente que diferentes mídias e perspectivas devem fazer parte da sua estratégia de ensino.

  1. Gamificação

Você precisa buscar uma metodologia que permita a troca de informações entre os profissionais e o acesso a diversas mídias e formatos de aprendizagem. A gamificação é uma alternativa que te oferece essa possibilidade. Ela utiliza a mecânica de jogos para motivar comportamentos, engajar e ensinar os colaboradores sobre circunstâncias reais do âmbito profissional.

Elementos como pontuação, premiação, ranking e fases são implementados nessa modalidade de ensino gerando maior envolvimento dos profissionais. Essas ações fomentam as habilidades e aprendizagens para que o profissional esteja em constante crescimento e consiga implementar no ambiente de trabalho o que aprendeu.

5. Ferramentas para gestão da aprendizagem

Plataformas de LMS oferecem suporte no processo de ensino e aprendizado, melhorando o desempenho dos profissionais. Elas ajudam na aplicação dos conteúdos e na avaliação da performance de cada profissional de sua empresa.

A ferramenta de Social Learning pode ser um potencializador de equipes se implementada da forma correta, mas para isso, reformulando, sua empresa precisará investir em aprendizagem contínua, promovida através de diversas mídias, além disso, ela deverá permitir a troca de perspectiva entre os colaboradores.

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