A tecnologia levou a humanidade a caminhos impressionantes, abrindo um universo de possibilidades e grandes feitos. Muitos imaginam quais serão os próximos passos nessa jornada e, entre tantas ideias, está a da sociedade 5.0.

Profissionais, empresas e cidadãos precisam estar atentos às mudanças para se preparar para o futuro. Descubra o que é e as mudanças que serão geradas com a sociedade 5.0!

Os Avanços da Tecnologia e da Sociedade

A humanidade deu diversos saltos evolutivos ao longo de sua história: do domínio do fogo e da agricultura; o surgimento de máquinas a vapor; o avanço da genética; ao desenvolvimento dos computadores e popularização da internet. 

Tantas soluções que parecem ter saído das obras de ficção científica começaram a fazer parte do nosso dia a dia: quem, há décadas, imaginava obter informações rápidas por meio de controle de voz de aparelhos conectados a uma grande rede mundial? Que seria possível criar interfaces digitais para enriquecer a experiência do mundo real? Que as fronteiras entre o on e offline seriam diluídas a ponto de não retorno? Que empresas poderiam usar a tecnologia de forma estratégica e completa como na transformação digital?

Atualmente estamos no período, de acordo com muitos estudiosos, da quarta revolução industrial: a automatização. Para o fundador e presidente-executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, esse fenômeno decorre da junção entre as novas tecnologias e o mundo como o conhecemos. E isso vem impactando em várias áreas de nossas vidas, desde a colaboração entre pessoas, formas de liderança ao relacionamento com o trabalho. 

No entanto, muitos já imaginam como será o futuro, pensando em maneiras de se preparar para as próximas mudanças ou começando a arregaçar as mangas para construir esse novo amanhã.

E uma das expectativas para esse futuro é a era da sociedade 5.0.

O que é Sociedade 5.0?

Não é difícil imaginar que no futuro os avanços tecnológicos vão fazer cada vez mais parte do nosso dia a dia. Porém, a relação será ainda mais benéfica: a sociedade 5.0 propõe um modelo de organização social no qual as inovações são usadas para promover o bem-estar das pessoas, resolver problemas sociais e aumentar a qualidade de vida. 

Ao contrário do modelo 4.0, onde a tecnologia é mais empregada como ferramenta ou para se alcançar eficiência ou lucro, esse novo passo foca no bem-estar das pessoas, para qualquer indivíduo e a qualquer momento e lugar. 

O conceito de sociedade 5.0 foi criado em 2016 no Japão, pensando no modelo que a nação deveria seguir para o futuro: um modo de vida mais inteligente, inclusivo e sustentável. Nesse sentido, formaram-se três pilares do conceito:

  • Sustentabilidade: reduzir desperdícios, melhorar índices e desenvolver tecnologias que ajudem na relação e preservação do meio ambiente;
  • Qualidade de vida: oferecer bem-estar a população, substituindo a mão de obra humana em atividades mais árduas pelas soluções tecnológicas;
  • Inclusão: os benefícios das inovações devem alcançar a todos, independentemente da localidade, situação econômica e outros aspectos.

Desta forma, os avanços podem transformar a vida de milhões de pessoas, facilitando suas rotinas e permitindo que tenham mais saúde, segurança e tranquilidade. 

A sociedade 5.0 também prevê a resolução ou redução de alguns problemas que assolam algumas localidades no mundo, como a diminuição da natalidade, falta de mão de obra, desastres naturais, desigualdades sociais e desafios de demanda — seja de alimentos, energia e outros itens fundamentais. 

Também chamado de sociedade superinteligente, esse fenômeno também está ligado ao conceito de uma cidade altamente conectada — em que o online se integra completamente ao mundo offline —, sustentável e que promova o bem-estar. 

Diversos especialistas e prefeitos vem lutando pela construção dessas Smart Cities, onde a tecnologia se torna uma grande aliada da população. Da mobilidade à governança, essas localidades adotam estratégias para impulsionar o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida de suas regiões. 

Assim, a tecnologia pode ajudar diversas áreas a terem resultados incríveis, desde que usadas de forma integrada e com o objetivo de melhorar a vida da comunidade.

Tecnologias da Sociedade 5.0

Algumas soluções já existentes estão previstas para se tornarem ainda mais sofisticadas e acessíveis no futuro. Drones, smartphones, veículos autônomos, armazenamento na nuvem, entre outras inovações são comuns nas listas, mas outras terão um papel fundamental em transformar essas previsões em realidade. 

Internet das Coisas (IOT)

Esse conceito permite com que as pessoas tenham uma experiência digital em suas atividades cotidianas, como ir ao mercado e dirigir. Até mesmo em aparelhos eletrônicos, casa e tênis será possível acessar a internet e fazer tarefas que não eram imaginadas anos atrás. 

Um exemplo é uma solução que identifica o motorista por reconhecimento facial, diminuindo o risco de roubo de automóveis.

Big Data

Atualmente essa estratégia já é adotada em diversas áreas, da saúde ao marketing digital. No entanto, a coleta de dados dos usuários e seu uso de forma estratégica será cada vez mais sofisticado e com resultados positivos para todos os envolvidos.

Imagine um big data que ajude a diagnosticar pacientes e evitar o agravamento de doenças? Que facilite a vida ao analisar os dados de seu comportamento e preferências? As soluções dessa tecnologia poderão coletar e processar um número maior de informações, o que também contribuirá para a tomada de decisões mais assertivas para diversos setores.

Inteligência Artificial e Adoção de Robôs

Na sociedade 5.0 a inteligência artificial, que já faz a diferença no nosso dia a dia, trará ainda mais resultados surpreendentes. A ferramenta poderá analisar as informações do big data para oferecer experiências mais eficientes e engajadoras a diversos públicos. 

Além disso, os seres humanos poderão poupar sua saúde e evitar lidar com tarefas desgastantes, substituindo sua força por robôs. Eles serão aliados das pessoas, facilitando suas vidas e otimizando o seu tempo. 

Imagine o impacto de uma solução como esta em setores como construção civil, limpeza em geral e até mesmo em áreas como medicina?  As tarefas mais mecânicas serão realizadas por robôs, enquanto os humanos desempenham papéis mais estratégicos. 

Com tantas mudanças nas configurações trabalhistas, será importante que empresas e colaboradores estejam preparados para as inovações e oportunidades. Descubra as habilidades dos profissionais do futuro e não deixe seu negócio e carreira ficarem para trás!