Uma empresa é feita de pessoas. Mais do que isso, de pessoas unidas para alcançar o mesmo objetivo. Porém, sem cooperação e entrosamento, que podem ser despertados por estratégias como o team building, dificilmente os resultados serão atingidos.

Sua empresa está com problemas de relacionamento entre os colaboradores? Falta união e diálogo nas equipes? Engajamento com a organização? Resolva estes problemas com o team building!

Team Building: o que é e qual sua importância em um negócio?

Mesmo que um time de futebol tenha um excelente camisa 10, não adianta ele marcar 6 gols em uma partida, se o adversário tiver facilidade em se movimentar pelo meio, furar a defesa e marcar 7, não? E se, por conta dos resultados, esse craque acabar se desmotivando, vendo seu esforço não compensar no fim da partida: não será mais fácil dele trocar de clube?

Um bom time de futebol tem entrosamento, um jogador sabe que se tocar para o atacante ele irá finalizar, enquanto, se a bola sobrar para a defesa, ela será uma muralha. Assim também é com uma empresa: todos os colaboradores devem atuar em sinergia para que cada talento, individualmente, possa brilhar. Ninguém consegue, sozinho, ganhar a partida ou manter a organização de pé. 

Fazer uma boa gestão de equipes é fundamental para qualquer negócio, independentemente do seu porte ou segmento de mercado. Um empreendedor, líder ou funcionário não consegue carregar uma empresa nas costas — é preciso a força do time para implementar as estratégias e trazer os resultados desejados.

Mas, apenas contratar os profissionais e colocá-los em um departamento, formando um grupo não é o suficiente para montar uma verdadeira equipe. É preciso que os colaboradores aprendam a confiar uns nos outros, sentam-se confortáveis para trazer novas ideias e formas de aprimoramento dos trabalhos, comuniquem-se para resolver eventuais conflitos e, juntos, atuem para alcançar os objetivos do setor. 

E é nesse momento que o team building aparece: esse conceito significa investir em ações como treinamentos corporativos e atividades especiais para fortalecer o relacionamento dos integrantes de uma equipe, tornando-os mais unidos e despertando o melhor de cada um.

O team building pode tanto ajudar novos funcionários, que ainda não conhecem e confiam nos colegas, como antigos profissionais, colaborando para resolver alguns problemas de relacionamento ou aproximar pessoas que não tinham tanto contato devido a correria e pressões do dia a dia.

Cada vez mais o mundo corporativo vem adotando estratégias de RH e estilos de gestão mais humanizadas, aproximando-se do funcionário em sua subjetividade e diversidade. Condutas assim podem valorizar o individual e o coletivo, motivando os colaboradores.

O team building pode contribuir de diversas formas para a gestão de pessoas:

  • Aumento da motivação: ao fortalecer os relacionamentos internos, os colaboradores se sentirão mais animados em realizar suas atividades do dia a dia, enquanto relações tóxicas e distantes entre colegas tem o poder de desmotivar qualquer profissional;
  • Melhora do clima organizacional: esse espírito positivo não somente ocorrerá individualmente, como se espalhará pela equipe, tornando a dinâmica interna mais saudável e reduzindo problemas como atritos desnecessários, estresse e excesso de competitividade;
  • Fortalecimento da comunicação: um clima saudável e as ações de integração da equipe irão ajudar os profissionais a terem maior abertura para se comunicar uns com os outros e com seu líder, reduzindo ruídos e melhorando o fluxo de informações e de troca de conhecimentos;
  • Incentivo à criatividade: por se sentirem mais confortáveis uns com os outros, os funcionários não hesitarão em trazer novas ideias de melhorias para sua equipe, aumentando a capacidade de inovação do setor;
  • Aumento do engajamento: todos os benefícios acima, mais a melhora no entrosamento dos colaboradores, irão contribuir para fortalecer os laços também com a organização em si, motivando os profissionais a vestir a camisa da empresa e a reduzir índices negativos como a rotatividade de pessoal.

Todas essas vantagens fazem a diferença no dia a dia de um negócio, reduzindo problemas e melhorando o diálogo e até mesmo a produtividade dos colaboradores. 

Como Implementar o Team Building

No fim das contas, esse conceito reúne um conjunto de técnicas, ações e estratégias para melhorar o relacionamento entre os integrantes de uma equipe: e isso pode ser realizado de diversas formas.

Dinâmicas especiais

Existem algumas atividades mais lúdicas que podem ajudar a quebrar o gelo entre os colegas e aproximá-los uns dos outros. Algumas são bastante simples de serem adotadas, como a troca de segredos ou o campo minado, por exemplo, que são dinâmicas para integrar e motivar os colaboradores.

Essas pequenas experiências podem fazer a diferença para aproximar os funcionários e incentivar esse espírito de união.

Experiências inovadoras

Algumas empresas gostam de investir em ações diferenciadas, ainda mais em datas especiais, para fortalecer os relacionamentos entre os funcionários e com a própria organização. 

Atividades assim geralmente envolvem ambientes fora do espaço físico das empresas, como ações ao ar livre e na natureza (como caça ao tesouro) aulas envolvendo temas inesperados (como de culinária, por exemplo), entre outras dinâmicas divertidas.

Atividades gamificadas

Outra experiência diferenciada e que pode gerar vários resultados é a gamificação. Ela usa elementos comuns aos jogos para alcançar objetivos que não se resumem ao entretenimento. De tantos usos — inclusive no treinamento corporativo, integração de novos funcionários e recrutamento e seleção — também é possível usar essa metodologia para fortalecer os laços dos colaboradores.

Imagine um jogo em que os funcionários são incentivados a conhecer melhor uns aos outros, resolverem charadas e outras missões em duplas ou grupos, entre tantas outras ideias divertidas: essa simples atividade lúdica pode contribuir bastante para motivar e unir colegas. 

São várias as possibilidades de ações de team building possíveis de serem adotadas por uma empresa, algumas mais simples, outras sofisticadas. No entanto, em todos os casos é preciso levar em consideração o perfil do público-alvo da estratégia para que ela seja verdadeiramente eficaz.

Também é importante pensar em atividades de team building mesmo que a empresa esteja adotando o trabalho remoto. Ainda mais por conta da distância física, é importante investir no fortalecimento das relações entre os profissionais e com a própria empresa. Isso ajudará a motivar e reter os talentos, onde quer que eles estejam.

Aliás, esse modelo é uma tendência para negócios de todos os tipos — assim como o fortalecimento das relações nas empresas. Não fique para trás e saiba como deve ser a gestão da força de trabalho do futuro!