Transformação digital nas empresas é a ação de reestruturar processos de uma corporação contemplando tecnologias digitais que tragam alternativas para questões como falta de produtividade, agilidade, eficácia e desempenho.

Nesta época de crise financeira e pandemia, esse tema se faz ainda mais importante porque fala sobre se reinventar e utilizar as oportunidades do ambiente digital para otimizar e aperfeiçoar processos no ambiente corporativo.

A temática vem sendo discutida e ganhado atenção de empresas de todos nichos ao redor do mundo, porém seu conceito contém muitos mitos, como ser um assunto limitado às instituições de tecnologia, que o setor responsável pela transformação é o de TI ou que pequenas iniciativas digitais são suficientes para caracterizar como uma transformação digital.

Por isso, nós decidimos desenvolver este artigo para compartilhar tudo o que você precisa saber sobre a transformação digital – o que é transformação digital, porque investir nela e passos que você deve seguir para implementá-la em sua empresa.

Explicando a transformação digital

Muitas empresas surgiram antes do aparecimento da internet, e estas especificamente enfrentam um grande desafio, mudar as regras que mediaram o progresso da corporação antes da era digital e que hoje que não podem ser aplicadas. 

A transformação digital é o meio que as empresas utilizam para atualizar e melhorar o desempenho e garantir maiores resultados, sendo um processo que faz uma transição estrutural em uma empresa, enfatizando-se na tecnologia para isso.

Não se trata sobre pequenas intervenções, como desenvolver um site ou estar ativo nas redes sociais, a transformação digital é sobre mudar radicalmente a estrutura da organização, através do uso da tecnologia. 

E essa ação demanda tempo e consome recursos, mas não se limita a grandes empresas, isso porque implementar essa transformação não se resume a capacidade monetária, sendo acessível para pequenas e médias instituições também.

Porque investir na transformação digital

A transformação digital aumentou a oferta de serviços e produtos e permitiu que lojas físicas virassem e-commerces, ainda gerou empresas revolucionárias, que mudaram seus mercados, como Uber, Spotify, Netflix e AirBnB. Outra mudança considerável que só foi possível por conta da transformação digital é a gestão inteligente do volume de dados criados atualmente – Big Data.

Toda essa novidade ocasionou mudanças nas empresas, de forma que investir na transformação digital não seja mais um luxo e sim uma necessidade para sobreviver. Sendo ela fundamental para aperfeiçoar a experiência do cliente e tornar os processos operacionais mais eficientes. Veja sobre nos próximos tópicos.

Tornar melhor a experiência do cliente

A transformação digital nas empresas permite segmentar mais precisamente o público, facilitando que ofertas direcionadas e abordagens personalizadas sejam utilizadas para abordar o cliente em potencial, gerando satisfação e fidelização. 

Através desse recurso também é possível identificar melhor o que as pessoas estão comentando sobre sua empresa, por meio do monitoramento nas redes online. Essa vantagem é útil para identificar feedbacks e, assim, implementar melhorias.

Todos esses meios que a transformação digital viabiliza auxiliam no desafio de focar na experiência do cliente, uma necessidade que tem se visto no mercado atual e que irá permanecer em alta nos próximos anos.

Processos operacionais mais eficientes

A transformação digital aperfeiçoa os processos internos, mudando-os de offline para digitais, assim, tornando-os mais eficientes e simples. Com isso, os trâmites são otimizados e a equipe deixa de desempenhar atividades burocráticas e repetitivas, alterações que melhoram o fluxo de trabalho, tornando os colaboradores mais produtivos. 

Um exemplo bem simples, mas que permite reduzir recursos, é capacitar os colaboradores a utilizarem ferramentas de gestão de processos que facilitam a comunicação e evita que reuniões desnecessárias sejam feitas.

Transformação digital na prática

Como você conferiu até aqui, a transformação digital envolve reestruturação de processos, otimizando etapas off-line e levando-as para o meio digital. Para que haja efetivação na implementação desse recurso, é fundamental ter claro os objetivos da organização, os entraves burocráticos que dificultam o crescimento e até onde sua empresa está disposta a investir em mudanças. 

Depois de feita essa análise, há alguns outros pontos que você precisa se atentar e desenvolver a fim de que a transformação passe a ser realidade na sua empresa.

Seja estratégico

Antes de tudo é necessário que você entenda quais as possibilidades que a transformação digital pode proporcionar para sua empresa, ou seja as oportunidades que estarão disponíveis quando implementar o ambiente digital.

Não é porque a transformação digital envolve otimizar processos que você deixará de realizar um plano de ação com as etapas que deseja realizar e quais os objetivos pretende alcançar.

Estabeleça uma meta específica para esta mudança: melhorar a produtividade, tornar a experiência do cliente melhor, fazer integrações; que não seja apenas por se atualizar. 

Transformação digital requer infraestrutura

Para implementar a transformação digital na empresa é preciso investir em armazenamento em nuvem, equipamentos, softwares e outros. Quais ferramentas serão dependerá da finalidade da empresa, o que comentamos no tópico acima.

É possível buscar por consultoria especializada que ajuda a realizar uma análise das necessidades que sua empresa tem hoje e apontar as quais ferramentas que a transformação digital dispõe para melhorar esses processos.

Ter em mente que a transformação digital deve ser contínua

Todos os dias surgem novas alternativas para otimizar processos. A demanda de adaptar sua empresa às transformações digitais sempre vai surgir, então você precisa ter claro que essa jornada é contínua. 

Pensar em transformação digital é algo complexo porque exige que ações decididas no topo sejam compartilhadas e abraçadas por todos da empresa, sendo fundamental ser levadas em consideração em todas as decisões estratégicas e processos. Mas os benefícios são vários, afinal, uma vez que você optar em fazer essas mudanças, sua corporação se torna outra.

No artigo “Transformação Digital: o que podemos esperar para 2020?” você pode conferir quais as principais inovações tendência da transformação digital nas empresas para este ano e que irão perpetuar aos demais.