Engajamento é uma palavra-chave quando pensamos no relacionamento das empresas com seus públicos: e isso também vale para os colaboradores! As ações de endomarketing podem ajudar a melhorar a gestão de pessoas ao aumentar a satisfação e confiança que os funcionários têm com a organização, impactando assim em seus resultados.

Confira 5 ideias eficazes de ações de endomarketing para encantar seu público interno e melhorar o desempenho dos seus colaboradores e empresa!

A Importância do Engajamento e Endomarketing

Diversas empresas despertaram para a necessidade de não apenas convencer os clientes a adquirir seu produto ou serviço, mas também formar um relacionamento forte com o público, garantindo sua fidelidade para continuar fechando vendas e não perder espaço para a concorrência. 

Porém, muitas ainda precisam entender que a mesma lógica pode ser aplicada com seu público interno: colaboradores que não tem um laço de confiança e satisfação bem desenvolvido com a organização tem grandes chances de sair de seus empregos, levando seus talentos e expertise até mesmo para os concorrentes. 

Mesmo que não se desliguem da empresa, esses funcionários acabam desmotivando-se, não atuando com a dedicação e produtividade de antes. Ainda mais em grande escala, essa postura consequentemente impacta nos resultados do negócio.

O engajamento dos colaboradores é fundamental para uma organização no cenário atual do mercado. É preciso que os funcionários tenham um sentimento de pertença e “vistam a camisa”, atuando com dedicação para oferecer o melhor aos clientes. 

Por isso muitas organizações estão investindo em estratégias para melhorar o engajamento e a motivação de suas equipes, como as ações de endomarketing. Esse conceito busca inspirar e aumentar a satisfação dos colaboradores, ajudando a fortalecer o seu relacionamento com a empresa.

Assim como o nome indica, essa estratégia é próxima ao marketing, só que aplicada ao público interno: em vez de conquistar clientes, encanta-se os funcionários. Adotar esse conceito pode beneficiar a empresa em diversos sentidos:

  • Aumentar a motivação ao engajar os colaboradores;
  • Fortalecer os relacionamentos, aproximando colegas, funcionários e líderes; 
  • Melhorar o clima interno, tornando-o mais saudável;
  • Alinhar os objetivos da equipe/empresa com os colaboradores;
  • Reduzir a rotatividade, evitando desperdícios financeiros, produtivos e intelectuais.

Todas esses benefícios influenciam na qualidade e produtividade do trabalho dos colaboradores, melhorando consequentemente os resultados da empresa. 

Deixar de investir em ações como estas, que motivem os funcionários e tornem o clima interno mais saudável, pode contribuir para a organização aumentar custos, perder talentos e, assim, sua competitividade no mercado.

No entanto, nem todas as empresas sabem como adotar estratégias como o endomarketing em seu cotidiano, não aproveitando suas possibilidades e benefícios. 

5 Ideias de Ações de Endomarketing

Existem diversas maneiras de uma empresa adotar estratégias de endomarketing. Mas, em qualquer uma delas, é importante seguir estes passos: definir os objetivos da ação; entender o perfil do público-alvo; estabelecer um orçamento e monitorar os resultados. 

Além disso, existe outra questão fundamental — é preciso saber o que verdadeiramente motiva e engaja os colaboradores antes de adotar qualquer estratégia. Somente assim é possível aplicar ações eficientes, que melhorem os relacionamentos internos e fortaleçam o relacionamento dos colaboradores com a empresa. 

E, para te ajudar, confira estas 5 ideias de ações de endomarketing 

1- Comunicados internos

Fortalecer a comunicação interna é uma forma de melhorar os relacionamentos ao garantir que todos estejam cientes dos acontecimentos importantes na empresa, além de impulsionar a participação dos funcionários em atividades especiais. 

Essa ação pode ser feita em diversas formas, simples ou sofisticadas: pregar informativos em murais de aviso; usar cartazes; enviar e-mails internos em determinada frequência; fazer pequenas e rápidas reuniões de alinhamento; entre tantas outras ideias. 

É importante que a linguagem usada nessas ações seja pensada de acordo com o público-alvo e objetivo. É possível usar palavras e tom de voz mais descontraídos e próximos, caso seja o estilo dos colaboradores que serão impactados ou até para se diferenciar de comunicações mais formais usadas no dia a dia da equipe. 

2- Plano de carreira 

Algumas empresas pensam em aumentar o engajamento dos colaboradores ao oferecer benefícios e até mesmo desenvolver um plano de carreira. Isso ajuda os funcionários a visualizarem um futuro dentro da organização, sabendo exatamente o que é preciso fazer para chegar onde desejam. 

Outros benefícios, como vale cultura, auxílio terapia ou desconto em academias e outros estabelecimentos também podem contribuir para fortalecer o engajamento dos colaboradores. 

3- Treinamento e ações inovadoras

Uma boa ideia para trabalhar os relacionamentos internos e com a própria organização é montar ações especiais focadas neste objetivo. Imagine oferecer treinamentos — ainda mais usando ferramentas inovadoras como o storytelling — que eduquem os colaboradores a respeito da empresa onde atuam, criando conexões com sua história e propósito para fortalecer esse laço.

Ou então criar atividades, até com fins de diversão e socialização, entre todos os envolvidos com a equipe e organização, para que se conheçam melhor e passem um tempo agradável juntos, incentivando uma proximidade e relacionamento saudável no grupo. 

Algumas empresas investem até em ações sociais, como doação de roupas, alimentos e sangue, para despertar em seus funcionários o sentimento de propósito, associando a imagem da organização com algo positivo. 

4- Programa de integração

O trabalho de endomarketing pode ser feito desde o primeiro contato com o colaborador. Todo recém-contratado se sente um pouco nervoso e até tímido ao começar em uma nova empresa e cargo: por isso é importante investir em ações como o onboarding para fazer um bom acolhimento e educá-lo em sua função

Assim, esse novato pode tirar dúvidas, conhecer melhor sua nova empresa e sentir-se mais confiante ao assumir o cargo. Além disso, é possível fazer eventos e ações para aproximá-lo de seus colegas e líder, quebrando o gelo e estabelecendo um relacionamento saudável. 

5- Gamificação

Uma estratégia inovadora que pode ajudar a melhorar a comunicação interna, motivação e engajamento dos colaboradores é a gamificação. Essa metodologia usa elementos comuns aos jogos para estimular a realização de determinadas ações ou até mesmo a mudança de alguns comportamentos. 

As plataformas gamificadas oferecem uma experiência interativa e imersiva ao público, usando recursos lúdicos como avatares, missões e pontuações para motivar os colaboradores na dinâmica e recompensar suas boas ações — tudo de forma engajadora!

A gamificação vem sendo adotada por empresas no mundo interno, em processos como treinamento corporativo, onboarding de novos funcionários, recrutamento e seleção, comunicação interna e até mesmo as tarefas cotidianas. 

Quer saber o que esta estratégia pode fazer por seu negócio? Confira neste artigo como a gamificação é uma excelente solução de RH!